Resenha: Nevoeiro

Título: Nevoeiro
Autor: César Alves
Editora: Chiado Editora
Páginas: 298
Ano: 2015




Livro recebido em parceria com o autor Cesar Alves.








Teodoro Gonçalves é um adolescente de 16 anos que mora em Ávola - Portugal. Gosta que o chamem de  Teo. Ele está sempre entediado, mesmo quando se anima com alguma coisa, em pouco tempo desanima e larga de lado. Por isso está sempre em busca de algo novo, de emoção e adrenalina, mesmo que seja fazendo algo errado.

Um dia, enquanto esperava o trem passar, uma confusão foi iniciada na estação em que Teo estava. O rapaz olhou tudo de longe, mas não se aproximou, e quando o trem chegou, ele foi o único a embarcar. Poucos dias depois um policial bate na porta de sua casa, tendo-o como suspeito. Várias pessoas foram assaltadas e algumas feridas na confusão. A administração da estação mandou todos os trens pararem, mas um desobedeceu, sendo este aquele em que Teo estava. Para piorar, a filmagem mostra que o garoto embarcou com um sorriso misterioso no rosto. Será que Teo tem alguma coisa haver com a confusão?
"Parei no tempo. A pessoa do outro lado do telefone disse aquilo, aquela expressão, aquela palavra, em jeito de provocação, como se me conhecesse." 
Pág. 80
O livro te apresenta um mistério, mas tem muitas mudanças de assunto. Teo é um garoto que está se descobrindo. Ele passa por diversas situações, como os primeiros relacionamentos e algumas dúvidas sobre si mesmo e sua opção sexual. Por vezes eu achei desnecessário tratar tanta coisa em um único livro, senti que não havia como se aprofundar em um único assunto por falar de tantos. O fim do livro te deixa um final aberto, daqueles onde pode ter acontecido uma coisa ou outra e cabe a você julgar.

Notei pouquíssimos erros de gramática. A fonte é um pouco grande então é um livro bem rápido de ler. Esperava um pouco mais da história, pois como disse acima, senti que apresentou muitos problemas e não focou no mistério, que poderia ser melhor trabalhado. 

Beijos e boa leitura,
Gaby
Nota: 4

7 comentários:

  1. Oi Gaby, tudo bem?
    Pela sua resenha parece que a trama poderia ter sido melhor trabalhada né, o autor juntou muitos temas e deixou de dar foto a trama principal. Sua resenha ficou muito boa! Esse tipo de informação que gostamos de ver em resenhas :D
    Já estamos seguindo vc aqui ok?
    Beijos
    André
    PARTICIPE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Me pareceu ser um livro bem legal, não gosto muito da abordagem de várias temáticas em um único livro, mas esses temas são temas que me interessam bastante. Eu adoro romances em geral e quando tem algum tipo de mistério a mais além do casal protagonista e seus problemas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no livro antes.
    A premissa é até interessante, mas concordo que tratar tantos assuntos em um só livro, e tendo esse o tema principal esse mistério, fica realmente bem desnecessário.
    ótima resenha e parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não conhecia o livro, mas ele não me chamou tanto a atenção. Mas sempre é arriscado abordar vários temas em um só livro, sempre um vai se sobressair aos demais e outro vai ficar bem superficial. Parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gaby, sua linda, tudo bem?
    Gente é muito azar ele ser o único a entrar no trem nessas circunstâncias. Mas também não vi nenhuma prova contra ele, será que ele fez algo? Parece ser uma boa história, mas confesso que não chamou muito a minha atenção. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Normalmente tentar falar de muitos assuntos realmente causa esse problema de acabar não se aprofundando em nada, é uma pena. De qualquer maneira não leria o livro, tenho verdadeiro horror de finais abertos, gosto de histórias bem fechadas.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    O título até chama a atenção né?
    Que pena que é confuso. Até me interessei pq adoro um mistério.
    Mas por causa da resenha eu passo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa