Resenha: O Orfanato Da Srtº Peregrine Para Crianças Peculiares

Título: O Orfanato Da Srtª Peregrine Para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Páginas: 336
Ano: 2012




Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
No livro iremos conhecer primeiramente Jacob Portman, um garoto comum (ou não), que vive na Flórida junto com seus pais. Trabalha na rede de supermercados da sua rica família, e nas suas folgas passa a maior parte do tempo com seu avô Abe Portman, que era considerado louco pois, sempre lhe enchia a cabeça com histórias sobre um orfanato de crianças peculiares no País de Gales no qual viveu durante parte da segunda-guerra mundial, antes de se alistar no exército.

Na minha infância, vovô Portman era a pessoa mais fascinante que eu conhecia. Ele tinha crescido em um orfanato, lutado em guerras, cruzado oceanos a bordo de navios a vapor e desertos a cavalo. Foi artista de circo, sabia tudo sobre armas, defesa pessoal e sobrevivência na natureza, e falava pelo menos três línguas além do inglês.

Porém quanto mais Jacob crescia, mais ele se dava conta do quão fantasiosas eram as histórias de seu avó, que as inventava provavelmente para tentar esquecer os horrores vividos na epoca em que lutara na guerra.

Só alguns anos mais tarde finalmente meu pai me explicou. O vovô tinha contado a ele algumas dessas histórias quando ele era criança, e elas não eram exatamente mentiras, mas versões exageradas da realidade, porque, na verdade, a história da infância do vovô Portman nada tivera de contos de fadas, mais sim de história de terror.

Em um dia normal no trabalho Jacob recebe um ligação desesperada do seu avô, no principio ele tentou acalmá - lo mas sem dar muita importância, pois estava acostumado aos delírios do mesmo, mas quando Abe pediu a chave do armário de armas a Jacob, o garoto ficou preocupado com o que ele poderia fazer se conseguisse abrir a porta e correu para casa do avó imediatamente

Mas Jacob não consegue chegar a tempo e uma tragédia acontece e o garoto acaba presenciando a morte de seu avó, mas não antes do velho lhe dizer algo muito importante.


“Vá para a ilha. Lá você estará em segurança. Prometa.”
“Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do tumulo do homem velho. Três de setembro de 1940... Emerson... a carta. Conte a eles o que aconteceu, Jacob.”

e não antes de Jaco jurar ter visto o assassino, uma criatura, uma criatura das histórias de seu avô,

“olhos que nadavam em liquido escuro, trincheiras peludas de carne negra como carvão... línguas compridas como enguias...”

Após o ocorrido e após várias sessões com um psiquiatra, Jacob incentivado pelo mesmo, resolve viajar para o lugar das histórias do seu avô, na cabeça de seu pai e psiquiatra a viagem seria para fazer o garoto passar por essa fase de choque ao constatar que seu avô realmente estava louco, mas na cabeça de Jacob essa pode ser a unica chance de descobrir o real motivo da morte de seu avô e sobre o que ele disse pouco antes de morrer.

Sendo assim o garoto parte para o pequeno Pais de Gale, e lá já sai imediatamente em busca do tal orfanato e de alguma pista de que as crianças peculiares realmente existiram, ele sabia que provavelmente o local não era mais habitado e nem administrado pelas mesmas pessoas, mas com sorte, conseguiria alguma informação. Ele consegue chegar ao local indicado por seu avô, mas para a sua decepção lá não passa de uma casa velha aonde segundo os moradores locais foi atingida por uma bomba matando todos os que lá moravam.

Não satisfeito com isso, Jacob decide voltar ao local todos os dias par tentar encontrar algo. Portanto Jacob começa a explorar o local e acaba encontrando um baú, nele contem fotos de várias das crianças que seu avó descreveu e fotos iguais as que tinham na casa de seu avô, uma menina que flutua, uma garotinha que levanta uma pedra enorme com as mãos; Jacob não consegue acreditar que aquilo era real e imagina que as mesmas foram forjadas de alguma forma, porém um barulho chama a sua atenção e ao apontar a luz do celular ele tem um choque, uma das crianças que ele acaba de ver na foto esta bem na sua frente com uma bola de fogo nas mãos. O que seria impossível já que eles estavam mortos e mesmo que ela estivesse viva como ela continuaria com a mesma aparência após 60 anos? Sem pensar duas vezes Jacob sai correndo atrás da garota e o que ele descobre a seguir o faz perceber que seu avô não estava delirando nem um pouco.




Posso dizer que sou fã do livro desde muito tempo, bem antes de eu ter um blog para poder comentar sobre ele, Li este livro a muito tempo e quando vi que sairia uma adaptação cinematográfica para ele, dei pulinhos e alegria e decidi resenha- ló para que vocês, nossos leitores para que soubesse minha opinião quanto a obra.

Num primeiro momento assim que vi essa capa achei que o livro se tratava de terror, não li a sinopse do mesmo então já podem imaginar minha surpresa quando o livro começou a pegar um rumo diferente. Apesar da minha confusão quanto ao gênero a historia junto com a escrita e as fotos contidas nos livros foram me surpreendendo e me vi curtindo o livro bastante.

Não conhecia a escrita de Rangson Riggs e a mesma é bem sucinta, simples e de fácil entendimento, mas sem negligenciar nenhum dos personagens que são muito bem construídos a propósito.

A capa chama a atenção e o trabalho gráfico é bom também, porém eu prefiro a capa original que foi lançada depois que tinha adquirido esse livro. Alem do mais os outros 2 volumes ( sim, é um trilogia) foram lançados com a capa original então esse volume ficou diferente dos demais, =(
Falando nisso a Editora Leya lançou o primeiro volume mas não ou outros, Cidades dos Etéreos e Biblioteca de almas foram lançados pela Editora Intrínseca em capa dura, outro fator que os diferenciou pois o da Editora Leya é capa normal. Sabemos que uma não pode comprar o direito dos outros volumes da outra então o jeito é ficarmos com os livros de edições diferentes mesmo.

Sobre o enredo só posso dizer que me conquistou de cara, a história é diferente do que estamos acostumados, ela é instigante e bem montada e as fotos utilizadas pelo autor para montar o livro é a cereja do bolo.

A adaptação cinematográfica chega as telonas em setembro desse ano (graças a Deus), os efeitos estão sensacionais, os atores escolhidos foram os melhores e o diretor do filme é ninguém menos que Tim Burton, já deu para notar que o filme vai ser demais né, então se você pretende ler o livro antes de assistir o filme, essa é a hora. Veja o Trailer




Eu amei o livro, já tenho o segundo e estou louca pelo terceiro que já está em pré - venda, até a próxima resenha e logo trago a continuação dessa serie resenhada para vocês.

Beijuh da Rêh 

Nota 5

12 comentários:

  1. Oi Renata! Eu me interessei pela obra justamente porque também acreditava que era terror. Quando li resenhas e percebi meu erro, o interesse broxou :(. Adorei sua resenha, mas não é um livro que leria de imediato.
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bia
      Apesar de não ser o que parece, o livro é bem diferente e bem bacaninha, sugiro que dê uma chance para ele. Acredito que não se arrependerá.
      Beijuh

      Excluir
  2. Olá!

    Sabe eu não gosto de livros de terror, e quando vi esse livro, logo no inicio pensei que se tratava disso, mas como não se trata, adorei e tem uma narrativa boa, talvez no futuro eu possam ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia
      A capa engana mesmo, achei até que era algo haver com fantasma, mas é fantasia e é um livro bem legal.
      Leia mesmo
      Beijo

      Excluir
  3. Olá Renata,
    Sempre leio muitos elogios para essa obra. Estou bem curiosa para conhecer a história, pois ela parece ser interessante. O que mais me agrada é que não trata de terror, como eu previa, e isso, de alguma forma, me conquistou.
    Espero ler antes de lançar o filme hahah
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      Assim como você muitas pessoas estavam com receio de ler esse livro por medo de ser um terrorzão.
      Não é, pode ler sem medo
      Beijuh

      Excluir
  4. Olá! Estou louca para ler esse livro! Eu acho a história fascinante, esse mistério para descobrir por que as crianças são tão peculiares rsrsr Vi o trailer do filme e fiquei maravilhada, será um belo filme! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Su
      Então ccore para ler menina!!!
      Sinto que você não vai se arrepender.
      Beijuh

      Excluir
  5. Nossaaaa! Vi o livro na bienal por um preço ótimo e não comprei pois achei que fosse de terror. Se arrependimento matasse!!!! O livro parece ser ótimo, proto, agora estou louca para lê-lo. Já vou até procurar aqui por ele.
    ótima resenha!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixii Catrine que pena em.
      Mas assim que der tente adquiri - lo.
      Ele é fantasia então você vai poder ler tranquilamente
      Beijuh

      Excluir
  6. Rêh eu tinha falado no grupo do whats que só leria sua resenha depois que resenhasse a minha. E aqui estou. Adorei sua resenha, está ótima, mas nós usamos um mesmo termo "a cereja do bolo" e foi pura coincidência kkkkk. Juro que não copiei.
    Este livro é fantástico. Quero mto ver o filme, apesar de já saber que na maioria das vezes deixam a desejar em relação ao livro.
    Se quiser ver minha resenha e conhecer meu blog: http://www.caprichosbyneli.com/2016/09/o-orfanato-da-srta-peregrine-para.html

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neli!!!
      Que bom que usamos o mesmo termo, sinal que nossa opinião está de acordo uma com a outra.
      Claro que vou conferir a sua, fiquei muito curiosa.
      Beijuh

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa