Resenha: O Filho da Natureza

Título: O Filho da Natureza
Autora: Isis L. M. J.
Série: Filhos da Natureza #1
Editora: Arwen
Páginas: 263
Ano: 2016




Sinopse:“Vocês já ouviram falar naquele ditado de que tudo o que vai, pode voltar? Então, vou lhes contar uma história e quem sabe assim poderão entender melhor as minhas palavras...”.
Em um passado não muito distante, a natureza decidiu varrer a humanidade da face da terra e assim deu-se início a um período de horror e devastação. Porém, uma pequena parcela da população sobreviveu, mostrando que não iriam desistir tão fácil.
Adaptando-se ao ambiente que se tornou radioativo, os humanos lutam pela sua sobrevivência, rendendo-se a um governo opressor que se formou a fim de restaurar a ordem, mas será que em meio ao caos é possível se ter ordem?
Um grupo “rebelde” acredita que não e eles são conhecidos como Os Filhos da Natureza. Sam, um garoto aparentemente normal, que vivia na Aldeia apenas como mais um trabalhador humilde a lutar pela sua sobrevivência, descobre coisas inacreditáveis ao receber uma missão de seu pai. Tais coisas podem mudar o futuro de toda a Nova Era. Será que ele vai conseguir dominar aquilo que está dentro de si? Será que Sam é um verdadeiro Filho da Natureza?
Aventure-se por estas páginas e descubra junto com Sam que, para superar desafios, é preciso lutar e ser persistente.


A história dá se início em 15 de outubro de 2114 quando por meio de uma outra personagem temos uma breve visão de como foi que iniciou a série de desastres naturais, chamados Devastação. 

Um relâmpago ilumina o céu mais uma vez.
Espere. Não é um redemoinho.
Outro relâmpago.
Meu Deus. È um tornado.
Outro relâmpago.
E está vindo em direção ao nosso prédio!

Já o próximo capitulo damos um salto no tempo e vamos para 29 de abril de 0050, 50 anos após o episódio da Devastação, neste novo mundo pessoas são separadas entre ricos que moram no que restou das cidades e tem condições de vidas melhores e os pobres que moram em simples casinhas na floresta, chamada de aldeia. Nessa aldeia mora Sam, perto da cidade de Suvers com sua mãe, pai, seu melhor amigo, a mãe de seu amigo e Chuck, seu gato.

Depois da Devastação, o ecossistema mudou. As árvores, os animais, tudo evoluiu para sobreviver, de certa forma os humanos também. Se bem que não sei se os Coisas se encaixam na categoria “seres-humanos”.

A rotina da aldeia se mantinha normal quando de repente os líderes da Nova América (como o país é chamado agora) decidem fazer um anunciamento (coisa que é bem raro acontecer, mas obrigatório que todos assistam), nesse casa o novo governo fala de uma organização de rebeldes chamado Filhos da Natureza. Sam não dá importância para isso, afinal nem acredita na existência de rebeldes, mas quando seu pai é morto pelos soldados e ele e sua mãe obrigados a fugir para uma espécie de acampamento subterrâneo que pertence aos Filhos da Natureza, Sam percebe que há muita coisa sobre o sistema e sobre si mesmo que ele nunca imaginaria ser real e é aí que a história realmente começa.

A porta da frente se fecha devagar e um silêncio incomum toma conta da noite. Os grilos não cantam e o vento para. Então dois tiros ecoam próximos a nossa casa.Dessa vez o grito sai da boca da minha própria mãe, quando ela percebe que seu marido provavelmente acaba de ser assassinado.

Na sua fuga, no pior momento de sua vida, ele conhece Cat e através dela é introduzido a uma organização chamada Filhos da Natureza, composta por rebeldes revoltados com o governo, dentre essas pessoas Sam descobre que há um pequeno grupo que graças ao alto nível de radioatividade foram transformandos, para melhor. A maioria das pessoas que sobreviveram são 'normais', o que significa que conseguiram suportar o nível maior de radiação sem mudanças no corpo; As outras foram extremamente afetadas, vivem escondidas nas florestas e são chamadas de Coisas. 
- [...] A natureza se tornou radioativa depois da Devastação e nós somos filhos da radiação, portanto a natureza nos criou. Os mutantes sãos os verdadeiros Filhos da Natureza. Quem escolheu esse nome para o acampamento sabia o que estava fazendo. 


Conheci a obra através da própria autora que entrou em contato conosco, eu Reh foi quem conversou com ela e fechou a parceria. 

A primeira coisa que me estimulou a ler o livro foi o título em conjunto com a capa, logo após li a sinopse e não deu outra, precisei ler a obra na integra. 

De uma forma geral, o livro me surpreendeu positivamente, claro que temos algumas falhas que falarei em seguida, mas nada que diminuísse a qualidade da história ou o desenvolvimento da leitura. 

Começando pelos prós: O livro trás um enredo extremamente bom e importante. Livros que retratam o descaso com a natureza e a “vingança” da mesma são sempre uteis para nos mostrar como estamos agindo com o meio ambiente e as consequências das nossas ações. 

Alem disso a relação do governo, a divisão de grupos entre ricos e pobres e a manipulação dos novos governantes, fazem referência ao que estamos vivenciando. 

Sobre os personagens Sam e Cat são ótimos protagonistas, porem em um dado momento Sam começa a se portar de forma bastante infantil, nessas horas seu comportamento, falas e decisões irritaram bastante. 

Apesar de Sam e Cat formarem um casal bem fofinho, a construção desse romance foi rápida demais, ambos ficaram perdidamente apaixonados em questão de dias e o ex dela que poderia ser um impecílio até mesmo comentado por Cat, sai pela tangente mais rápido do que o previsto, deixando nesse momento uma espécie de vácuo. 

Os outros personagens que vão tendo contato com nossos principais, são bem construídos e as descobertas de Sam e Cat sobre suas vidas, também foi algo surpreendente e muito bom de se ler. 

Sobre os contras; houveram sim problemas no enredo, como por exemplo, a velocidade em que os fatos acontecem, como será uma série de livros, dava para ter segurado a onda um pouco e deixar algumas coisas para serem descobertas em um próximo volume. 

Alguns momentos críticos do livro vieram com um diálogo desnecessário, na hora errada ou de extrema infantilidade. 

Outro problema que eu notei também, não só neste livro como em outros da editora Arwen é a revisão. Os livros que nossa equipe está resenhado, estão vindo praticamente sem revisão ou com erros da língua preocupantes, sugiro uma melhor atenção por parte da editora. 

De forma geral o livro me agradou bastante, trouxe uma carga de aprendizado importante e um enredo que promete e cumpre. Nem preciso dizer que estou ansiosa para a continuidade da obra. 


Agradeço aqui a autora pela disponibilização da obra e pela confiança no nosso trabalho!!! 

Até a próxima resenha 

Beijuh da Rêh 


Nota 4

19 comentários:

  1. Oii reh obrigada pela resenha!! Sam é sim muito infantil as vezes (na maioria delas) mas eu o amo mesmo assim ❤ Adorei sua opinião e fico feliz por ter sido sincera. Espero que possamos nos encontrar no próximo volume beijos Isis L.M.J. 🌸

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isis!!!
      Imagino que as vezes é bem difícil de ver falarmos dos "filhos" de vocês, porém seu diferencial desde o começo da parceria foi aceitar as opiniões sejam ela quais forem e isso é incrível.
      Sinto muito mais eu sou fã da Cat.
      Até o próximo volume e escreva logo. Kkkkkkk
      Beijuh

      Excluir
  2. Oi Reh! Esse livro será uma das minhas próximas leituras, adorei todos os prós e contras que levantou, sei bem onde estarei pisando. Estou curiosa para conhecer o enredo, que me parece ser muito original.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia
      Eu quando faço resenha gosto de falar tudo o que acho e sou o mais sincera possível, devo isso ao meus leitores.
      Quanto ao livro, leia acho qie você irá gostar
      Beijuh

      Excluir
  3. Este livro é uma das minhas próximas leituras, se o bom deus dos blogueiros literários permitir... Gosto muito de enredos distópicos, especialmente estes que envolvem a natureza, e nos fazem pensar sobre como a tratamos e como não devemos abaixar a cabeça pra qualquer governo. Estranhamente, eu ainda não peguei muitos livros da Arwen com erros de revisão, creio que só uns 2 livros e mesmo assim os erros foram poucos... peninha. Mas texto impecável, Reh! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuuu
      Tenho certeza que você irá gostar da leitura, quero ver sua opinião sobre o mesmo também.
      Ainda bem que não achou erros nos livros que leu da editora, sinal que a mesma já está melhorando.
      Obrigada
      Beijuh

      Excluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro e a história parece ser boa, mas confesso que não me senti atraída a embarcar nessa leitura, que bom que foi uma leitura agradável. Uma pena que a Editora peque na revisão, mas com toda certeza vai melhorando.. Ainda não tive oportunidade de ler nada da editora. Que venha o próximo e seja uma leitura incrível!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim Tahis espero que a editora comece a revisar de verdade.
      O livro é muito bom, espero par um dia de uma chance para ele.
      Estou na expectativa do próximo...kkkk
      Beijuh

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Olá!

    Também li esse livro e percebi a mesma coisa: a revisão porca da editora. Eu gostei do casal, vai ver por isso nem reparei tanto nos diálogos infantis do Sam hahaha mas a leitura foi boa mesmo, eu curti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kah
      Então a editora esta falhando na revisão, não apenas desse livro, mais de vários outros. Infelizmente para quem não sabe, a culpa pode ate mesmo recair no autor que não tem nada haver com isso.
      Espero que eles prestem mais atenção daqui para frente
      Beijuv

      Excluir
  6. Olá, que enredo interessante, gostei bastante da sua resenha e já fiquei com vontade de ler também.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel
      Leia sim, o livro é muito bom e surpreendente, além de servir como um alerta para nós, sobre a importância de cuidar da natureza.
      Beijuh

      Excluir
  7. Renata, ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    Gostei muito da ideia.
    É uma pena que tenha diálogos desnecessários, mas ainda daria uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déborah
      O livro é bom demais, sim tiveram alguns diálogos um tanto quanto descartáveis, mais que não diminuem a qualidade do mesmo.
      Leia!!!!
      Beijuh

      Excluir
  8. Oi!
    Não conhecia o livro mas já me interessei. Adoro enredos distópicos, ainda mais quando o "fim do mundo" acontece por causa do descaso do ser humano com a natureza. Além de entreter, o livro serve de alerta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Então o fato de quem está destruindo o mundo ser os humanos é o que torna tuda ainda mais real.
      Confira o livro, você irá gostar
      Beijuh

      Excluir
  9. Não conhecia o livro, Mas história me deixou super interessada.
    E ultimamente tem saído vários livros com esse tema, é bacana pra conscientizar as pessoas ao mesmo tempo que se tem uma leitura prazerosa .
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia
      Esse livro é bacana demais e a questão da conscientização e ótimo para nos alertar sempre. Devemos cuidar do meio ambiente, nossa vida depende disso
      Beijuh

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa