Resenha: Aos Olhos de Zoe

Título: Aos Olhos de Zoe
Autora: Camila Pelegrini
Editora: Coerência
Páginas: 394
Ano: 2016




Livro recebido em parceria com a autora Camila Pelegrini.





O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida?

Como ele contaria sua história?
Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente.
Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita.
É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram.
Seja bem vindo à história de uma vida retratada "Aos Olhos de Zoe".

Aos Olhos de Zoe é um dos livros mais lindos que eu já li por diversos motivos. O primeiro deve ser porque é narrado por uma cachorrinha. Eu já disse aqui no blog em várias TAG's o quanto eu amo animais, então amo ler livros sobre eles também. E ler um livro escrito pelo ponto de vista de um ser tão puro quanto um cachorro foi uma experiência inesquecível.

O segundo é que o livro é todo amor. Você sente as dores de Melissa, seus medos, suas inseguranças, mas sente todo o amor e dedicação de Zoe por ela. Você enxerga tudo por uma névoa de inocência que é a incompreensão dos animais com relação aos sentimentos humanos. Porque os humanos não podem simplesmente só amar?

"Pela segunda vez em minha vida, me surpreendia com a incrível força que o amor tem de machucar. Não fazia sentido. Como poderia ser, quando ele também era o único capaz de curar?"
p. 155

Terceiro, a escrita da autora (foi você mesma quem escreveu, Camila? Tem certeza que não foi o Stark? hahaha), representando o ponto de vista de Zoe, descreve perfeitamente aquilo que acreditamos que os animais sentem, como eles enxergam. E, apesar de contar perfeitamente tudo o que aconteceu na vida de Melissa, em momento algum a autora se "perdeu", deixou de ser a Zoe a narrar. Abanei meu rabinho, corri atrás da minha bolinha, pulei, lambi e lati são expressões que preenchem todas as páginas do livro.

Não dá pra numerar todos os motivos de eu ter amado este livro porque se eu fizesse isto vocês não terminariam de ler esta resenha hoje.

O livro começa com Melissa - Mel - resgatando a recém-abandonada Zoe do degrau de um supermercado em pleno 31 de dezembro. Ela leva a cachorrinha para casa e convence o marido a ficarem com ela. A partir daí, a Zoe narra tudo o que acontece com a Melissa e faz descobertas incríveis, mesmo sem compreendê-las.

"Estranha mania tem o ser humano. Sei que é uma dádiva o fato de que podem eles comunicar-se assim tão facilmente, mas às vezes sinto que abusam dela.
Estão tão acostumados a falar, que se esquecem de que as palavras têm valor. Acho, em minha humilde opinião canina, que deveriam escutar mais, falar menos e prometer menos ainda."
p. 41.

"[...] Embora eu ame Mel e muitos outros adultos, não consigo evitar ter um carinho especial por crianças. Isso porque é nelas que encontro palavras espontâneas, críticas sem maldade, alegria contagiante e coração puro. Se existisse uma fórmula para pessoas perfeitas, esses seriam os ingredientes [...]"
p. 139



Sobre a parte física do livro: a capa é linda, apaixonante; a diagramação é toda delicada, com patinhas próximas aos números das páginas, ramos como os da capa no começo de cada capítulo, e várias sombras de cachorro entre um capítulo e outro. O livro é dividido em 8 partes e cada capítulo é marcado por uma data, o que faz com que o livro pareça um diário.

Notei alguns errinhos de digitação, alguns anos estavam trocados, o que me deixou um pouco confusa no momento até eu perceber que havia sido erro de digitação e me localizar no tempo. Mas nada que interfira muito na leitura. As folhas são amareladas de leve e as letras são grandes, o que proporcionou uma leitura rápida e confortável.

Não consigo descrever muito bem a escrita da autora, só que é impecável, maravilhosa. E o fato de ter sido narrada na simplicidade de um coração canino fez a leitura ser ainda mais especial.

Leiam, leiam Aos Olhos de Zoe, é uma leitura que vai te fazer transbordar de amor, rever alguns conceitos, dar boas gargalhadas - afinal estamos falando das peripécias de uma cachorra, dessas bem danadas - e te inundar de outros sentimentos, como aconteceu comigo e com todos os que já leram.

"Tudo o que é feito com a companhia de quem se ama torna-se mais especial. Não se trata da ocasião, do lugar ou do clima, mas, sim, do amor presente."
p. 212

NOTA 5

14 comentários:

  1. Desde quando vi a capa desse livro eu já me encantei. Após saber que é uma versão aos olhos de um cachorro, adorei ainda mais! Quero tanto ler... <3

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Vale muito, muito a pena. Vc vai se apaixonar!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Aí que lindo, adorei a resenha.
    Queria muito saber como minha cadelinha Andy que é uma lady rs contaria ou falaria sobre mim.Sei que ela me ama. rs
    Amei, quero ler e adorei a dica. Super anotado!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa mesma curiosidade em relação às minhas gatas. Haha
      Beijos

      Excluir
  3. Completamente encantada com a sua resenha <3
    Juro, que ciudado, que amor. Muito muito obrigada por ter aberto seu coraçao para Zoe.
    Amei muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por vc ter escrito algo assim para as pessoas lerem. Estou simplesmente apaixonada por Zoe. <3
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, adorei sua resenha, descobri vários fatos bacanas sobre a obra que eu desconhecia. Eu acompanhei o lançamento da obra, mas não tinha a menor ideia de que o livro é narrado pela cachorra...kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc vai se encantar lendo pela narrativa dela. É bem canina.. kkkk
      Beijos

      Excluir
  5. Cada vez que vejo uma história que envolve cães, me lembro do meu querido Zeca, que partiu há 2 anos e ainda faz falta , mas isso só revela o quanto éramos felizes com ele aqui. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente os animais vivem menos que nós. Já passei por várias perdas e sempre superamos. Lá em casa minha mãe sempre dizia que não pegaria mais pra criar porque a gente sofre quando eles se vão, mas sempre pegávamos outros pra criar. Fico imaginando o quanto eu vou sofrer quando minhas gatas se forem, mas sei que tenho que ter o coração sempre aberto para outros tantos animais que precisam de carinho e cuidado.

      Excluir
  6. Essa capa é um amorzinho e eu sou muito fã de quem consegue ter empatia o suficiente para se por no lugar de um animal (sentimentos humanos é mais ou menos simples). A camila é um amor de pessoa e deu pra ver que ela jogou toda essa simpatia no livro! Deve ser mesmo uma leitura maravilhosa! Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Aos olhos de Zoe já esta na minha estante, não pude resistir ao olhar essa capa tão linda e saber que a história é narrada por uma cachorrinha. Amo animais e todos os livros direcionados a esse tipo de personagem , me prende e me ganha quase que imediatamente, e com a Zoe não podia ser diferente, ainda mais que já conheço o talento da autora.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Oi Nathalie!
    Já fiquei louca para ler! Amo livros que falam de cachorros ou outros tipos de animais de estimação, pois a dedicação que esses bichinhos tem pelos donos é ímpar, impossível não se emocionar. Sempre vejo muitos elogios à Camila Pelegrini e já tinha vontade de ler um livro dela, depois da sua resenha essa vontade triplicou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    A Zoe é mesmo uma cachorrinha incrível. Também me perguntei se não seria o Stark ou a Kayla escrevendo hehe. A Camila conseguiu narrar o dia a dia de um casal de uma forma tão singela e doce que encanta a todos que abrem as páginas desse livro.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa