Resenha: Nildrien - O Pergaminho

Título: Nildrien  - O Pergaminho
Autor: Manoel Batista
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 588
Ano: 2015




Livro recebido em parceria com o autor







Sinopse: Em um mundo de fantasia medieval, o despertar de uma poderosa energia em uma caverna milenar e remota faz com que os mais poderosos reinos de Nildrien se mobilizem para conseguir o artefato portador do poder: um antigo pergaminho criado pelo maior de todos os magos, contendo feitiços capazes de afetar o equilíbrio mundial. Sem poder enviar seus mais experientes e poderosos membros, resta às forças de reinos aliados formarem um grupo de jovens aventureiros para enviá-los ao maior desafio de suas vidas: uma aventura entre guerreiros, magos e monstros que dividem um cenário onde o fantástico e a magia se mostram mais presentes do que nunca. Uma jornada que mudará para sempre a vida desses jovens, repleta de drama, ação e humor.
Em Nildrien há vários reinos, todos eles lutam para que a convivência seja o mais harmônica possível. Tudo estava indo bem até que um grupo de mineradores acabam mortos na Caverna Antiga e o único sobrevivente quer vender um mapa do local.
Ainda se lembrava como se tivesse sido no dia anterior, quando, na Caverna Antiga, em uma das tantas expedições, acabaram descobrido algo fantástico. Algo que talvez jamais deveria ter sido descoberto por seu medíocre grupo de mineradores. Espantados, não sabiam o que fazer ao ver suas humildes imagens refletidas em peças tão valiosas do mais puro ouro. Mas ficaram ainda mais espantados ao serem atacados pelas mais terríveis criaturas que emergiam de todas as partes, como se tivessem sido convocadas para proteger o misterioso tesouro.
Segundo o sobrevivente, o grupo encontrou um mapa do tesouro, mas não chegaram a desfrutar do premio pois foram brutalmente atacados la. Sabendo disso o reino de Skylus, e outros governantes se reúnem para montar uma missão de resgate, já que o objeto escondido na caverna nada mais é que o pergaminho do maior mago que já existiu, Arkross, que contém os feitiços mais poderosos já vistos e que não poderá cair em mãos erradas, principalmente nas de Asenhar, senhor do reino das trevas.
"Ele ouvira falar que a Caverna Antiga era um lugar cheio de perigos e monstros, mas, acima de tudo, era um local muito misterioso. Rezavam as lendas que ninguém jamais havia chegado às suas profundezas, e que seres tão antigos quanto o mundo habitavam suas entranhas a incontáveis eras. (...) O fato é que realmente era um lugar cheio de mistérios, e, se alguma coisa realmente estava incomodando os monstros daquele lugar, merecia atenção, pois podia envolver algum tipo de perigo."

Sendo assim, quinze jovens, de diferentes raças e lugares são escolhidos para ir até o local resgatar os pergaminhos, são eles: Damian, um meio-elfo feiticeiro, líder do grupo; Reks, um meio-dragão guerreiro; Hant, meio-demônio paladino da justiça; Karson, ex-presidiário e guerreiro; Histran um lutador sonhador; Mike, lutador vindo das áreas mais pobres da cidade; Hanns, meio-demônio guerreiro de gelo; Kylet, paladino da Luz; Marlin, maga e irmã Damian; Mistia, guerreira; Verônica, clériga da Luz; Ylis, clériga da paz; Lóris, princesa de Skylus, maga da Luz e feiticeira; Myat, maga da Luz de Skylus; e Karedrine, clériga do amor de Skylus. 

Embora estivesse cansados e por diversas vezes durante a viagem ralhassem e amaldiçoassem aquele lugar, dentro deles crescia cada vez mais um estranho e poderoso respeito pela Caverna Antiga. Realmente, se conseguissem regressar daquela aventura e ainda mais com o pergaminho em posse, seria uma tremenda glória e um verdadeiro feito para se contar por gerações […]

Depois de escolhidos, o grupo parte para a sua aventura, correndo contra o tempo, para tentar chegar na caverna antes que qualquer outra pessoa. Mas o que eles não sabem é que definitivamente não são os únicos atras do pergaminho, um grupo formado por integrantes do Reino das Trevas, Asenhar, também parte em direção a caverna antiga.



Nildrien - O pergaminho é um livro de fantasia medieval escrito pelo autor paulista Manoel Batista. A obra de 588 páginas foi lançada em 2015 pela editora Novo Século.
Recebi este livro em parceria com o autor, que é um homem maravilhoso, me deixou á vontade para ler sua obra, sem pressa e isso fez toda a diferença. Nildrien é um livro extenso, porém não é a quantidade de páginas que assusta, e sim, a quantidade de personagens. Confesso que em um primeiro momento fiquei bastante confusa, mas logo consegui me habituar com cada um deles, já que um por um, são muito bem trabalhados, com personalidades distintas, o mais complicado mesmo são os nomes de alguns personagens que são bem parecidos e gera um bug mental.rsrsrs
O livro começa bem lento também, mas é mecessário para a imersão completa neste universo, no inicio é que vamos conhecer alguns personagens, seus poderes e habilidades, os lugares e o motivo de esses 15 jovens terem sidos escolhidos.
O sensacional do livro é que ele tem formato de RPG, para quem não está muito habituado pode ser que gere algum desconforto, pelo fato de todas as batalhas e lugares serem extremamente detalhados, estilo G.G. Martin sabe? Para outros, assim como eu que gosta do estilo e de detalhes o livro é um prato cheio. Eu adorei os personagens, uns bem mais que os outros, meus personagens favoritos sem sombra de duvidas foram Marlin e Karson; Hans e Histran me dava preguiça as vezes, mas eu sei que faz parte da personalidade de ambos.
Não sei ao certo se o ator irá escrever outros livros sobre esse mundo, só sei que o final deixa um gancho para outra história. E sim, esse mundo merece uma série de livros, ele é muito bem escrito e traz um enredo de qualidade, como poucos vistos.
A Diagramação está linda, o livro contém alguns erros de digitação (alô, revisores), as folhas são amareladas o que eu amo. Uma coisa que eu senti falta foi de um mapa, eu amo livros com mapas, fica melhor para nos orientarmos.
Resumindo, eu super recomendo este livro para quem é fã de uma boa história e de fantasia, ação, batalhas, aventuras medievais e RPG.


Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 5

1 comentários:

  1. oiee, por mais que a sinopse seja bem diferente do que eu leio, eu gostei bastante da sua resenha, e amei esses gatunoooooos, acho que sempre é bom sair da zona de conforto e sua dica veio em ótima hora.

    parabéns pela resenha. sucessooo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa