Resenha: Dias de Chuva

Título: Dias de Chuva
Autora: Carolina Mancini
Editora: Estronho
Páginas: 324
Ano: 2016


Oi, pessoal! A Lua Andrade, do blog Caderno da Lua, chamou os amigos para fazer a leitura do livro Dias de Chuva, da autora Carolina Mancini. O projeto é um book tour e a Lua cedeu seu exemplar, que viajou o Brasil inteiro.

Eu li o livro em dois dias, mas demorei muito mais para fazer a resenha. Isto porque Dias de Chuva é um livro tão, mas tão intenso que eu não sabia como colocar tudo no "papel". Precisei digerir a história por um bom tempo.


O livro narra a história de Júlia, uma garotinha de 8 anos que vive em uma pobreza quase extrema. Seu pai é alcoólatra e a mãe faz trabalhos em casas de família para colocar um pouco de comida em casa. Júlia tem um irmão mais velho, de 12 anos, que sofre com bronquite e asma e piora a cada dia por conta do frio e das condições precárias em que vive; e uma irmã mais nova, de 2 anos, que de tão raquítica não consegue andar e não fala.

Em uma noite, porém, tudo muda. Um rapaz misterioso entra na vida da família e transforma estas 5 vidas para melhor. Audrick, um jovem empresário Alemão, se torna, através de uma ONG, o cuidador da família, e supre todas as suas necessidades alimentícias, de roupas etc. Até mesmo um emprego para o pai da Júlia ele consegue.

Audrick, um rapaz lindo e misterioso, se torna o centro da família, e Júlia sente uma estranha fascinação por ele. Além disso, a garota começa a desconfiar que há muito mais por trás do rosto bonito e das boas intenções de Audrick.

O tempo passa e a família melhora significativamente de vida, se mudam para uma casa melhor e Júlia se dedica a fazer o que mais gosta: pintar. Audrick viaja de volta para a Alemanha e passa longos períodos fora, mas sempre visita a família e nutre um carinho especial por Júlia.

Em uma certa noite, numa dessas visitas esporádicas, Júlia presencia algo terrível que a afasta de Audrick. Ao mesmo tempo em que sente pavor dele, ela nutre uma profunda curiosidade sobre o que ele é.

Em sua sede por descobrir a verdade, ela embarca em um mundo sem volta: começa a conhecer o lado sobrenatural da vida, a presença e existência de seres que para qualquer um não passam de mitologia.

Após descobrir o monstro que Audrick é e aceitar sua redimissão - sim, ele mudou! - os dois embarcam num intenso romance (aqui Júlia já tem mais de 20 anos). Porém, o tio de Audrick, um ser vil que foi tutor de Audrick por essa vida sórdida, não aceita o romance dos dois e destroi toda a família de Júlia: a asma e a bronquite do irmão voltam com tudo e ele falece; o pai dela volta ao alcoolismo e sofre um acidente; a irmã enlouquece e põe fogo na casa, matando a mãe; e, depois de internada num hospital psiquiátrico, falece também.

Agora, tudo o que Júlia tem é Audrick e fará qualquer coisa para não perdê-lo também. Inclusive aceitar o que o tio dele a obriga a fazer: se transformar em um domus, um ser como eles que abriga dentro de si um demônio.

Em sua jornada para se provar ser digna de Audrick e escapar das mãos do tio, Júlia viaja por lugares inacreditáveis e descobre neste nosso Brasilzão uma cultura e mitologia incríveis e desconhecidas para a maioria de nós.

Para mim, a viagem de Júlia por Angaretama - outra dimensão localizada na Floresta Amazônica - foi o ápice do livro. Lá ela descobre seres místicos incríveis e terríveis, todos pertencentes aos mitos de uma tribo indígena pesquisada pela autora.

O livro todo é carregado de sentimentos e após a leitura (eu fui a penúltima do grupo a ler), tivemos uma longa discussão a respeito do livro, de suas mensagens, de sua intensidade. Eu nunca li nada assim.

Lições sobre amor, ódio, vingança, perdão.. O quanto o amor é capaz de mudar as pessoas, de redimi-las, e o quanto o desejo de vingança pode acabar com o que há de bom dentro de nós.

Audrick foi um personagem que me conquistou. Sua trajetória mostra que o amor transforma as pessoas.

O final do livro foi agridoce. O que me deixou (e ao restante do grupo) com uma imensa vontade de continuação, pois queremos saber o que aconteceu com os personagens depois, quais foram suas trajetórias...

Eu garanto a vocês que Dias de Chuva é diferente de tudo, tudo o que vocês já leram. E vocês não vão se arrepender desta leitura.

A capa é linda e retrata a Júlia em Angaretama, em sua jornada de auto descoberta. A diagramação um pouco sombria, reflete o conteúdo do livro.

Enfim... Agradeço à Lua pela confiança em me colocar como parte do grupo de leitores de Dias de Chuva e por ter me permitido fazer uma leitura tão maravilhosa.

Beijos e até mais!

NOTA 5

1 comentários:

  1. Que resenha linda e minuciosa. Obrigada por embarcar no livro viajante e se vivenciar essa aventura.
    Obrigada também por todo o carinho.
    😘

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa