Entrevista: Matheus Fagundes


Sobre o autor: Matheus Fagundes Fernandes tem 21 anos. Desde pequeno teve muita facilidade e gosto pela língua portuguesa, além disso, sua imaginação sempre explorou muito bem as letras e com isso conseguia escrever redações e histórias divertidas. A partir de 2014 resolveu colocar seus sentimentos no papel, e através de crônicas e poesias começou a escrever um livro. Primeiramente foi como uma forma de expressar tudo o que sentia, mas tornou-se cada vez mais especial e finalmente tomou forma
''Acredito que os talentos só precisam de uma oportunidade. É por isso que segui em frente com esse sonho.'' 


Título: MCMXCIII
Autor: Matheus Fagundes
Editora: Angel
Ano: 2015
Páginas: 100  

Sobre o livro: Em MCMXCIII o autor conta através de crônicas e poesias um pouco de si mesmo e de sua personalidade: ora romântica, ora psicodélica e certas vezes até engraçada, mas todas como partes de sua alma (palavras do autor). Sua ideia é criar um livro em que o leitor possa abrir uma página qualquer e se deliciar com uma boa história, tendo cada uma delas uma trilha sonora especialmente selecionada pelo autor (apaixonado por música) para servir como trilha sonora. Além disso, os leitores poderão desfrutar de um "alfabeto poético", que são poemas utilizando, cada um deles, apenas palavras que comecem com a mesma letra.

Entrevista


Como e quando surgiu MCMXCIII?

R: Surgiu por acaso. Sempre gostei de escrever, tanto é que a língua portuguesa, juntamente com história, são minhas matérias preferidas e desde o final de 2013 e ao longo de 2014 eu decidi voltar a escrever, primeiramente num blog que hoje não existe mais. Eu escrevia principalmente para colocar para fora algumas angústias e sentimentos que eu não tinha com quem compartilhar, e depois a coisa foi tomando forma, fui me aperfeiçoando e acabou em um livro.


 Como foi a escolha do título? E por que em números romanos?

R:  A escolha foi bem difícil, na verdade (risos). Eu queria algo diferente, pois sempre busco inspiração em coisas inovadoras, mas não havia nada que conciliasse as crônicas e as poesias. Minha primeira opção de título seria "EU", bem simples e direto, mas acabei pensando melhor e MCMXCIII acabou ganhando força. Escolhi esse título porque é o ano em que eu nasci e esse livro representa a minha vida. Acredito que a intensidade dos meus textos se dá pela autenticidade e por sempre escrever sentimentos que vêm da minha alma. A escolha por números romanos foi justamente por gostar de história, além de ser algo que chame a atenção. 


Você tem algum escritor como inspiração?

R: Na área em que eu atuo não existem muitas referências, mas eu admiro muito o Gregório Duvivier, acho ele fantástico, mas eu acabo não lendo outros autores até para não ser influenciado pelas suas grandiosas características, por esse motivo eu não leio outras poesias (risos). 


Desde quando a poesia faz parte da sua vida?

R: A poesia, para mim, surgiu em 2014, quando numa brincadeira eu comecei a escrever. Um fato que me chama a atenção é que as pessoas relacionam poesia como algo chato e meloso e eu fui totalmente na contra mão disso, muitas das minhas poesias não têm nem rima, são pensamentos organizados em estrofes. Muitas são rimadas, mas eu deixo rolar, entende?


Pretende continuar/se aprofundar na carreira de escritor?

R: Toda a minha vida eu cantei também, então estou estudando para compor músicas e continuar como escritor que é algo fácil para mim e que me dá muito prazer. Não me importo se as pessoas vão gostar ou não do que eu escrevo, contanto que elas vejam meu trabalho já é satisfatório.


Em qual horário você costuma escrever?

R: Na verdade, eu não me obrigo a escrever, pois toda vez que fiz isso nunca saiu nada que preste (risos), mas o horário em que eu sempre escrevo e dá certo é domingo à noite, meus melhores textos saíram nesse horário, tirando o alfabeto poético, que escrevi por uma semana seguida toda madrugada. A maioria dos meus textos é dominical, digamos assim. É porque eu só consigo escrever escutando música, então domingo de madrugada a casa está em silêncio e eu posso ouvir minhas músicas e deixar as ideias virem.


Você já está trabalhando em outro livro?

R: Ainda não comecei a planejar meu próximo livro, pois como o MCMXCIII ainda não foi finalizado, estou colocando toda minha energia na sua edição e retoques finais, mas algumas ideias estão surgindo e de certeza esse ano começo algo novo.


Você tem o apoio da sua família?

R: Bom, a minha família nem sabe muito que eu escrevo, mas é minha mãe mesmo que curte e eu acredito que quando nós nos apoiamos em nossos sonhos é o suficiente, se for esperar o apoio dos outros, nada sai do papel. Algumas pessoas me apoiaram, poucas, e sou eternamente grato a elas.


5 comentários:

  1. Ficou impecável! trabalho lindo meninas, gostaria de agradecer a oportunidade de expôr aqui as minhas ideias, adorei a entrevista muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Tô meio boquiaberta aqui.
    Primeiro pelo blog, que tá lindo, mas lindo, assim, fazendo jus a cada letrinha da palavra. Limpo, doce, delicado, um encanto!
    Segundo pela entrevista do moço. Um escritor novo (e um novo escritor, ehehe), muito sóbrio, inteligente em suas colocações.
    Se ele tiver essa mesma sinceridade e doçura nas poesias, acho que quero muito ler esse livro!
    Só faltou uma coisa que ficou na vontade: Um trechinho de uma poesia que vocês gostaram! Só pra dar o gostinho de quero mais... :3

    Parabéns por tudo: Pelo blog e pela entrevista incríveis!
    Estou, com certeza, seguindo² e curtindo!

    http://porumlivronavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, e completando: Sou muito fã do Duvivier!

    ResponderExcluir
  4. Não me resta duvidas sobre o talento que ele carrega. Estou extremamente orgulhosa, e muito, muito feliz, por fazer parte '' das poucas pessoas'' que o apoiam. E mais feliz ainda, por saber que ele está sendo reconhecido e que sua OBRA será publicada...
    ORGULHO
    ORGULHO
    ORGULHO <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata! O autor acabou de me impressionar com um livro nacional com o título em números romanos *-*

    Ha-ha, bem diferente! Pelo fato de que o livro é voltado para sua vida pessoal, parece bem interessante. Acho que qualquer dia desse procuro saber mais sobre o mesmo, o autor parece ter talento!

    Parabéns! Aos dois, adorei a entrevista!

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa