Resenha: O beijo das Sombras - Academia de Vampiros I

Título: O beijo das Sombras – Academia de Vampiros I
Autora: Richelle Mead
Editora: Editora Nova Fronteira S.A
Ano: 2009
Páginas: 319

Para entender melhor esse livro, é preciso entender o conceito de vampiro abordado nele. Não, não é spoiler, mas o livro só explica isso depois de um tempo e acaba sendo confuso. Existem dois tipos de vampiros, os Moroi e os Strigoi.

Moroi são vampiros vivos, possuem magia e uma pequena resistência ao sol. Se alimentam de sangue mas não podem matar, senão se transformam em strigoi. Eles vivem por muitos anos mas não são imortais. Existem doze famílias moroi da realeza (Badica, Conta, Dashkov, Dragomir, Drozdov, Ivashkov, Lazar, Ozera, Szelsky, Tarus, Voda e Zeklos).

Strigoi são os vampiros na forma como conhecemos, mortos e cruéis. Se alimentam de sangue, matam sem piedade, são imortais e não podem sair no sol.

Como os moroi são vivos, o fruto de uma relação entre um moroi e um humano é uma terceira raça, chamada Dampiro (Damphir, em inglês). Os dampiros são fortes e ágeis, possuem os sentidos melhores que o de um humano, mas não igual os de um moroi. Eles não se alimentam de sangue. Por serem mais fortes, alguns dampiros escolhem ser treinados em escolas para se tornar protetores/guardiões das famílias moroi.

Agora vamos ao importante!

Rose Hathaway e Vasilisa (Lissa) Dragomir são melhores amigas. Rose é uma dampira e Lissa uma moroi. Se tornaram inseparáveis após um acidente que deixou Lissa órfã e a única pessoa viva da sua família. Há dois anos elas fugiram da escola São Vladimir e vivem entre os humanos. Mas em uma noite elas são encontradas por um grupo de guardiões, entre eles está Dimitri Belikov, um personagem importante na história.

“- Sim - ele disse finalmente - Eu posso orientar Rose. Vou dar a ela aulas extras junto com as normais.”

Elas são levadas de volta para escola, onde, um dia foram populares e após voltarem viviam sob o olhar de julgamento dos colegas. Rose é punida, não podendo andar livremente pela escola por um tempo e sendo treinada por Dimitri - um guardião jovem com uma reputação impecável -  para recuperar o tempo perdido sem treinamento.

“-Eu vi o vestido.

-Você gostou?

Ele não respondeu. Eu entendi como um sim.”

Cheirou romance? Claro né! Mas o foco do livro não é esse. Rose é super protetora e sua maior preocupação é Lissa, elas tem uma ligação mental de via única, onde Rose consegue saber o que se passa na mente de Lissa, mas Lissa não consegue ler a de Rose. Neste livro temos um mistério que é o motivo pelo qual elas fugiram.

Outros personagens importantes do livro são: Christian Ozera, outro moroi da realeza, porém com uma história triste; Vitor Dashkov, um moroi adulto da realeza amigo da família de Lissa.

Não consigo falar desse livro sem ficar muito empolgada. Tive preconceito com ele por ser sobrenatural e falar de vampiros, pois ainda estava na minha cabeça o que Crepúsculo fez com o conceito de vampiro, e, na minha opinião foi terrível. Levei vários meses depois que comprei o livro para lê-lo, mas quando comecei, só parei ao terminar o sexto e último da série. O ponto fraco do livro para mim é ele começar com pouquíssimas explicações, cheguei até a pensar que dampiro foi um erro ao traduzir o livro. Mas apesar disso ele é maravilhoso e é um dos poucos onde a personagem principal não é uma bundona e nem é a mais importante do livro. Super recomendo que o leiam!

Beijos e até a próxima!
Gaby.


P.S.: Quer um livro específico? Comente o nome do livro e o autor, e logo faremos a resenha :)

NOTA: 5 

4 comentários:

  1. Heeey, tudo bem!?

    Vi várias resenhas positivas do livro, inclusive, é claro, a sua.

    Parabéns pela resenha! Tenho muita vontade de ler a Saga, mas... às vezes, tipo sempre, quando vou comprar livros que vou decidido à levar Academia de Vampiros para casa, acabam surgindo livros que eu queria há anos e aí não dá pra resistir, ha-ha.

    Mas um dia leio, um dia, não sei quando, mas lerei!

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque, mas nunca tive interesse nesta série.
    Acho que tive uma overdose de vampiros com Crepúsculo. hahaha

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Como está?

    Até hoje não li nada sobre vampiros, nem mesmo Crepúsculo... Mas falam tanto dessas séries que eu tenho vontade de ler, o único problema é que sou preguiçosa para dar continuidade a séries tão longas hehe

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já li toda saga e AMOOOOOOOOOO esses livros <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa