Quando comprar se torna mais prazeroso do que ler



Livrarias online: a grande tentação dos bookaholics. 

2014 foi o ano em que comprei mais livros em toda a minha vida. O motivo se chama 'promoções da Saraiva, Submarino e Americanas'. E pra completar meu vício, um belo dia estava eu indo para o curso e avistei um stand do projeto Mais Leitura no meio da praça do centro da minha cidade, e o melhor (ou pior): todos os livros custavam entre 2 e 3 reais. ISSO MESMO!
Resultado? Cheguei em casa com uma sacola enorme e 7 livros que eu mal conseguia carregar. Eu precisava dos 7 livros? Não. "Mas estava barato demais!". E essa foi a minha desculpa.


Não me arrependo de forma alguma, nem desses 7 livros e nem de todos os outros que comprei ao longo do ano, mas eu tinha pouco espaço e chegou uma hora em que eu não tinha mais onde guardar nenhum livro, e foi aí que eu percebi que eu estava comprando mais do que estava lendo. 
Aquilo estava mesmo se tornando um vício, pois eu precisava de coisas mais úteis e deixava de lado  pra dava preferencia aos livros que eu nem tinha mais onde colocar. Cheguei a convencer minha mãe de fazer o cartão da Saraiva e me colocar como dependente, pra facilitar minha compra.
E o que aprendi com isso tudo foi que eu precisava me controlar.


Como estou me controlando
Não vou enganar ninguém, ok? Não está sendo fácil. Mas vou listar tudo o que estou fazendo e está dando certo pra mim:

  1. Só comprarei um livro novo depois de ler TODOS os que tenho em casa;
  2. Não entro mais na parte de 'livros' em lojas online;
  3. Entrar em livrarias? Só se estiver sem dinheiro
  4. Não comprarei estante nem prateleiras (mais espaço = querer comprar);
  5. E nada de ficar namorando os lançamentos das editoras.

Então, estou desde setembro de 2014 sem comprar um livro sequer. Espero que eu tenha ajudado quem está passando pelo mesmo problema. Se eu consigo, todos conseguem.

Ah, vou aproveitar e deixar alguns vídeos legais sobre isso pra quem quiser assistir:


E por favor, comentem aqui em baixo, quero a opinião de vocês <3
Beijo da Tatty :*

4 comentários:

  1. Ainda não cheguei nesse estágio,falta de dinheiro,não de vontade rsrs,mas enfim,acho que a gente acaba comprando tantos livros que não lemos nem a metade da nossa meta de leitura,a lista que você mostrou ajuda e muito a se controlar, é difícil,mas dá pra conseguir.
    A propósito,gostei da ideia da sua cidade,apesar de não ter sido 100% bom para você,eles estão incentivando a leitura,o que é ótimo.
    Adorei o post,parabéns ^.^
    Beijos!!!
    www.littlewonderscrm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jennyfer. A ideia foi maravilhosa e não é só na cidade, tem em vários outros lugares do Rio de Janeiro. Ah, e também não tenho lá muita grana, apenas caçava as promoções. hahaha
      Beijo :*

      Excluir
  2. Se fosse eu tinha comprado muito mais que sete....Sou definitivamente a louca do livro tenho uma lista de livros para ler e estou sempre comprando mais e mais....Estou aproveitando que tenho grana e abusando mais eu sempre tenho o momento de cessar minhas compras alem de,estar sempre correndo atras do melhor preço um exemplo disto é que não tenho nenhum livro que custe mais que R$40,00..
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Reh? O meu livro mais caro é minha edição de 50 anos de Laranja Mecânica q comprei na promoção, pq o preço normal é 80 reais e acho um absurdo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa