Autor da Semana: Stieg Larsson


Karl Stig-Erland Larsson nasceu dia 15 de agosto de 1954 em Skelleftehamn, 15 de , mais conhecido como Stieg Larsson, foi um jornalista e escritor sueco. Destacou-se no meio literário pela trilogia Millennium que foi lançada após sua morte. A Trilogia foi um sucesso de crítica e de público em todos os países em que foi lançada. Em seu país de origem, Suécia, uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série.


Stieg Larsson foi um dos mais influentes jornalistas e ativistas políticos suecos. Trabalhou na destacada agência de notícias TT. Fundou a resista Expo, que foi a responsável por denunciar organizações neofascistas e racistas. 

Por causa de sua atuação na luta pelos direitos humanos, recebeu várias ameaças de morte. Faleceu em 9 de novembro de 2004, aos 50 anos, vítima de umataque cardíaco. Segundo apurado, o infarto se deu após Larsson subir sete lances de escada até seu escritório na sede da revista Expo, já que o elevador havia quebrado. Houve rumores de que sua morte foi induzida (tendo em vista as várias ameaças de extremistas contra a revista e o próprio Larsson), porém tal hipótese logo foi descartada.

Obras:

Trilogia Millennium

2008: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
2009: A Menina que Brincava com Fogo
2009:A Rainha do Castelo de Ar


Trilogia Millennium

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa