Resenha: A garota inglesa

Título: A Garota Inglesa
Autor: Daniel Silva
Editora: Arqueiro
Páginas: 335
Ano: 2015




Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.








A Garota inglesa é um livro de investigação, suspense e política, muita política. Tudo começa com o sequestro de Madeline Hart, uma jovem muito promissora que trabalhava para o governo. Ela subiu muito rápido e tinha de tudo para continuar crescendo a todo vapor, mas também tinha um caso com o primeiro-ministro e por isso, acabou sendo sequestrada. O caso passa a ser chamado de "A Garota Inglesa".
Lealdade era algo que contava muito em tempos assim, mas influência era algo bem mais eficiente.

Temendo um escanda-lo, o primeiro-ministro Jonathan Lancaster chama o diretor da Inteligência Britânica, Seymour, para procurar Madeline às escondidas. Seymour, por sua vez, chama Gabriel Allon, um amigo e espião Israelense, um dos melhores e mais frios espiões já conhecidos.

Gabriel passou por vários problemas na sua vida, como a morte da filha e enlouquecimento da ex-mulher após uma operação que acabou com elas sendo sequestradas. Gabriel tem muitos inimigos nas suas costas, e não pretende mais trabalhar como espião, vivendo com sua atual mulher, Chiara, e restaurando quadros. Chiara, que trabalhava ao lado de Gabriel antes de se casarem, também foi sequestrada durante outra operação de Gabriel e sofreu várias torturas, inclusive injeções com drogas, por isso ela não consegue ter filhos.

Ari Shamron é o antigo diretor da Inteligência Israelense e velho amigo de Gabriel. Vive se intrometendo nas suas operações e dando novos casos a ele. Sempre tenta persuadi-lo a se tornar diretor da Inteligência, mas Gabriel não tem essa intenção.

Gabriel parte em busca de Madeline como um favor a Seymour, mas encontra diversos obstáculos no caminho que acabam tornando essa operação um caso pessoal. No meio da história Gabriel acabando encontrado Christopher Keller, um soldado britânico tido como morto em operação, que vive na França e mata por dinheiro. Embora seja um assassino, Keller tem seus princípios e, para mim, é o melhor personagem do livro. O engraçado é que, anos antes, Keller tentou matar Gabriel, mas falhou, e acabando se tornando aliados na busca por Madeline.

Gabriel assentiu devagar
- Você me disse para encontrá-lo. E eu o encontrei.

Na minha opinião, o livro é sobre Gabriel Allon e não sobre A Garota Inglesa. Por diversas vezes tive essa impressão, quase nunca falava de Madeline e sim de alguma operação de Gabriel, do que ele já sofreu, do que já aprendeu, do fato de que ele é um dos melhores espiões e etc. Por isso motivo o livro caiu um pouco no meu conceito, a sinopse e o título te faz achar que vai ser aquela história bombástica sobre A Garota Inglesa, mas quase não tem nada a ver com ela. O livro também tem bastante política, não recomendo ele para quem não gosta de política, tipo eu.

Apesar dos motivos acima pelo qual não gostei muito do livro, admito que ele é bom sim e tem muito potencial. Quem já leu Roleta Russa e gostou, com certeza vai gostar de A Garota Inglesa.

Beijinhos e boa leitura,
Gaby

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa