Autor da Semana: Mario Quintana

Autor da Semana: Mario Quintana" Até rimou né?! kkk

Com certeza você já leu um poema/frase da autoria de Mario Quintana, o considerado “poeta das coisas simples”, os poemas dele estão entre os meus preferidos. Não tem como não se apaixonar pelos escritos dele.

"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"


O Gaúcho Mário de Miranda Quintana, foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Publicou suas primeiras produções literárias no Colégio Militar, onde estudou. Após sair do colégio começou a Trabalhar para a Editora Globo, o que lhe ajudou bastante para a sua vida literária. Trabalhou também na redação do diário O Estado do Rio Grande, dirigida por Raul Pilla. Pouco depois a Revista do Globo e o Correio do Povo publicam seus poemas.

No ano de 1934 é publicada a primeira tradução de sua autoria: Palavras e Sangue, de Giovanni Papini. Começa a traduzir para a Editora Globo obras de diversos escritores estrangeiros: Fred Marsyat, Charles Morgan, Rosamond Lehman, Lin Yutang, Proust, Voltaire, Virginia Woolf, Papini, Maupassant, dentre outros. O poeta deu uma imensa colaboração para que obras como o denso Em Busca do Tempo Perdido, do francês MarcelProust, fossem lidas pelos brasileiros que não dominavam a língua francesa.

Monteiro Lobato lê doze quartetos de Quintana na revistalbirapuitan, de Alegrete, e escreve-lhe encomendando um livro. Com o título Espelho Mágico o livro vem a ser publicado em 1951, pela Editora Globo. Com 60 poemas inéditos, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, é publicada sua Antologia Poética, em 1966, pela Editora do Autor - Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa