Autor da Semana: William Shakespeare

                                       

William Shakespeare era filho de John Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Stratford (depois comerciante de lãs), vindo de Snitterfild, e Mary Arden, filha afluente de um rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu batizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se batizarem as crianças três dias após o nascimento. Shakespeare foi o terceiro filho de uma prole de oito.


William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.




Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, Na sua última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos. 










Comédias

· Sonho de uma Noite de Verão

· O Mercador de Veneza

· A Comédia dos Erros

· Os Dois Cavalheiros de Verona

· Muito Barulho por Nada

· Noite de Reis

· Medida por Medida

· Conto do Inverno

· Cimbelino

· A Megera Domada

· A Tempestade

· Como Gostais

· Tudo Bem quando Termina Bem

· As Alegres Comadres de Windsor

· Trabalhos de Amores Perdidos

· Péricles, Príncipe de Tiro

Tragédias

· Tito Andrônico

· Romeu e Julieta

· Júlio César

· Macbeth

· Antônio e Cleópatra

· Coriolano

· Timão de Atenas

· Rei Lear

· Otelo, o Mouro de Veneza

· Hamlet

· Tróilo e Créssida

· A Tempestade

Dramas históricos

· Rei João

· Ricardo II

· Ricardo III

· Henrique IV, Parte 1

· Henrique IV, Parte 2

· Henrique V

· Henrique VI, Parte 1

· Henrique VI, Parte 2

· Henrique VI, Parte 3

· Henrique VIII

· Eduardo III

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa