Preconceito Literário - Livro de Youtubers


A quantidade de Youtubers escrevendo livros é absurda. De uma hora para outra todo mundo achou legal a ideia, ou já escreviam antes e agora puderam realizar um sonho. Ou pagaram outra pessoa que escrevesse por eles. E sabe qual é o problema disso tudo? Nenhum!

Tenho certeza que alguns de vocês já abriram este post achando que eu, por ter um blog de literatura e já ter lido obras magníficas, ojerizo livros de Youtubers que mal começaram a vida e já tem muito o que contar. Muito pelo contrário, gente.

A grande maioria dos fãs dessas pessoas mal completaram 14 anos. São crianças e adolescentes que talvez nem gostassem de ler antes, mas esses livros a incentivaram.
Eu, por exemplo, comecei a ler por causa de Crepúsculo e Fallen. São obras-primas da literatura? Não, mas eu tinha 12 anos ou algo assim. Isso me fez perceber que ler era legal, me fez ter vontade de pesquisar por livros de gênero parecido e, mais tarde, ler coisas mais sérias e adultas. E olhem para mim hoje! Sou completamente apaixonada por literatura e descobri que os poemas que eu achava chatos antigamente, agora fazem sentido para mim.

Então qual seria o motivo de tanto preconceito? Eu não entendo a raiva das pessoas, de verdade. E o que mais me deixa triste com isso tudo é que o preconceito vem de quem justamente deveria ter uma mente mais aberta sobre as coisas, vem de pessoas que leem. Pessoas que sabem o quanto é bom ler um monte de palavras e imaginá-las como um filme na cabeça.

Eu espero de verdade que todos vocês pensem melhor e que enxerguem apenas coisas boas sobre esses livros. E pra quem pensa como eu, fico feliz, afinal cada um tem direito de ler (ou não) o que quiser, não é mesmo?

Tirem a mochilinha do preconceito!

9 comentários:

  1. Não tenho qualquer raiva de livro de Youtubers. Acredito que eles tem um público e escrevem para o tal. O público deles gosta e isso é o suficiente. Contudo, eu não leria essas obras. Já passei da época de ler esses livros mais rasos.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei se leria hoje, pois não tenho vontade alguma. Mas acredito que todo livro tem seu mérito. =D
      Obrigada por comentar. Beijos!

      Excluir
  2. Eita essa gente! Sério, qual a dificuldade de ignorar se vc não curte? De aceitar que as pessoas pensam diferente? Quer ler clássicos, leia.. quer ler crepúsculo, leia... quer ler bula de remédio, leia... e ninguém tem nada a ver com isso! Aliás, digo mais, leia, leia, leia e leia, não importa o quê.. no mínimo você vai ampliar ser vocabulário! Agora, se a pessoa perde tempo criticando que lê isso ou aquilo.. então não está assim tão evoluída com a sua "literatura séria".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Adriele. Penso assim também. Pra que se incomodar com o que o outro faz, né?

      Excluir
  3. Caraaa, esse assunto é polemico kkkk'
    A principal critica em cima de livros dos YouTubers é que há muitos escritores nacionais que há anos estão tentando publicar um livro, e ai vem um YouTuber famoso falar sobre a vida dele e POW, consegue patrocínio pelo fato de ser famoso. E não pela história...

    E eu particularmente acho isso ruim.
    www.maisumleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeem polêmico. hahaha
      Realmente, é triste ver tantos autores bons que não conseguem que seus livros sejam lançados, mas também não tiro o mérito desses youtubers. Bem ou mal, eles influenciam pessoas e espero que estejam fazendo isso da melhor forma possível. Que nasçam mais leitores para que mais e mais autores tenham seus livros publicados. hehe

      Excluir
  4. Concordo com você Thathi as pessoas estão no geral tão predisposta a dar uma opinião crítica de tudo que ficam julgando a torto a direito qualquer tipo de livro, é hot, livros de YouTubers ou biografia de famosos, falta um pouco de sensibilidade de respeitar o leitor que vau se propor a ler, e se não gosta, é simples, só não comprar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Giu. Cada um lê ou não o que quer. O que importa é que cada vez mais pessoas leiam e se apaixonem por esse mundo tão lindo que nós já conhecemos.
      :*

      Excluir
  5. Concordo com você Thathi as pessoas estão no geral tão predisposta a dar uma opinião crítica de tudo que ficam julgando a torto a direito qualquer tipo de livro, é hot, livros de YouTubers ou biografia de famosos, falta um pouco de sensibilidade de respeitar o leitor que vau se propor a ler, e se não gosta, é simples, só não comprar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa