Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes

Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Paginas: 292
Ano: 2009



Olá, gente! Hoje a resenha é de um livro doce como limão, um romance bem conturbado, espero que vocês entendam.


"Não fui eu que despedacei teu coração, foste tu própria. E, ao despedaçares o teu, despedaçaste o meu também."

O Morro dos Ventos Uivantes é um Clássico, escrito pela britânica Emily Brontë. O livro foi, de certa forma, banalizado pelos fãs de Crepúsculo por causa do livro Eclipse, em que a protagonista Bela  o tinha como seu livro preferido. Tão tal que na edição do meu livro a capa a capa tem a seguinte frase: “O livro favorito de Bella e Edward da serie Crepúsculo”. ¬¬

Uma parte da estória é narrada por Lockwoord, locatário de Thrushcross Grang, Gimmerton (local onde acontece  a estória), e outra boa parte pela governanta, Ellen Dean, quem conta os acontecimentos anteriores daquele local a Lockwood para passar o tempo enquanto ele estava doente.
A estória em si só começa quando  Earnshaw, o dono do rancho e pai da protagonista, faz uma viagem e traz na volta um garoto de rua, sujo, um órfão, que despertou ciúmes de quase todos na casa, principalmente de seu filho Hindley, ao ver o patriarca tratar o garoto orfão como filho. O garoto, de nome Heathcliff, agrada a Catherine, filha de Earnshaw, embora haja algumas divergências entre eles a princípio.

 A alegria de Hethcliff durou pouco: quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley submete Heathcliff a várias humilhações. Heathcliff que já não tinha boa índole passa a desenvolver um ódio ainda maior pelas pessoas, em especial por Hindley Earnshaw. Apesar de todo ódio que ele carrega em si, nutre um amor doentio e misterioso por Catherine. Ela embora o ame também, decide casar com outro, Edgar Linton, pelo fato de ele ser uma pessoa de posses e educada, diferentemente de Heathcliff, que se enfurece e desaparece da vida deles por um tempo e quando volta rico. Ao ver Catherine casada, torna-se um verdadeiro vilão na vida de todos, com um desejo de vingança medonho. Seu plano de vingança começa quando casa-se com a irmã de Linton, Isabella Linton, e após o casamento faz de sua vida um verdadeiro inferno, ela que antes o amava começa a odiá-lo. Tiveram um filho, este, coitado, sofre nas mãos do próprio pai.

"Sr. Heathcliff, o senhor não tem ninguém que o estime e, por mais infeliz que nos torne, teremos sempre a consolação de saber que a sua crueldade é apenas resultado da sua imensa infelicidade!"

Com o passar do tempo Hindley perde todos os seus bens ao se envolver com bebidas e jogos, isso acontece com uma mãozinha de Heathcliff. Ele consegue se vingar de um por um, até de si próprio. Sem mais delongas porque não quero dar muito spoilers...

É um conturbado e intenso romance, onde quem lê ou ama ou odeia, um clássico que de comum não tem nada, então prepare-se. Sendo um clássico a linguagem do livro não é muito “fácil” para quem não está acostumado.

NOTA 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa