Resenha: Exorcismo

Título: Exorcismo
Autor: Thomas B. Allen
Editora: Darkside Books
Páginas: 267
Ano: 2016






Sinopse: Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty, O Exorcista, não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.
A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! — no livro EXORCISMO, do jornalista Thomas B. Allen, lançamento da DarkSide Books em 2016. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.

Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a lluta diária entre o bem e o mal”.

Sed líbera nos a malo


A história de possessão de Robie inicia quando sua tia Harriet dá de presente para ele uma tábua de Ouija. Como sua tia é espírita ela tenta ensiná - lo a conversar com os mortos através desse tabuleiro. 

Um tempo depois sua tia morre e ai começam os horrores na casa.
Tudo começa com barulhos, primeiro sons que simulam algo arranhando, depois passos e barulho de algo pingando; Depois evolue para a cama chacoalhando assim que Robie se deita.
O que a princípio pareceu um caso de poltergeist vai evoluindo para algo mais perigoso. Objetos passam a se moverem sozinhos, arranhões aparecem no seu corpo formando palavras. 
No princípio sua família suspeita que seja tia Harriet tentando se comunicar.

[...] Harriet é a causa disso. Temos que entrar em contato com ela. É sobre o dinheiro.

A medida que o tempo vai passando esses episódios vão piorando e pensando ser algo que está no quarto do garoto a família decide ir para a casa de uma tia do garoto, porém as ocorrências sobrenaturais o acompanham não importa onde ele esteja.
Sua tia uma mulher católica e bem religiosa percebe que Robie pode estar possuído e sai em busca de algum padre que possa ajudá - lo. 

"Vocês precisam ver um padre católico. Eles sabem o que fazer em casos assim ".

Como possessão demoníaca não é algo que pessoas acreditam inclusive os padres, antes de tomarem alguma decisão os representantes religiosos passam alguns dias monitorando o dia - a - dia de Robie.

À porta do quarto de Robie, os outros abriram caminho para o padre Bishop. Ele viu o colchão do garoto se movendo para frente e para trás. 

O garoto piora mais e mais e não demonstra estar respondendo pelos seus atos, e é ai que os padres decidem fazer o ritual de exorcismo. 
O ritual leva dias e quanto mais os padres se esforçam para expulsar o demônio, mais a criatura parece ganhar força. É a luta do bem e do mal onde só um pode prevalecer.

"Pare com esse maldito latim", o garoto exigiu. "Fiquem longe de mim, seus desgraçados malditos!"


Exorcismo é a história real que baseou o livro de William Peter Blaty "O Exorcista" e posteriormente o filme de mesmo nome.
No prefácio do livro Thomas Allen conta sobre seu interesse pelo exorcismo e como conseguiu reunir relatos reais e suficientes para a publicação dessa obra.
O livro é dividido em 14 partes e mais um diário do exorcista que o autor conseguiu diretamente com um padre que o guardava.
Esse diário é transcrito na integra e conta o dia - a - dia dos envolvidos até o desfecho final.
Thomas B. Allen soube como conduzir a história, nos envolveu com a narrativa, além de descrever com precisão os relatos.
A Darkside como sempre caprichou no livro, o mesmo é de capa dura, preto, com uma cruz texturizada que traz na frente do livro o título "Exorcismo" e no verso "livra - nos do mal amém", além de arranhões em toda parte da capa.
Por dentro temos uma imagem do tabuleiro Ouija e a plaqueta usada para comunicar com o além (que no caso eu nunca irei testar), o que foi uma jogada certa já que a tábua não é muito popular aqui no Brasil e muitas pessoas não à conhece.
Recomendo a leitura para quem gosta de relatos de casos e/ou quer entender mais sobre exorcismos e possessões.
Não recomendo para pessoas com estômago fraco e/ou facilmente impressionáveis pois contém trechos extremamente pertubadores. 


Nota 5


10 comentários:

  1. Renata, acho as edições da Darkside maravilhosas e infelizmente ainda não tenho nenhuma.
    Achei a história bem intensa, mas não leria, pois sou muito impressionável e morro de medo dessas coisas.
    Adorei sua resenha por ser sucinta, mas falar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, realmente as edições da Darkside são demais.
      Que pena que não curte o estilo, é um ótimo livro
      Obrigada, beijuh

      Excluir
  2. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    Eu vi o filme e fiquei com aquelas imagens na minha cabeça até hoje, não quero passar por isso de novo. Até porque, os livros tendem a ser mais intensos do que os filmes. Mas para quem não conhece a história e é corajoso, deve ser um livro incrível. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila...
      Eu assiti também e curto bastsnte o filme e agors o livro, o livro realmente conta mais sobre os acontecimentos e é sim mais intenso.
      Obrigada por comentar
      Beijuh

      Excluir
  3. Ooi!
    Sabe esse grupo a qual você não indica? então, faço parte dele! kkkkkkkk
    Ou seja, esse livro não chama nenhum pouco minha atenção, pelo menos não para ler. haha Mas, fico feliz que tenha gostado.
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catrine
      Que pena que não gosta desse estilo, de qualquer forma obrigada por ler a resenha
      Beijuh

      Excluir
  4. Oii Renata.
    Acho os livros da Darkside muito lindos, mas eu tenho um problema com livros de terror.
    Não consigo ler, nem assistir filmes sozinha.
    Eu faço parte do grupo que tem estômago fraco e se impressiona facilmente kkkkkk
    Mas, vou indicar para uns amigos meus que gostam. kkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cris
      Rsrsrs apesar de querer ver todo mundo lendo essa obra incrível, sei que muito gente não gosta do gênero e respeito muito isso. Esse foi o motivo para que eu colocasse uma observação no fim ds resenha. De qualquer forma obrigads por ter lido a resenha, já significa muito para mim
      Beijuh

      Excluir
  5. Esse livro! *_* Comprei o meu na pré-venda pra garantir o marcador em forma da plaqueta hihihi... estou guardando p ler na maratona de terror em outubro (até pq antes disso tem só uns 15 mil parceiros p atender)... Como sou fã de Exorcista, não podia ficar sem esse. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nucciaaaaa....
      Finalmente alguém que curte terror, espero que você curta o livro assim como eu e espero ler a sua resenha quando sair...
      Beijuh

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa