Resenha: Tudo e todas as coisas


Título: Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Ano: 2016















Madeline é uma adolescente de 17 anos que possui uma doença rara conhecida como "Síndrome da Criança na Bolha". Isso significa que, quando ela fica exposta ao ambiente "normal", cheio de bactérias, germes e etc, qualquer coisa pode começar uma alergia nela, e essa alergia pode ser tão forte que pode matá-la. É por isso que Madeline só tem contato com duas pessoas no mundo: sua enfermeira e sua mãe (que é também a sua médica). A garota já leu mais livros do que qualquer pessoa, mas é a única coisa que ela pode fazer. Ela vive sempre dentro de casa onde tudo é sempre muito limpo e filtrado. Para que alguém entre na casa, é preciso passar por um processo absurdo de descontaminação. É muito difícil viver igual essa garota vive, e ainda assim ela leva tudo da melhor forma possível, não pensando no que ela não pode ter.

As coisas passam a mudar quando uma família se muda para a casa ao lado. Madeline os vê pela janela, e no momento em que ela vê Olly, ela sabe que se apaixonará e estará perdida. Ela passa a observá-los e aprender suas rotinas. Após alguns dias, Olly passa a interagir com ela, e o contato vai evoluindo de bilhetes pelo vidro da janela para e-mail e então eles conhecem um pouco mais um do outro, e, como era de se esperar, se apaixonam. 

Olly é um adolescente com vários problemas familiares, mas ele lida até bem com todos. Ele faz tudo que pode para estar perto de Madeline, mas tem medo de que qualquer ação inusitada (e nesse caso, até um aperto de mão é inusitado) possa machucá-la. É mesmo um amor muito difícil, e Madeline se questiona se vale mesmo a pena lutar por algo que sabe que nunca vai poder sem completo, com viagens juntos, filhos e etc.

Não tem como falar muito mais da história sem dar spoiler. O livro tem um reviravolta gigantesca, que vale muito a pena de ler. Ele é maravilhoso, e te dá vontade de curar Madeline sabe-se lá como para que ela possa viver não apenas seu amor, mas a sua vida, sem riscos. Recomendo demais que leiam!

Beijos e boa leitura,
Gaby

Nota: 4

16 comentários:

  1. uauu,já vi um filme sobre essa síndrome ,gostei muito da sua resenha!! quero ler esse livro.
    seguindo seu blog,que por sinal é lindo!!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day,

      Muito obrigada por nos seguir!!
      Imagino que é tão triste ter essa doença, é um livro muito emocionante!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  2. Olá.
    Eu adorei esse livro também! Adorei como aconteceu as reviravoltas e como Olly é completamente fofo. Sem contar que a Madeline é super fofa também. Adorei o jeito dela aceitar as coisas por causa da "doença".

    Beijos. (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,

      Ela é muito forte, acho que não seria assim no lugar dela. Amei os personagens e como lidam com isso!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  3. Olá.
    Já li algumas resenhas desse livro e todas positivas.
    Amei o jeito que resenhou e já está anotado aqui para uma próxima leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada!! É um livro maravilhoso, você vai se apaixonar!!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  4. Olá! Estou louca para ler esse livro. Imagina viver em uma condição assim? Onde até o ar que respira pode te matar? E ainda se apaixonar!! Com toda certeza deve ser uma bela história mesmo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana,

      A história é incrível e bem triste. De repente, mesmo não querendo, mesmo já tendo aceitado sua condição, você passa a querer ser outra pessoa, a querer sem "normal". Vale muito a pena ler!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  5. Olá!

    Estou louca para ler esse livro. A história de Madeline é linda e triste, impossível não se emocionar... Deve ser sufocante ter essa doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila,

      Leia sim, você não vai se arrepender! É mesmo muito triste, e não dá para não pensar em como seria se você estivesse no lugar dela!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  6. Oi Gaby, sua linda, tudo bem?
    A gente pensa, nossa que doença não deve existir. Eu não sei de fato se essa existe, mas já fui surpreendia por várias que me deixaram chocadas. Não deve ser nada fácil nascer com elas, mas acho que o pior é ter que viver com elas. Por isso estou torcendo para que o final da personagem seja bonito. Fiquei curiosa com essa reviravolta. Dica anotada. Suia resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Existe sim muitas doenças que a gente acha impossível por nunca termos visto de perto, mas sabe... prefiro continuar sem ver.
      Você vai amar o livro, lê sim! E muito obrigada pelo elogio!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  7. Awn ! Achei fofo a história. Pela capa não sei por que, achei que seria algo bem diferente rs Já vai pra minha wishlist.

    Majestadecultural.blogspot.com ♥ Youtube.com/c/Majestadecultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pela capa eu esperava algo menos sofrido, rs.
      Mas amei a história!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir
  8. Oi Gaby!
    Tenho esse livro aqui na estante e morro de curiosidade de ler, mas cadê o tempo? Eu o imagino um sick lit meio triste e com um final de arrasar corações, e pelo seu texto não estou muito errada, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nina,

      Está errada não! Vale muito a pena ler!!

      Beijos,
      Gaby

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa