Resenha: A Bruxa No Porão

Título: A Bruxa no Porão
Autor: Renato Gomes
Editora: Chiado
Páginas: 234
Ano: 2015





Livro recebido em parceria com o autor 







Sinopse: O município de Lucivânia passa a ser palco de terríveis e anormais acontecimentos. Assassinatos brutais, desaparecimentos de crianças e vestígios de rituais de magia negra são alguns dos fenômenos que ocorrem. As autoridades locais passam a recomendar atenção total para as crianças, reforço nas trancas de portas e janelas e, principalmente, que ninguém caminhe pelas ruas do município à noite. Diante dos terríveis acontecimentos, os moradores de Lucivânia passam a supor que existe uma bruxa à solta pelas ruas do município.Bernardo, um professor de história que mora sozinho com Ingrid, sua filha, passa a notar estranhos acontecimentos em sua fazenda, que fica no mesmo município, em uma região mais afastada. Em uma atmosfera totalmente claustrofóbica e sombria, Bernardo, junto de seu amigo Henrique, passa a seguir as pistas disponíveis, e acaba descobrindo que sua filha está prestes a ser sequestrada pela suposta bruxa. Todo o cuidado passa a ser pouco. O perigo está ali, à espreita, esperando a melhor hora para atacar. Desesperado, ele enfrenta uma perigosa busca de informações, para descobrir o que está acontecendo no município e, principalmente, proteger sua tão amada filha.

O livro nos apresenta Bernardo, um professor de história que mora no pacato município de Lucivânia no interior de São Paulo.
Mora sozinho em uma fazenda que herdou do seu querido e falecido pai. Quase não sai, vai sempre do trabalho para casa e vice e versa. Um belo dia, quando decide quebrar sua rotina, vai a um bar, lá conhece a advogada e aventureira Elisângela, uma mulher independente e bem resolvida, que como distração resolve passar uma noite com o estranho Bernardo, e desse caso acaba nascendo Ingrid.

Alguns anos se passam e Ingrid, agora já está crescida, o fato de sua mãe viajar muito fez com que a criança ficasse morando com o pai.

Um dia, quando Ingrid chega da escola ela conta ao pai que há uma bruxa à solta na cidade, raptando criancinhas, porem imaginando ser coisa de criança Bernardo deixa a história de lado.

Mas Henrique, um caminhoneiro amigo de Bernardo, em uma de suas viagens, encontra um corpo mutilado em uma escura e pouco movimentada rodovia e logo apos isso, coisas esquisitas acontecem.

Crianças começam a desaparecer a única pista que a policia encontra é um boneca feita de madeira, com o rosto deformado, um olho maior que o outro sem nariz e com a boca desenhada como se estivesse costurada, boneca essa que é sempre encontrada em algum lugar casa da criança raptada.

Preucupado com os acontecimentos e com sua filha Bernardo, com a ajuda de Henrique e Ricardo, umpolicial amigo de Henrique, começam a pesquisar mais para saber o que está acontecendo e o que a bruxa quer com essas crianças e o que eles descobrem é pior do que imaginavam. Além de que agora Bernardo tem certeza que a próxima vitima será sua filha.



Recebi o livro em parceria com o autor Renato Gomes que é um amor de pessoa,e assim como eu amante do gênero terror.
O livro em si é bom, porém tenho algumas ressalvas a fazer, primeiramente sobre o enredo que é legal demais, só que  autor não conseguiu manter o ritmo da historia que começa lenta demais, deixando as melhores partes apenas para o final e alguns pontos da história ficaram em aberto.
No quesito medo, na minha opinião deixou a desejar, senti o autor tentando instigar mais nojo do que medo e isso só acontece no final, e que final em Renato, fiquei com raiva de você (não era para acontecer aquilo!!!)
O que eu mais gostei do livro foram as cenas de ação, com certeza foram as mais tensas e as que li mais rápido já que o ritmo da história acelerou e melhorou muito.
Uma coisa que me chamou  atenção positivamente foi as provas de amor que vemos ao decorrer do livro; Amor de pai e mãe no intuito de ajudar a filha, amor de amigos e amor incondicional, foram momentos lindos e cheios de ternura que só acrescenta.
O Titulo e a capa do livro referem- se a uma parte bem pequena do livro e que na minha opinião não merecia destaque, na verdade eles me fizeram entender que a Bruxa morava ou vinha do porão, e não tem nada haver com isso.
Agora o que me incomodou de verdade no livro foi  revisão, a mesma foi feita pelo próprio autor o que eu não gosto pois, acaba acontecendo o que aconteceu esse livro. Imagino que o autor não tenha percebido  seus erros de português e de concordância e o livro foi publicado com um monte deles.
A cada duas páginas do livro nós encontramos ou um erro de português ou de concordância, deixo aqui a sugestão de uma nova revisão nas próximas edições.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 3

10 comentários:

  1. Olá! Curti bastante a premissa, parece que o suspense é mais forte que o terror. Fiquei curiosa para conhecer a história, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana!!!
      Pois então leia, immagino que irá gostar também
      Beijuh

      Excluir
  2. Oiê, adorei o enredo...gosto muito da temática e já quero conferir a obra também.

    Parabéns pela resenha, ficou show!

    Sou bastante curiosa e quero saber qual o desfecho da obra, kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Quel!!!
      O enredo e temática são otimos mesmo.
      Quanto a questão da curiosidade sou que nem você kkkkk
      Então te entendo super
      Obrigada por comentar
      Beijuh

      Excluir
  3. Oiii!!
    Como não sou muito fã de histórias de terror, acredito que eu não gostaria muito desse livro kkkkk. Principalmente depois de ver você comentando que algumas partes deu a impressão que o autor queria instigar nojo... E pra isso euuu tenho estômago fraco kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cris!!!
      Realmente esse aqui é o tipo de livro recomendado para quem gosta do genero mesmo. Se você não gosta, melhor não tentar apesar de ser uma boa obra.
      Obrigada por ler a resenha mesmo assim
      Beijuh

      Excluir
  4. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    O livro chamou minha atenção, estava super curiosa, mas confesso que fiquei desanimada ao descobrir que algumas partes irão despertar nojo, e que o enredo está lento no início, deixando pontas soltas no final. Por isso passarei a dica dessa vez. Gostei muito da sua sinceridade e da resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila
      Sim o livro tem alguns probleminhas que imagino ser ocasionado por ser o primeiro livro do autor e a primeira edição.
      Obrigada por comentar
      Beijuh

      Excluir
    2. Olá Cila
      Sim o livro tem alguns probleminhas que imagino ser ocasionado por ser o primeiro livro do autor e a primeira edição.
      Obrigada por comentar
      Beijuh

      Excluir
  5. Olá!
    Tenho começado a me aventurar no mundo do terror e confesso que tenho gostado bastante. Eu gostei muito do contexto e fiquei bem curiosa, mas suas ressalvas me deixaram com um pé atrás hahahahahaha. tenho tendência a abandonar livros que começam muito pesados e quando as histórias se perdem no caminho.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa