Resenha: Contos Peculiares

Título: Contos Peculiares
Autor: Ranson Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Ano: 2016











Sinopse: O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar.
Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série.
Inusitado, surpreendente e divertido, Contos peculiares é ao mesmo tempo um delicioso complemento e uma porta de entrada para o rico universo criado por Ransom Riggs; um verdadeiro presente para quem não resiste à magia das boas histórias.

Série "O Orfanato da Srt Peregrine"

3- Biblioteca de Almas


Sempre amei contos e quando vi que a Editora Intrínseca trouxe essa obra de Ranson Riggs cheguei a dar pulinhos de alegria. Contos Peculiares é um spin off de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, organizado por ninguém menos que Millard Nullings, o menino invisível (e melhor personagem da Trilogia ever). O livro é composto por 10 contos do folclore peculiar que tem como objetivo entreter e ensinar lições valiosas.

Imagens do Filme O Orfanato da Srt. Peregrine. Millard Nullings

O Primeiro conto  Os Esplêndidos Canibais conta a historia de uma tribo de peculiares os Swampmuck, que viviam de forma humilde em seu pequeno vilarejo até a chegada de ricos canibais, que ao contar que sentem fome comove um dos aldeões que acaba oferecendo a perna que perdeu no trabalho, satisfeito o canibal paga uma enorme quantia ao aldeão pelo membro o que acaba despertando a inveja dos demais aldeões que tem como peculiaridade substituir algum membro caso este seja perdido. Nisto a historia mostrará que a ganancia e a inveja são capazes de transformar pessoas.

O Segundo conto A Princesa da língua bifurcada, conta sobre uma jovem e linda princesa que irá se casar com um belo príncipe de outro reinado para selar a paz entre os dois, porém apesar da famosa beleza a princesa tem a língua bifurcada o que pode acabar com os planos de casamento do Rei.

O Terceiro conto A primeira Ymbrine: Contará como surgiu a primeira Ymbrine (a mulher ave responsável por cuidar dos peculiares e criar a fenda temporal) e como ela adquiriu estas habilidades.

O Quarto conto A mulher que era amiga de fantasmas: Contara a história de uma menina que perde a irmã muito jovem, mais ganha a habilidade de falar com os fantasmas, sendo assim a moça ainda matem contato com sua irmã, porém em um certo momento sua irmã anuncia que terá que deixá-la e ela se vê completamente sozinha, a partir daí a garota sai em busca de amigos novos sendo eles fantasmas ou não.



Apesar de querer falar de todos os contos para vocês , não irei fazê -lo para não estragar a surpresa de vocês na hora da leitura, contos são bem curtos e resenha-los é o mesmo que contar a história toda. 
Os demais contos também trazem enredos muito interessantes e que valem muito a pena, e que trazem consigo ensinamentos para levarmos para toda vida. Os contos peculiares são como fábulas que tem com objetivo dar uma lição de moral no final de cada história.

A Edição está linda. Em capa dura, possui ilustrações no começo de cada conto que retratam algum momento importante,contra capa dourada assim com o titulo e os detalhes que o acompanha.
A diagramação está impecável, com detalhes em todas as folhas e o melhor, com notas de rodapé adicionado pelo editor Millard, para um melhor entendimento da obra.

Enfim a leitura é leve, rápida e fascinante e o livro é valido não só para quem já é fã da Trilogia de Ranson, mas também para quem gosta de contos e/ou querem conhecer a escrita do autor.

Até a Próxima resenha 
Beijuh da Rêh 

Nota 5 

14 comentários:

  1. Quero muito ler essa série. Com certeza, vou ler esse também. Valeu a dica :D

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Confesso que no começo, no bafafá sobre essa série, eu tinha vontade de lê-la, mas acabei por perder o interesse.

    Contos, relacionados a uma série, eu acho bacana, dá um gostinho a mais para o leitor. É bom saber que os contos são curtinhos, não é algo que esteja nas minhas prioridades literárias agora, todavia, valeu a indicação!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,

    Não conhecia o livro até o momento ... mas me interessei logo de cara!
    De fato a edição parece estar linda mesmo!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa série!! Li os livros ano passado (quero reler esse ano) e virei fã. As fotos são incríveis e que edição maravilhosa da Intrínseca (que quase me faliu). Eu amei o livro de contos do Millard (rsrsr), o conto da princesa com a língua bifurcada é um dos meus preferidos! Beijos !!

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado da obra mas eu não curto muito livros de contos então mesmo sendo interessante, o que eu tenho certeza que seja, eu vou deixar a dica passar, acho contos meio superficiais e sempre nos deixam querendo saber mais de tal personagem, por isso evito a leitura dos mesmos.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a iniciativa da editora de fazer um livro de contos, pois fiquei bem interessada neles quando narrados na trilogia, achei muito maravilhoso!
    Tenho que adquirir logo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acho que vou ler esse de contos primeiro. Eu estou com a trilogia aqui faz um tempinho, fiz tanto auê e no final ainda não consegui ler!
    Então, vou aproveitar para conhecer e vê se encaro os livros!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Rêh, tudo bem?

    Mesmo tendo o primeiro livro da Trilogia, ainda não tive tempo de me dedicar a leitura, assisti apenas a adaptação cinematográfica. Acho muito legal a ideia de criar contos que possuam alguma ligação com a obra. Como sou uma amante de bons contos, já estou curiosa para conferir esses de perto, pois parecem muito interessantes. A Editora investiu pesado na edição do livro que está um arraso! Já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Essa série me chama muito atenção, inclusive já está na minha wishlist, mas ultimamente estou preferindo livros únicos.
    E é claro, nao deixarei esse livro de contos caso um dia resolva conhecer a série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vi o filme e li os outros livros, esse ainda não, mas parece ser tao sensacional quanto os outros. Esse é um livro que não se pode deixar de fora.
    Adorei sua resenha.
    Boas leituras

    ResponderExcluir
  11. Olá! tenho o primeiro livro, mas ainda não li. Amo contos e fiquei interessadas nesses também, vou primeiro ler o que tenho aqui, depois passo para o conto, obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Apesar de todo o sucesso, nao é uma série que me chama​ a atenção, mas que bom que você gostou!

    ResponderExcluir
  13. Olá Rêh,
    Já li e ouvi muitos elogios para essa série, mas, apesar de ter vontadezinha de ler, não consigo pensar: Vou parar tudo e ler. Acho que é algo pessoal.
    Fico contente que tenha gostado desse livro de contos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não consegui curtir O orfanato da Srta Peregrine oara crianlas peculiares. Fui com sede para a leitura e fiquei a míngua... Talvez tenha sido por xont das minhas altas expectativas.
    Por isso vou deixar a dica passar.
    Fico feliz que tenha gostado da trilogia e dos contos.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa