Resenha: Um Ano Sabático

Título: Um Ano Sabático
Autora: Renata Corrêa
Editora: Independente
Páginas:
Ano: 2017




Ebook cedido em parceria com a autora







Sinopse: Quando os sonhos de Rafaela, uma jovem fisioterapeuta, se transformam em pesadelos, ela é diagnosticada com Síndrome de Burnout. De repente, nada mais em sua vida parece fazer sentido, e na busca de si mesma e da felicidade perdida ela precisará ter coragem para recomeçar do zero. No seu ano sabático, um tempo de descanso, aprendizado e recomeços, ela se redescobrirá, encontrando coisas que se perderam com o tempo e tentará resgatar a simplicidade dos valores importantes da vida. No meio dessa encruzilhada, que definirá o rumo do seu destino, ela conhecerá o amor verdadeiro. Tudo isso serão pilares fundamentais para sua recuperação e, quem sabe, para encontrar a verdadeira felicidade.
Em Um Ano Sabático vamos conhecer a história de Rafaela, uma jovem do interior, que se muda de sua cidade para fazer faculdade de Fisioterapia, lá acaba conhecendo Bruno, eles namoram por um tempo e logo resolvem morar juntos. Já formada Rafa começa a trabalhar em uma clínica, e o trabalho dos sonhos logo se torna um pesadelo, já que por conta da sua grande dificuldade em dizer não, ela acaba se sobrecarregando. Não bastasse a infelicidade no trabalho o namoro de Rafa também não está nada bem, Bruno cobra sempre mais tempo juntos além de que, ele quer se casar com ela e ter filhos enquanto ela não suporta mais ouvir sobre isso. 
Não é fácil reconhecer que a vida que está levando não é a que imaginava; e muito mais difícil é ter coragem para mudar isso. Porém, muitas vezes, é a única opção para não se perder em si mesmo.
Em um dia comum de trabalho sua superior, Rita a chama para uma reunião pois, percebe que sua funcionária não está muito bem, e quando toca no assunto, Rafaela entra em uma crise séria de choro e acaba desmaiando. No hospital a notícia que recebe do médico é que devido ao trabalho excessivo, e ao stress do dia -a - dia, ela teve um esgotamento físico e mental, e é diagnosticada com Síndrome de Burnout, um esgotamento psíquico, um tipo de estresse extremo, provocado por excesso de trabalho em detrimento da vida pessoal, que leva a pessoa a ter sintomas de ansiedade e depressão, até entrar em colapso.

Como fazemos escolhas tão erradas em nossas vidas? Como nos permitimos trabalhar tão excessivamente a ponto de adoecer.

Após descobrir que sua saúde está em risco, Rafaela decide eliminar tudo o que não está fazendo bem a ela, primeiro ela decide sair do emprego que suga todo o seu tempo, e que não a faz feliz.
Depois decide terminar o relacionamento com Bruno, que é baseado apenas em  brigas e discussões, muda- se do apartamento para um outro e ai começa o seu Ano Sabático, que nada mais é que um período de 12 meses em que a pessoa se dedica a algum projeto de vida particular, retirando para isso uma licença de suas funções profissionais.

Meu ano sabático estava começando e com ele o fim de muitas coisas. Um fim para um recomeço.


Mais um livro da Rê que eu devorei. Quem acompanha o blog sabe que esse livro é o terceiro que eu resenho e amo. A Rê tem esse dom de te trazer para dentro da história, com suas personagens totalmente comuns, que sofrem, superam, lutam e tem esperança, gente como a gente.
O que mais me marcou nessa história foi perceber o quanto é importante gostar do que se faz, ter sonhos, trabalhar duro para alcança -los, mas nunca deixar que eles tomem conta da sua vida a ponto de te afastar das pessoas que você ama e afastar você de si mesma. Assim como os outros, Um ano Sabático trás consigo uma lição muito importante:Viver a vida em primeiro lugar.
Eu amo ler livros que tem uma história boa, mas também te faz refletir e repensar os seus atos, e este aqui mexe muito com quem assim como eu, não se coloca em primeiro lugar, definitivamente esse livro foi feito para mim. rsrsrs
O livro é bem curtinho, estilo Renata Corrêa mesmo, porém com uma carga emocional forte e bem mais maduro que qualquer outro da autora. O livro é uma delícia de se ler, e torcemos por um final feliz o tempo todo, pois como disse antes, esta protagonista representa muito nós, a geração stress.
Quanto a diagramação está ok, achei alguns pequenos erros de revisão, nada grave. 
Ps: Amei o fato de a protagonista ser Fisioterapeuta. Minha colega de profissão =)

Até a próxima resenha 
Beijuh da


Nota 4


1 comentários:

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa