Resenha: As Estações do Medo

Título: As Estações do Medo
Autores: Pablo Madeira; Renan Merlin; Helena Dias; Lucas França
Editora: Xeque - Matte
Páginas: 204
Ano: 2017


Livro recebido em parceria com a editora







Sinopse: Fontesville é uma pequena cidade escondida no mapa, mas ao contrário de ser uma localidade pacata, ela possui muitos segredos sombrios que podem afetar a vida de quem se atreve a fazer uma parada em seus domínios.Não importa a estação do ano, o medo impera todos os dias, e os estranhos habitantes sempre tem alguma coisa a esconder. Sangue, possessão, ocultismo, espíritos e muitos mistérios aguardam os visitantes.
Tente não se demorar na cidade, ou você pode ser o próximo a vivenciar o horror e sentir na pele os piores segredos que uma pequena cidade pode esconder.
Em As Estações do Medo vamos conhecer a cidade de Fontesville, uma cidadezinha escondida no mapa, longe de tudo, repleta de mistérios e segredos onde a população é extremante rude e não gostam de forasteiros, principalmente se eles quiserem desvendar os mistérios do local.
Neste livro dividido em 4 contos vamos iniciar acompanhando Clarisse que está indo a Fontesville, para ficar e um chalé, pois se separou do marido e queria um tempo para si e para seu filho Adam.

- Estou a caminho de Fontesville. Li que existe um chalé de campo lindo por lá e pretendo ficar por alguns dias com meu filho.

Enquanto estava dirigindo Clarisse percebe que uma tempestade está por vir e decide que precisa esperar em algum lugar, logo ela vê uma lanchonete e entra pedindo para ficar até a tempestade passar, o dono do lugar não aceita mas ensina a ela uma atalho para chegar logo a cidade, Clarisse agradece e segue em rumo ao local indicado pelo homem da lanchonete, porém na metade do caminho em meio a uma floresta densa o pneu do carro fura, sendo assim, Clarisse não pode seguir viagem. 

Ela já imaginava o que deveria ser, mas se recusava a acreditar. Parou o carro e saiu. Aproximou -se da porta do carona e olhou para o pneu que estava furado.

Depois de algum tempo parada no carro, Clarisse nota que vem outro automóvel em sua direção e logo pede ajuda. A moça fica extremamente feliz e surpresa quando percebe que o motorista é o dono da lanchonete que ela conheceu e que lhe indicou o caminho. O senhor vendo o estado do carro de Clarisse oferece sua casa e carona para que ela e seu filho passe a noite, o que a moça aceita de imediato, porém ao chegar no local ela é esmurrada pelo filho deste senhor e acorda dentro de uma especie de cabana amarrada e amordaçada junto com outras pessoas temendo o que poderá acontecer com ela ali...

Clarisse acordou zonza. Sua cabeça doía muito e um linha tênue de sangue escorria por sua testa. Tentou gritar, mas sua boca estava vedada. Quando começou a recuperar a lucidez de fato, olhou para os lados procurando o seu filho. Mas Adam não estava ao lado dela.



O livro como disse anteriormente é composto por 4 contos, escritos por 4 autores mas que se interligam um com o outro, com a intenção de no final estarmos lendo uma história escrita por uma pessoa só, mas infelizmente não foi isso o que aconteceu. O primeiro conto e o segundo se interligam de uma forma primorosa, o terceiro não encaixa muito bem mas tem uma trama excepcional e o ultimo nem se encaixa e nem tem uma enredo forte, então comparado aos outros ele deixa a desejar e com isso o fechamento da obra fica um tanto quanto sem graça. Veja bem, eu adorei o livro os contos realmente assustam principalmente os dois primeiros, tanto que eles te instigam a saber mais sobre essa cidade maluca mas quando chegamos ao ultimo conto este decepciona e diminui o clímax que os outros 3 contos tinham criado. 
A ambientação é incrível eu amei Fontesville, consegui imaginar cada lugar e sério, é de arrepiar. 

Os personagens principais de cada conto estão sempre, de alguma maneira indo até a cidade, pesquisando sobre ela ou acabam não conseguindo sair de lá. E é muito interessante ver o que motiva cada pessoa a se aventurar em uma cidade que é conhecida pelo alto nível de assassinatos contra forasteiros, todos eles sem explicação. 

Outra coisa muito interessante e marcante são os personagens criados por cada um dos escritores: em um temos uma mãe e seu filho que sofrem pelo termino do casamento, temos personagens LGBT's, temos gêmeas cativantes, e um menininho que só se comunica através de um caderno. Adorei a personalidade que cada autor deu a seus personagens.

O livro como um todo está maravilhoso, peguei ele com expectativas altas e elas se mantiveram, gostei da ideia dos contos se ligarem, gostei de mesmo que eles se liguem eles podem ser lidos separadamente, amei o ambiente e o fato de que cada um pode trabalhar com um tipo específico de terror seja através de bruxaria, possessão e até mesmo canibalismo. 

Sobre o livro: O livro em si é lindo demais, a capa chama a atenção de cara, assim como a quarta capa. A diagramação está deslumbrante com os contos divididos por uma parte preta além de conter desenhos de corvos.
O papel é de um tipo diferente, bem lisinho parece de revista que eu adorei além de que as folhas são amarelas que eu também prefiro.
Encontrei alguns erros de revisão, são poucos porém notáveis.


Por fim recomendo muito essa obra para quem gosta de terror, vale muito a pena.

Até a próxima resenha 
Beijuh da Rêh

Nota 4


9 comentários:

  1. Adorei a resenha, parabéns.
    Já vou procurar para comprar.
    Xandylhão de Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rêh,
    Eu não conhecia esse livro e nenhum dos autores e confesso que não fiquei interessada em fazer essa leitura não. Eu achei tudo muito louco e não me imagino lendo um livro que tem essa ideia e que não funciona tão bem em relação ao terceiro conto, por exemplo, entretanto, achei muito legal você ter amado essa leitura e suas expectativas terem se mantido altas, só não tenho vontade de ler mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eita que resenha ótema!!!!! <3
    Terror, contos?? tudo juntinho assim? É pra glorificar de pé!!! hahuauha
    AMO DE MAIS!!!
    Não conhecia esse livro, mas ja está super anotada essa dica porque que pra ontem!!
    Obrigado pela dica!!

    Beijinho!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa, uma pena os contos não ficarem tão amarradinhos assim, talvez tenha faltado comunicação entre os autores justamente para manter esse fio da meada, né? Só a sua foto eu já fiquei arrepiada hahaha adorei! De qualquer forma, achei os temas abordados bastante interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas adoro conto, ainda mais quando o tema é terror/horror, mas achei uma pena um projeto tão inovador ter ficado sem sentido no final. NO mais acho que levaria em conta seus 4 corações e adoraria ler o livro, dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rêh! Fiquei tão empolgada lendo o começo da resenha que quando você menciona que o último conto não se funde aos outros e tira todo o clímax que é posto primeiramente, fiquei triste! Juro que prendi o fôlego imaginando a cidade e seus segredos, e mesmo sabendo que o fim não vai ser tão bom quanto o esperado, quero muito conhecer!
    Bjhoxx

    ResponderExcluir
  7. Oi, você disse que tinha 4 contos, mas falou do primeiro. Fiquei curioso pra saber dos outros, apesar de que você contou um baita "spoiler" do que a moça vai encontrar na casa do cara da lanchonete, hahaha. A premissa do livro parece boa e, segundo você diz, parece ser bem escrito, apesar do final meio sem graça. Curti a dica!

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A capa é linda mesmo e de deixar o leitor louca de curiosidade. Fiquei mega curiosa para ler esses três contos,mas odeio quando o final fica perdido, isso desanima demais a leitura, ainda mais sendo os primeiros contos maravilhosos. Mas, mesmo assim fiquei curiosa para saber mais sobre essa cidade misteriosa. ótima resenha!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Caraca, li a resenha segurando a mão no vestido, toda tensa! Não sei como conseguiu, ficaria sem dormir! Estava surtada, sério. Eu gostei muito da premissa, mesmo não sendo fã da leitura de histórias de terror. Darei uma chance assim que tiver oportunidade! Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa