Resenha: Alzheimer: A Família A Doença

Título: Alzheimer: A Família A Doença
Autor: Érico J. Santos
Editora: Novo Século
Páginas: 160
Ano: 2017


Livro recebido em parceria com o autor








Sinopse: O livro Alzheimer - a família, a doença lhe convida a fazer uma reflexão sobre a vida e a descobrir de fato quem somos, de onde viemos e para onde devemos ir. Acredite, você não vai ler apenas um livro que fala da doença. Vamos falar das nossas emoções, das ações do tempo, dos nossos desejos, das inquietações da família. O livro se propõe a refletir sobre qual caminho devemos seguir e nos convida a buscar o amor, o perdão, a compreensão. Venha, você está convidado a descobrir a si mesmo. O momento mais importante da vida é o agora; sinta-se vivo, ame agora.


Alzheimer – A família, a doença é um livro de não ficção que conta um pouco da vida do autor, Érico J. Santos que cuida de três pessoas que sofrem com a doença. Sua mãe, sua sogra e sua cunhada. Cada uma em um estágio diferente da doença. Neste livro ele tenta acalmar seus leitores que assim como ele tem algum ente querido acometido por essa doença, mostra que não é fácil para o paciente e muito menos para os familiares que acompanham dia - a - dia o esquecimento, a rebeldia e os demais sintomas da doença.

A doença de Alzheimer não escolhe classe social, não escolhe cor, não tem uma bandeira. O Alzheimer tem uma reação. Uma vez acontecendo no corpo humano, gera grandes mudanças de ordem financeira, emocional e intelectual.
O Autor mostra também que devemos redobrar os cuidados com pessoas com Alzheimer, qualquer descuido pode ser fatal, eles se colocam em risco diariamente sem nem mesmo perceber. Fala também da importância de se ter paciência e jeito para lidar com eles, já que as emoções também são afetadas deixando - os chateados com facilidade ou agressivos. Porém, o mais bonito que eu vi no livro é o autor dizendo o tempo todo, Ame. Sim, ame seu familiar independente do que aconteça, independente dos dias ruins, e aproveite cada segundo com ele como se fosse o ultimo pois nunca se sabe, qual a memória será deletada no momento seguinte.


Minha avó teve o diagnostico de Alzheimer confirmado a pouco tempo e quando vi esse livro e o autor disponibilizando o mesmo para leitura, não pensei duas vezes, solicitei parceria e assim que chegou iniciei a leitura. É sempre bom saber como foi/está sendo a vivencia de outra pessoa, para trocarmos dicas sobre como melhor proceder e foi isso que senti falta no livro, o autor colocou alguns diálogos para dar um exemplo de como ele lida com as adversidades, mas foram tão poucos, gostaria de ter lido mais sobre o dia - a - dia deles.
No entanto mesmo esse livro tendo 160, tem muita coisa repetitiva nele que poderia facilmente ser descartado ou substituído por exemplos da evolução da doença e notas sobre o doente e a família, já que o livro é uma não ficção, o autor poderia ter adicionado coisas como: Quando descobriu a doença na sua mãe? E nos outros entes da família? Como eles reagiram? Como a família reagiu? E como vem sendo a nova rotina deles?
O livro e pequeno 160 páginas, a capa é bem bonitinha, a letra e a diagramação são ótimas e confortáveis aos olhos a revisão está boa e as páginas são amareladas.
Recomendo a leitura para todos que tem interesse em saber um pouco mais sobre a doença e todos os que convivem com alguém nessa condição.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa