Os Supremos: Kryos e Vulcano

Título: Kryos e Vulcano
Autor: Jefferson Andrade
Páginas: 81
Livro: Os Supremos
Editora: Coerência
Ano: 2018

Segunda história do livro Os Supremos*:

Em Kryos e Vulcano conhecemos dois Supremos: Abel e Átila, Gelo e Fogo.

Assim como em A Origem de Sonda (leia a matéria aqui), conhecemos os personagens e suas histórias desde a manifestação do gene Supremo. No caso dos gêmeos, seus poderes surgiram aos 12 anos de idade.

Apesar de terem a aparência física igual, as semelhanças entre eles terminam aí: enquanto Abel é calmo e controlado, Átila é explosivo. Assim como o gelo e o fogo.

Uma provocação na escola tira a já curta paciência de Átila e uma explosão ocorre, provocada pelo próprio menino. O único capaz de controlar/combater esse fogo é seu oposto: o gelo de Abel.

A partir daí eles conhecem o Dr. Arnaldo Negrão e começam a treinar com ele. Alguns anos depois são convocados pelo programa Incógnito, mas apenas Abel aceita o convite.

Átila, depois de mais um incidente com seu fogo incontrolável, resolve fugir; ir para um lugar tranquilo, em que ninguém o conheça, longe de tudo e todos e, principalmente, dessa cobrança por ser portador do gene Supremo.

Dez anos após ir embora ele finalmente é encontrado por Abel, que precisa da sua ajuda. Um terrorista portador do gene Supremo atacou uma usina nuclear em Angra dos Reis e cabe aos irmãos impedir uma catástrofe de nível mundial.

Fogo e Gelo deverão combater a radioatividade e salvar o mundo e a si mesmos.

Mais uma história incrível de super-heróis incríveis. Ou melhor, Supremos.

Ainda não conhecia o trabalho do Jefferson Andrade, mas a sua escrita me prendeu desde o começo. Todo o enredo, a personalidade dos gêmeos, as descrições... Tudo muito bem elaborado.

São personagens que, apesar do temperamento, são cativantes e nos faz torcer por eles.

A escrita do autor é descomplicada e proporciona uma leitura rápida.

Encontrei alguns erros na revisão e uma pequena troca nos nomes dos personagens, mas depois deu para me situar sem comprometer a leitura.

A narrativa é em primeira pessoa com a maioria dos capítulos narrados por Abel e alguns por Átila.

O Jefferson é um autor que com certeza lerei mais obras.

Não perca amanhã: A Sombra da Noite.

Abaixo tem uma pequena entrevista com o autor Jefferson Andrade. Confira.

NOTA 4


*Os Supremos é um livro que reúne quatro histórias de super-heróis brasileiros: A Origem de Sonda, Kryos e Vulcano, A Sombra da Noite e Apolo.
Cada um dos heróis (e alguns outros seres humanos) possuem o chamado gene Supremo, que lhes concede dons especiais que variam de pessoa para pessoa.
A descoberta deste gene foi feita pelo cientista Arnaldo Negrão que atualmente trabalha para o programa Incógnito, subsidiado pelo governo e que era, até certo tempo, super secreto.




ENTREVISTA

1. Como você se sentiu quando foi convidado a fazer parte do projeto Os Supremos? Você já sabia a respeito do projeto e do tema?

Senti-me muito feliz. Eu próprio estava pensando em idealizar um projeto sobre heróis, mas quando recebi o convite do Raphael, e vi a sua ideia, fui tomado de uma empolgação imediata. Não sabia do projeto do Supremos até então (O Raphael é mestre em fazer suspense e guardar segredos rsrs), mas curti o convite de cara. Não caberia outra resposta que não o sim em participar de algo tão especial.

2. Como foi o processo de criação de Kryos e Vulcano? Houve inspiração em algo/alguém ou até mesmo em algum super-herói já existente?

Foi um processo muito bacana. Tive o insight de criar gêmeos, e após a aprovação do Raphael, coloquei a ideia em prática. Os gêmeos são na verdade uma homenagem a cinco companheiros da minha turma de formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) que já faleceram. As partes dos nomes dos irmãos remetem aos cinco companheiros, o que consta em uma nota ao final da minha parte. Eu os considero verdadeiros heróis, muito mais do que qualquer super herói já criado.

3. Como ocorreu a interação entre os autores na criação das histórias para que houvesse um timing perfeito entre os acontecimentos e a narrativa da história? Houve uma ordem de escrita por parte de cada um?

Essa interação era mediada pelo Rapha. Ele recebia nossos feedbacks, passava algumas ideias, e buscava coordenar a nossa escrita para que não existissem pontos sem nó na história. Foi um trabalho muito legal, pois coordenar quatro histórias para que se ligassem em tempo e espaço, não é nada fácil.

4. Qual a sensação de saber que você é o criador de dois dos maiores super-heróis do Brasil? Tem planos para eles futuramente?

É uma sensação muito boa. Eu realmente gostei muito de trabalhar com o Abel e o Átila, e acredito que criei dois personagens capazes de gerar muita conexão com os nossos leitores. Todos nós (autores do Supremos) pensamos em continuar a trabalhar com esses personagens. É claro que isso não depende só da gente, existe toda uma estrutura por trás que garantirá essa continuação, como financeiro, Editora, nossas vidas pessoais e, principalmente, o gosto do leitor pela história, mas é claro que, no que depender de mim, Abel e Átila ainda vão encher mais algumas estantes por esse país afora.

5. Percebi que todos os heróis têm o nome com a inicial A. Foi proposital ou algo totalmente ao acaso?


Foi um acaso geral, que realmente deu muito certo. Quando pensei em escrever sobre gêmeos, achei um tanto quanto coerente utilizar nomes com a mesma inicial. Foi um acaso de fato que tivesse os nomes Abel e Átila disponíveis, dentre as homenagens que queria realizar. Quando terminamos o trabalho, me dei conta que acabou casando com a inicial “A” dos demais personagens. Espero que seja o destino conspirando a nosso favor kkk!


Muito obrigada, Jefferson, pela pequena entrevista! Espero que vocês tenham gostado da matéria e não esqueçam que amanhã tem mais: resenha de A Sombra da Noite e também uma mini entrevista com a autora Jadna Alana.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa