Resenha: As Cordas Mágicas

Título: As Cordas Mágicas
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2016




“A verdade é a luz. Mentiras são sombras.
A música é ambas” Pg. 65




 As Cordas Mágicas é uma fábula contada pela música, e é através dela que conheceremos a história de Frankie Presto.

 Pouco depois da morte de sua mãe, Francisco foi abandonado em um rio quando ainda era bebê pela mulher que cuidava dele.
 Salvo por um cachorro e seu dono - um generoso homem chamado Baffa - a criança ganhou um pai, por quem foi criado e amado.

Por consequência do abandono, alguns fatores prejudicaram a visão de Francisco e por essa razão Baffa se preocupava com o futuro do garoto.

 Observando sua intimidade com a música, o pai logo se prontificou a conseguir aulas de violão para ele. Pensava que, mesmo se viesse a ficar cego, o menino poderia ganhar a vida com a música. E estava certo.
No meio de uma guerra civil na Espanha, estava um professor cego ensinando música à Frankie.

“[...] Riqueza nunca definiu a música. O que é tocado de coração pode ser tocado em qualquer lugar.Em qualquer coisa.” Pg. 59

Tempos depois Bafa some sem deixar pistas, e Francisco sabia que aquilo significava que também estava em perigo. Precisou ficar longe de sua casa e passou um tempo com El Maestro, o professor. Mas também não poderia ficar lá, era perigoso demais.

El Maestro preparou tudo para a viagem do garoto, sem mesmo saber do que estava abrindo mão. Talvez fosse melhor que nem soubesse.
E foi assim que Frankie chegou nos Estados Unidos e, anos depois, se tornaria um dos maiores músicos do mundo.



O livro inicia no funeral de Francisco, e os capítulos revezam entre a história do violonista e com o depoimento de vários músicos e amigos que passaram pela vida de Frankie Presto.
Foram viagens, encontros e desencontros, muito tendo lutando pela própria comida, encontrando o amor - ou os amores - de sua vida até entender o motivo de todas as tragédias.
Todo mundo entra em uma banda nesta vida. Frankie entrou em várias.

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive as lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando você recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para a sua vida. Sou a música. Marco o tempo." Pg. 261


E eu paro por aqui pra não dar spoilers, mas a vontade era contar TUDO pra vocês saberem o quanto esse livro é incrível.




É muito interessante que a história seja contada pela música, além da visão de outros personagens, que dão um ar de documentário para o livro, mas sem ficar chato, sabe?
De começo eu demorei a entender, mas quando me envolvi, tudo se encaixou e passou a fazer sentido pra mim.

Depois de umas 60 páginas do livro eu já não consegui mais largar. Precisava dormir e não conseguia parar de ler e chorar. MAS CHORAR MESMO!
Vocês não têm noção do que é a narrativa do Mitch. Uma escrita envolvente, e que sempre me pegava desprevenida, e isso era o que eu mais gostava. Eu quase nunca sabia que uma tragédia estava por mim, e essa curiosidade me prendeu até o final.
E se você, assim como eu, AMA música, esse livro é pra você!

Ah, peço desculpas por não ter conseguido expressar o quanto esse livro é bom. Eu sinto que essa resenha não é suficiente.

NOTA: 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa