Resenha: Cadeados

Título: Cadeados - O amor é a chave
Autora: Nuccia de Cicco
Editora: The Books
Páginas: 331
Ano: 2018

Oi, pessoal! Hoje eu venho falar de um dos melhores livros que já li, inclusive favoritei.. <3

Cadeados: o amor é a chave, é um romance dramático da autora Nuccia de Cicco, que narra a história da Pamella, uma jovem que, de repente, num acidente de carro, perde os pais e, como sequela do acidente, perde também a audição.

Além do sofrimento pela perda dos pais, a surdez repentina a faz se recolher em uma concha, se isolar de tudo e de todos. Sua irmã, Íris, é quem busca de todas as maneiras ajudá-la. Mas infelizmente é difícil ajudar alguém que não quer ser ajudado.

Nesse contexto, Íris conhece o Jonas, loiro alto e boa pinta que se apaixonou à primeira vista por Pam, em uma tentativa dela de fazer terapia. Assim, Íris e Jonas se aproximam buscando medidas para tirar Pam de seu casulo, se aprofundam nas pesquisas sobre surdez e Íris tenta fazer com que a irmã reaprenda a se comunicar, a aprender leitura labial e até mesmo a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

O principal ponto do livro é sem dúvida a surdez da Pamella. O choque da perda de audição, as dificuldades enfrentadas por uma pessoa ensurdecida, a aceitação da nova condição e a busca por melhora na qualidade de vida, principalmente através do conhecimento sobre a surdez e sobre os direitos dos surdos.

Todavia, o romance também se faz presente. Jonas e Pamella finalmente se conhecem no curso de fotografia e se tornam melhores amigos. A fotografia foi escolhida por ser uma profissão que não requer audição e maximiza a visão.

E é aí que entra o drama.. Eles não conseguem assumir um para o outro o que sentem e com isso acabam machucando não só quem amam como a si mesmos.

Eu senti raiva de Jonas quase o livro todo! Hahaha... Será que eles vão se acertar?

Eu simplesmente AMEI Cadeados! Um livro absolutamente bem escrito, lindo, uma história linda, personagens reais... Eles vivem no Rio de Janeiro e andam de ônibus, não são ricos, fazem vaquinha pra comprar presente pra o amigo.. Sem aquele glamour clichê dos caras ricos com carrões. Quer história mais real que esta?

A escrita da Nuccia é sensacional. Os capítulos foram divididos em diferentes pontos de vista, principalmente Íris e Pam. Os da Pamella são em primeira pessoa, e os demais em terceira pessoa.

Um livro que merece ser lido por todo mundo!

Beijos e até a próxima!

NOTA 5

1 comentários:

  1. Olá
    Esse foi um dos melhores livros que li no ano. A escrita da Nu é uma delicinha e acompanhar a jornada da Pam é maravilhoso. Também senti muita raiva do Jonas, mas amei ele ao mesmo tempo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa