Resenha: A Pequena Sereia e O Reino das Ilusões

Título: A Pequena Sereia e O Reino das Ilusões
Autora: Louise O'Neill
Editora: DarkSide (Selo DarkLove)
Páginas: 224
Ano: 2019

Gaia é uma sereia e está prestes a completar seus quinze anos. Passou a vida inteira apenas ouvindo falar de como era a superfície, em como os humanos são cruéis e que deveria ficar longe deles. Mas tudo isso só fazia com que ela ficasse ainda mais ansiosa para ver com seus próprios olhos, e só poderia fazer isso quando finalmente completasse a idade estabelecida por seu pai, o Rei dos Mares.

Quando ainda era muito pequena para entender as coisas ao seu redor, Gaia perdeu a mãe. Era tão fascinada pelo mundo humano que, em um descuido, foi sequestrada em uma rede como um peixe (ou pelo menos é essa a história contada por seu pai, mas quem ousaria questioná-lo?).

O Rei dos Mares era tão temido por seu povo que poderia fazer o que bem entendesse, principalmente ter atitudes extremamente machistas até mesmo com suas filhas, colocando-as uma contra as outras dizendo quem era menos ou mais bonita, e a beleza era o único atributo que uma mulher poderia ter. Suas filhas cresceram com a ideia de que mulheres não deveriam ter vontades e opiniões e que deveriam sempre estar quietinhas, pois isso as tornavam atraentes.

Sempre contrariando suas irmãs e sendo tão parecida com sua mãe, Gaia sempre teve mil questionamentos na cabeça, e o maior deles era se a mãe estaria viva e se toda a história contada por seu pai era verdadeira.
Quando percebe que a pouco tempo será obrigada a casar com Zale - um homem muito mais velho e totalmente nojento e machista assim como seu pai -, algo faz com que a pequena sereia nade contra a maré e se arrisque para mudar tudo e descobrir o que verdadeiramente aconteceu com sua mãe.




Essa releitura de A Pequena Sereia traz um universo de fantasia, mas de pessoas com comportamentos extremamente reais.
Não é um livro feminista, por mais que todas as resenhas tenham me deixado essa impressão. É completamente o contrário!
É um livro tão machista que chega a incomodar, e isso faz com que a personagem tome atitudes até irracionais, mas que acarretam em seu crescimento.

Agora sobre o objeto livro, nem preciso dizer que a DarkSide fez um trabalho incrível e de qualidade. Eu quero dar um abraço nas pessoas que trabalham com a diagramação e artes dos livros, sério!

Voltando a falar sobre o conteúdo, só não dei nota maior porque li esperando algo mais voltado para o feminismo, pois foi isso que me passaram. Mas mesmo assim gostei do enredo e é uma escrita muito gostosa de ler. Vou reler em outro momento com a certeza que aproveitarei melhor a leitura.


Nota 3

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa