Resenha: A Montanha e o Rio

Título: A Montanha e o Rio
Autor: Da Chen
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2007
Páginas: 493

A Montanha e o Rio foi o primeiro livro de autoria chinesa que eu li e se forem todos tão bem escritos quanto este vale a pena lê-los.
O livro é um romance que conta a história de Tan, Shento e Sumi. Tan e Shento são filhos do renomado General Ding Long. Tan Long, filho legítimo, nasceu em berço de ouro e teve do bom e do melhor durante toda a sua infância: estudou no melhor colégio da China, teve aulas de música, inglês etc. Shento, filho ilegítimo e desconhecido pelo pai, cresceu em uma comunidade pobre da divisa com o Vietnã e foi criado por um casal de idosos que não tinham filhos; sua mãe morreu durante o seu nascimento.
Shento conhece o pai quando, por ocasião de guerra, o general leva suas tropas para a região para se defender dos ataques vietnamitas. Uma escola é montada pelo exército na comunidade e Shento é o melhor aluno, recebendo congratulações pelo próprio general todos os anos. General este que nunca assumiu ser seu pai. O principal motivo era o escândalo que poderia gerar.
Após muitos acontecimentos e reviravoltas na vida tanto dos rapazes quanto política do país, os dois se tornam rivais e inimigos implacáveis na vida política: Shento, com o poder que é cedido pelo presidente Heng Tu defende o comunismo com todas as armas possíveis; Tan, por sua vez, é líder de grupos que buscam mudar o sistema político-econômico do país, aderindo ao capitalismo.

"Cada dia que se passava com Tan Long ainda à solta me atingia como uma flecha venenosa. Eu voava como um mosquito enlouquecido a cada rastro do cheiro do sangue de Tan, apenas para descobrir que seu fantasma havia escapado mais uma vez. Cheguei a pegar um avião até Xinjiang em busca da minha caça, mas acabei me deparando, como era de se esperar, com mais uma decepção."
Sua rivalidade se torna ainda mais acirrada por uma pessoa: Sumi Wo. Amada pelos dois, apaixonada pelos dois e com história com ambos, Sumi é autora de um livro que conta sua história de vida e dos tempos passados com Shento num reformatório. O livro entretanto, é censurado por exibir o lado negro do país.


"- Você ainda me ama? - perguntei.  
- Amo.- Você o ama?
- Amo. 
- Tanto quanto me ama? 
- Como eu queria que houvesse duas de mim! Uma para você e outra para ele."


Batalhas são travadas e acontecimentos chocantes ocorrem neste livro que está na minha lista dos 5 melhores lidos em 2014. Um livro incrível, com uma escrita incrível e tão cheio de detalhes que faz o leitor questionar se a história é real. Uma trama muito bem feita, muito bem elaborada e riquíssima em detalhes.
A Montanha e o Rio é um livro que vale muito a pena ler principalmente porque retrata o comunismo de uma forma que faz o leitor entender um pouco esse sistema financeiro.
Super recomendo!

Bjinhos e boa leitura! Nath.

NOTA: 5

4 comentários:

  1. Já quando você disse que era "bem escrito" já adorei *-*

    Nunca li - nem ouvi falar - de livros como esse, quero dizer, que tratassem do comunismo. E também nem nunca li livros de autores chineses, mas esse despertou bastante o meu interesse. Quem sabe não entre pra minha lista? :3

    Parabéns! Ótima resenha!

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que eu comprei ele pela capa, título e sinopse. Me surpreendi com ele. Um excelente livro. Gostei principalmente do fato de sair um pouco dos livros americanos.
    Tenho um de um autor espanhol que em breve farei resenha.

    Bjo e obrigada. *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia o livro ainda, mas a história parece ser envolvente...
    Adorei a dica ;)

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Seu blog foi tagueado (TAG Liebster Award).
    Acesse >> http://1001nuccias.blogspot.com.br/2015/01/respondendo-tags-liebster-award-2015.html
    Abraços! bj-Ka!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa