Autor da Semana: Paulo Coelho



Paulo Coelho de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1947, nasceu em uma família de classe alta, aos 7 anos Paulo Coelho ingressou no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Desde muito novo, gostava de escrever. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso entre os anos de 1965 e 1967, onde foi tratado por psicólogos.

Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como “Eu nasci há dez mil anos atrás”, “Gita”, “Al Capone”, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.

Seu primeiro livro foi lançado em 1982, Arquivos do inferno, que não teve repercussão desejada. Lançou o seu segundo livro O Manual Prático do Vampirismo em 1985, que logo mandou recolher, considerando o trabalho de má qualidade. Conforme suas próprias palavras, confessa: "O mito é interessante, o livro é péssimo".


Arquivos do inferno - Paulo Coelho
Manual Prático do Vampirismo - Paulo Coelho

Católico não praticante, em 1986, Paulo Coelho fez uma viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 700 km do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, podemos ver detalhes desta experiência em seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.

O Diário de um Mago  -  Paulo Coelho

No ano seguinte, 1987, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos; O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 65 milhões de exemplares.

O Alquimista - Paulo Coelho

Sua obra O Zahir foi lançada primeiramente no Irã, para que lá pudesse ser registrada como obra local e que fossem processados aqueles que fizessem cópias ilegais do livro em língua persa. Para escrever O Zahir, Paulo Coelho instalou-se por uma temporada no Cazaquistão, país onde a obra se desenvolve.

O Zahir - Paulo Coelho


Sua obra "A Bruxa de Portobello", figura na lista dos mais vendidos no Brasil. A história é construída apenas por depoimentos das personagens fictícias a respeito da protagonista da história, respeitando a parcialidade de cada uma.

A Bruxa de Portobello - Paulo Coelho


Em 2008, lançou o livro "O Vencedor Está Só", que fala sobre uma série de assassinatos no Festival de Cinema de Cannes. Nesse livro, Paulo faz uma forte crítica social sobre como a elite se comporta e como somos manipulados por suas ações. Sendo esse o primeiro livro em que Paulo sai do mundo da magia e da religiosidade e entra no mundo do suspense policial, o tema não agradou boa parte dos fãs, mas isso não fez com que o livro também não fosse um sucesso.

O Vencedor está só - Paulo Coelho


Obras do Autor: O Teatro na Educação (1974), Arquivos do inferno (1982) , Manual prático do vampirismo - [recolhido pelo autor] (1986), O Diário de um Mago (1987),O Alquimista (1988) 
 Brida (1990), As Valkírias (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), Maktub (1994), O Monte Cinco (1996),Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika Decide Morrer (1998), O Demônio e a Srtª Prym (2000), Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001), Onze Minutos (2003), O Gênio e as Rosas (2004), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006), Ser Como o Rio Que Flui (2006), O Vencedor Está Só (2008), O Aleph (2010), Fábulas (2011), Manuscrito Encontrado em Accra (2012), Adultério (2014) Fábulas [Livro infantil] (2014)

Em 2009, é lançado no Brasil o filme Veronika decide morrer, que recebeu várias críticas negativas, pois o roteiro nada tem haver com o livro afirmando que o roteiro se distancia demais do livro. Existe um boato que irão transformar em filme o "best-seller" O Alquimista.

Filme: Veronika Decide Morrer


Como escritor, ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo. Vendeu, até hoje, um total de 100 milhões de livros, em mais de 150 países, tendo suas obras traduzidas para 66 idiomas e sendo o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos.





2 comentários:

  1. Oi! Te indiquei para responder a Tag 7 Coisas! http://docurailusoria.blogspot.com.br/2015/02/tag-7-coisas.html?m=1
    Se responder, me avise para eu poder ver! Beijos, Jú

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Obrigada pela indicação logo responderemos...beijão Julia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa