Como Incentivar a Leitura


Olá, gente! O post de hoje é um pouco longo, mas vale muito a pena ler, pois ele mostra como podemos incentivar a leitura em nosso país.

Sabemos que o Brasil, infelizmente, tem baixíssimos índices de leitura e isso se deve a vários fatores, como o custo dos livros e a falta de incentivo a leitura tanto em casa como na escola.

Mas as escolas incentivam a leitura, certo? Não da maneira correta!

Veja só, é muito difícil transformar Machado de Assis numa coisa divertida para crianças de 11, 12 anos. É um autor clássico da Literatura Brasileira? Sim! Mas, para muitos (eu, por exemplo), é um saco!

Quando se força uma criança a ler algo assim, ou ela vai entender e criar o gosto pela leitura ou ela vai associar a leitura a algo desprazeroso, uma obrigação. O último é o mais comum de acontecer.

Segundo pesquisas, mais de 70% das crianças e adolescentes brasileiros entre 5 e 17 anos leem por obrigação/exigência escolar. O índice de leitura no Brasil é de 4 livros em média por pessoa por ano, sendo que apenas 2,1 livros são lidos por inteiro. Em contrapartida, na Espanha, o índice é de mais de 10 livros por pessoa por ano. Mais do dobro!

Em 2014, no Brasil, mais de 65% da população não leu nenhum livro no ano. Isso mesmo: NENHUM!

Mas, por que isso acontece?

O alto custo dos livros (leia post sobre isso aqui) é um dos problemas. Entretanto, não é desculpa para quem gosta de ler. Afinal, existem outras alternativas: frequentar uma biblioteca pública e/ou, caso não tenha biblioteca pública na região, fazer downloads de livros (ou no site do domínio público ou em sites com licença para isso - nada de livros piratas, hein!). Com a internet tudo é possível! Então, o preço não é desculpa para não ler.

Outro grande problema, e talvez o maior até agora, é a falta de incentivo por parte da escola e da família. 

A escola cobra e obriga a leitura, não a torna uma coisa dinâmica e divertida. Além do mais, os livros exigidos são, na concepção da maioria dos alunos, chatos. Vivemos em um século onde não é mais necessária uma escrita rebuscada para demonstrar conhecimento, inteligência e poder. Por isso, leituras mais simples são mais indicadas. Não é que esses autores sejam ruins. Pelo contrário! Mas para se chegar ao nível de ler e compreender o que está escrito é preciso percorrer um caminho um tanto quanto longo como leitor. Ler bastante, aprender novas palavras, aprender a ter foco e concentração e aprender a interpretar. Quando o aluno/leitor estiver nesse nível, ai sim ele pode passar a ler e gostar de Literatura Brasileira Clássica. O mais interessante, entretanto, é que esse crescimento e busca por livros com escrita e enredo mais complexos é gradual. Conforme o aluno vai lendo e tomando gosto e aprimorando a leitura, ele vai se interessando por esses temas.

Portanto, para as escolas/professores/alunos: tornem a leitura mais dinâmica, divertida e prazerosa. Deixe que o aluno escolha o que vai ler e peça que ele faça um trabalho sobre o livro que leu. Faça leituras em conjunto, onde cada aluno lê a fala de um personagem. Ofereça prêmios aos alunos que lerem mais livros durante o ano. Incentive-os!

Mas.... Não adianta muita coisa se a escola fizer sua parte e a família não. Por isso, aos pais é indicado que sempre incentivem seus filhos a ler, comprem livros para eles, incentive-os desde cedo e, principalmente, deem exemplo! Se um filho vê o pai ou a mãe lendo ele se sente coagido a ler também, porque o instinto das crianças é fazer aquilo que os pais fazem. Leiam livros para seus filhos, leiam livros com seus filhos!

Se todo mundo fizer a sua parte, nós podemos mudar essa situação. Podemos fazer do nosso país um país com mais leitores, um país com muitos leitores. Que sejamos exemplo para outras nações!

Espero que tenham gostado!
Beijos da Nath!

Fotos: Camis Monezi


6 comentários:

  1. AMEI AS FOTOS e o post!
    Incrível!

    Beijos!
    Nívine

    http://www.outrocapitulo.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,

    Concordo com tudo o que você disse. Eu também fui uma adolescente que detestava ler, exatamente porque achava que os livros eram todos chatos como os clássicos. Só mais tarde que fui conhecer outras obras e peguei gosto pela leitura... Tanto que hoje sou escritora. Rsrs...
    Eu tenho um filho de sete anos e compro livros para ele que sejam do seu interesse, que tratem de coisas que ele gosta, como: Minecraft, dinossauros.... Porque assim, ele vai parar e prestar atenção na história. Se bem que ele fez eu ler Hobbit em voz alta para ele ouvir e prestou atenção até o fim. hahahahaha...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei a postagem, achei bem interessante os dados que você trouxe e acho que cada um tem que fazer sua parte e realmente é dificil estimular crianças a gostar de Machado de Assis, com sua escrita densa e narrativa pesada, até eu não aguento. Acho que temos que adaptar a historia para atrair a criança e adolescente e depois se o mesmo quiser, vai lá e procura o texto original.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Natha! Que fotos lindas! Amei seu texto e concordo com você, o modo como a literatura é tratada nas escolas é horrível. Afasta cada vez mais os jovens dos livros. E os pais tem que incentivar em casa, comecei a gostar de ler Lendo gibis da turma da Mônica que minha mãe me dava, e minha filha já tem os livrinhos dela aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá flor, super adorei esse post, tem gente que não gosta de ler e eu não consigo imaginar nenhum motivo plausível para tal. A leitura é um passatempo ótimo, estimula a imaginação e nos deixa mais criativos e com vocabulário mais rico.

    Eu tinha aversão por literatura nacional na época do colégio, pois era obrigada a ler textos muito antigos...durante a quarta série todos os textos da aula de português eram dos volumes do Sítio do pica-pau amarelo, eu adorava, mas ai quando você começa a ficar maiorzinho eles te apresentam Machado e muitos jovens não têm maturidade para tal tipo de leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Seria tão melhor se as crianças fossem educadas a ler desde a infância. Tive a sorte de começar a ler e gostar, mas vejo poucas pessoas assim!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa