Resenha: O Mapa de Vidro

Título: O Mapa de Vidro - Mapmakers 1
Autora: S. E. Grove
Editora: Verus
Páginas: 396
Ano: 2016






Ela conhecia o mundo somente por meio de mapas.
E não tinha ideia de que eles poderiam ser tão perigosos.
Em 1799, a Grande Ruptura lançou cada um dos continentes do globo a uma era diferente, da pré-história ao futuro distante. O planeta foi refeito, e o Novo Mundo surgiu. Exploradores começaram a esquadrinhar cada canto desconhecido, e a cartografia se tornou uma arte, um misto de ciência e magia.Na Boston de 1891, Sophia Tims é uma garota de treze anos que vem de uma família de exploradores e cartógrafos. Oito anos atrás, seus pais saíram em uma missão urgente e nunca mais retornaram. Ela mora com seu brilhante tio Shadrack, o mais renomado cartógrafo de Boston, que vem ensinando à sobrinha tudo que ele sabe. Mas então Shadrack é sequestrado por pessoas que estão atrás de um poderoso artefato.E Sophia, que saiu poucas vezes da cidade, é a única que pode salvá-lo.Ao lado de Theo, um refugiado do oeste, Sophia embarca em uma aventura por cidades secretas e mares desconhecidos para descobrir segredos há muito enterrados. Mas, conforme os dois jovens tentam salvar Shadrack, percebem que a vida deles também pode estar em perigo.O Mapa de Vidro vai fazer você submergir em um mundo de fantasia autêntico e intrigante, com uma heroína que vai ganhar seu coração.



Apesar de os continentes terem a mesma forma, o Novo Mundo é diferente do nosso mundo. Há alguma semelhança aqui e outra ali, mas nada significativo. É nesse mundo que Sophia vive, mais precisamente em Novo Ocidente, que fica onde antes era o leste dos EUA. Neste mundo, existem centenas de eras, e a era mais próxima da nossa realidade é a era em que Sophia vive, a de Novo Ocidente.
No entanto, logo ao lado, estão as Terras Baldias ou as Triplas Eras; conhecidas assim por apresentarem três eras distintas em seu território. Com o tempo, no entanto, as três eras - em termos culturais - acabaram se misturando e Nochtland, a capital das Terras Baldias, é uma amostra fascinante de tudo o que se tem nas Triplas Eras.
Foi lá que Shadrack, tio de Sophia, estudou cartografia e se tornou o mais hábil e famoso cartógrafo do mundo. Com o desaparecimento da irmã e do cunhado, e com Sophia tendo alcançado idade suficiente, ele resolve ensiná-la tudo o que sabe para que, juntos, possam encontrar os pais dela.
Mas Shadrack é sequestrado antes que possa ensinar a Sophia muita coisa e ela, agora só, terá de desvendar enigmas e seguir as pistas para encontrar o tio. Antes de ser levado, no entanto, ele deixa algo com o que começar:

[...] O que meu antigo caderno está fazendo na poltrona de Shadrack?, ela se perguntou, pegando-o. O caderno parecia pesado. Ela desamarrou as duas fitas de couro que  mantinham o caderno fechado, e ele se abriu em algo que parecia um bilhete. Imediatamente Sophia reconheceu a letra de Shadrack, numa mensagem breve, que dizia:
Sophia, vá até Veressa. Leve meu atlas. Com amor, SE
Atrás dele, estava um mapa de vidro.
Maravilhada, Sophia olhou para o mapa e o bilhete. Afinal, Shadrack havia lhe deixado uma mensagem! E havia encontrado o lugar perfeito. Entre as pesadas páginas de seu caderno de desenhos, a fina folha de vidro ficaria bem protegida. [...]

Com esse comando, Sophia decide procurar a tal Veressa, que ela descobriu ser uma ex-colega de faculdade de Shadrack. Mas um garoto chamado Theo, que fugiu do circo onde era atração/prisioneiro, aparece em sua porta pedindo ajuda para sair de Boston. Coincidentemente, ele tem o mesmo destino: as Terras Baldias. Assim, juntos, eles partem em uma aventura cheia de emoções e muitos perigos, como eles vão descobrir.
A sequestradora de Shadrack, alguém de seu passado, deseja "consertar" a ruptura para que possa recuperar sua era perdida. Mas, para que possa encontrar a carta mayor, um artefato religioso que muitos consideram um mito, ela precisará do mapa de vidro. Sophia e Theo começam então a ser perseguidos pelos Homens de Areia, capachos de Blanca, a sequestradora de Shadrack. Para a sorte dos dois, eles encontram piratas do bem, que os acolhe, protege e ajuda em sua jornada.
Chegando em Nochtland, Sophia descobre que a situação do mundo é mais grave do que ela imaginou: uma era glacial está movendo suas fronteiras e dominando outras eras, destruindo tudo e todos e transformando tudo em gelo. Agora, eles terão que encontrar Shadrack, se livrar de Blanca e dos Homens de Areia e parar a era glacial antes que elas os alcance.


O Mapa de Vidro te leva para um universo novo, diferente e encantador. É fascinante acompanhar a jornada de Sophia e mergulhar nos mapas de memória - uma das surpresas do livro. Além de seres fascinantes, eras fascinantes e uma história incrível, o livro possui uma escrita agradável e de fácil interpretação. Você se apaixona por Sophia e suspira aliviado cada vez que ela consegue despistar seus inimigos.
Para quem gosta de aventura, fantasia e sair um pouco das "histórias comuns", O Mapa de Vidro é o livro perfeito para isso.

"15 de março de 1881
Minha querida Sophia,
Sua mãe e eu pensamos em você a cada minuto de nossa jornada. Agora, ao nos aproximarmos do fim da expedição, esse pensamento é ainda mais forte. Esta carta levará eras para chegar até você, e, se tivermos sorte, chegaremos antes destas palavras. Mas, se você recebê-las e nós ainda não estivermos aí, saiba que estamos em busca de vestígios perdidos em Ausentinia. Não pense em vir atrás de nós, minha querida. Shadrack saberá o que fazer. É uma rota muito perigosa. Não desejávamos viajar para Ausentinia. Ela viajou até nós.
Com todo o meu amor,
Seu pai, Bronson."


NOTA 5

3 comentários:

  1. Oi Nathalie, eu não conhecia ainda esse livro, mas achei muito interessante, parece ser uma aventura com fantasia totalmente novo do que estamos acostumados.
    Fiquei bem curiosa para ler, ótima resenha, parabéns!!
    Beijos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giuli! Obrigada! É um livro maravilhoso mesmo. Desde que lançou fiquei de olho e agora estou aguardando a continuação.
      Beijoos!

      Excluir
  2. Oi Nathalie, eu não conhecia ainda esse livro, mas achei muito interessante, parece ser uma aventura com fantasia totalmente novo do que estamos acostumados.
    Fiquei bem curiosa para ler, ótima resenha, parabéns!!
    Beijos grandes.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa