Resenha: Planeta Brutal

Título: Planeta Brutal
Autor: Raphael Miguel
Editora: Coerência
Páginas: 302
Ano: 2017

Livro recebido em parceria com o autor Raphael Miguel

Oi, pessoal! Estou aqui hoje para falar do quarto livro solo do querido autor Raphael Miguel: Planeta Brutal.

Planeta Brutal é uma distopia que narra a história do Planeta Terra após o evento apocalíptico conhecido como Primeiro Dia. Neste evento, grande parte da população humana, animal e vegetal foi dizimada. O que restou foi um planeta desértico, perigoso, caótico e brutal.

Nesta nova realidade, ninguém é totalmente confiável e o que vale são as Leis da Sede e da Sobrevivência. A primeira garante absolvição àqueles que matarem para sobreviver, se alimentando da vítima. A segunda garante liberdade àqueles que matarem para se defender, em legítima defesa.

É neste mundo cruel que conhecemos Kaiara e seu pequeno filho, Diel. Viúva de um lider de um clã massacrado, seus únicos objetivos na vida são proteger seu filho e vingar a morte do seu marido e do povo do seu clã.

Os eventos que culminaram no Primeiro Dia assolaram a face do Planeta Terra. Com a população reduzida drasticamente e com os efeitos das extinções de espécies e do aquecimento global, os sobreviventes tiveram que se adaptar a uma nova realidade... uma realidade feia, cruel, visceral, BRUTAL.
Em meio ao caos, após ter vivenciado o lado mais horrendo dos remanescentes, uma mulher leva seu pequeno filho pelo deserto sem fim na intenção de encontrar um lugar melhor para sobreviver, mas o perigo espreita pelos cantos e cada passo pode ser mortal.
Com um ritmo alucinante, “Planeta Brutal” irá te levar a um mundo caótico, com uma trama repleta de reviravoltas através de personagens fortes e marcantes que não têm limites para alcançar seus objetivos.


Em sua jornada, encontra Judah, um arenoso - espécie que pode passar grande período sem água e que restaura suas forças "bebendo" aquáticos, outra espécie deste novo mundo.

Judah é um ser vil, cruel, dissimulado e sem compaixão. Os dois entravam uma luta mortal, mas as circunstâncias do destino os tornam aliados inusitados.

Em suas andanças, são levados até o clã Rosa do Deserto, um lugar feliz e próspero, que vive sob a liderança de Jix, um homem implacável e, por vezes, cabeça dura.

Judah é um personagem que a princípio traz muita antipatia. Seu jeito grosseiro e mal educado por vezes me fez detestá-lo. Entretanto, seu crescimento ao longo do livro transformou-o em uma criatura admirável. Mesmo que seu instinto e falta de educação permanecessem.

Já Kaiara, é uma guerreira destemida e obstinada, capaz de tudo para alcançar seus objetivos, mesmo que estes não sejam assim tão nobres. Capaz de tudo mesmo. Sua sede de vingança a deixa cega e a faz cometer atos odiosos. Uma pena.

"[...] Eu poderia ter evitado a chegada de Hazz, poderia contar sobre Alin, alertar Jix sobre os perigos. Mas, se tivesse feito isto, talvez nunca alcançasse minha vingança. Eu precisava ter a chance de confrontar Hazz mais uma vez e de poder vingar a morte de Rifer."
p. 249

O livro é tal qual seu título: brutal. Não há piedade. Raphael Miguel criou uma realidade tão dura que é difícil até mesmo sentir esperança.

Mas, há lições de fé no livro. Muitas. Muitos personagens se agarram a ela e tentam sempre imaginar um futuro melhor, através de boas ações.


O que Kaiara fez trouxe consequências drásticas para ela e para aqueles que ela ama. E você pode descobrir o fim dessa história lendo Planeta Brutal.

Raphael, como sempre, me surpreendeu. É incrível a facilidade com que ele escreve bem qualquer gênero, mas ao mesmo tempo já espero isso dele. Só preparem os corações para essa leitura, ele não aliviou.

Os cenários foram tão bem descritos que a partir do momento em que eu comecei a ler, me senti transportada para o lugar narrado. As cenas de batalhas foram narradas com perfeição e as ilustrações tornaram o livro e a história ainda mais incríveis.

Ao final, ele deixou uma parte especial, um conteúdo extra, com playlist, curiosidades e... um final alternativo.

Esse é Planeta Brutal, um livro lindo por fora e brutal/incrível por dentro, com uma capa e diagramação condizentes com o conteúdo. Os capítulos são pequenos e a leitura é rápida, principalmente da metade para o fim do livro.

Com a mensagem de nunca perdermos a fé e a esperança, Raphael presenteia seus leitores com mais esta história incrível.

E claro que a nota é 5!

NOTA 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa