Resenha: Quando o Mal tem um Nome

Título: Quando o mal tem um nome
Autora: Glau Kemp
Editora: Independente
Páginas: 204
Ano: 2017


Ebook recebido em parceria com a autora








Sinopse: “Sinto medo. O tipo de medo que persegue até a presença de outras pessoas. Segue até a luz e entra nas cobertas. Não está debaixo da cama ou dentro armário. Está em minha pele e tem um nome. Não pergunte. Não descubra. Nunca saiba o nome do seu medo, ou irá chamá-lo... Seus lábios podem estar selados, mas sua mente repetirá: Donavan... Donavan... Donavan.”
Na Aparecida dos anos 70, uma cidade erguida no centro de um milagre, conhecemos a história de Marta e sua filha Clara. De sua terra cultivada por fé a malignidade cresce no coração de uma mãe devota. As orações que a padroeira não atende são feitas agora para eles: anjos caídos. Ela não deveria saber o nome do demônio que atendeu sua prece, e a abominação despertada é tão grande que todos vão pagar pelo seu pecado. O mal só precisava que alguém o chamasse pelo nome e agora está entre nós.
"Faça uma oração antes de dormir e deixe a luz acesa. Se vir a fé em seus olhos, talvez vá embora. Mas ele virá”
— Por que um demônio iria querer vir até à casa de Deus, minha jovem?
— Por que o senhor iria até a casa do demônio, padre?
— Para levar a luz até ele.
— O demônio também tem seus planos.


Em Quando o mal tem um nome vamos conhecer a história de Marta uma mulher de 42 anos muito devota a Nossa Senhora Aparecida, padroeira que dava o nome à cidade onde morava. Marta era uma mulher de fé que nunca desistiu de ser mãe de uma garotinha, era seu sonho. Já foi mãe de dois rapazes e o desejo de ter uma filha mulher nunca a abandonou. Agora mesmo com a idade já avançada se vê gravida novamente e aquela esperança a tempos perdida retorna com toda a força. Porém seus amigos e vizinhos falam que pelo formato da barriga ela terá um menino novamente, desesperada Marta roga a Nossa Senhora com toda a força para que seu pedido seja atendido e que esteja gravida de uma menina.

"— Se sua fé for maior nas crendices populares do que em Deus e Nossa Senhora Aparecida não vejo porque eles atenderiam suas orações. — Padre Jonas sorriu levantando a sobrancelha, um gesto incômodo aos olhos de alguns senhores que mudaram de paróquia por conta disso, alegando que Jonas era muito galanteador para ser padre. — É na adversidade que a fé se mostra mais difícil, porém mais eficaz para curar a alma. Milagres são realizados a partir da dor e do sofrimento do espírito, mas ele surge na semente da fé. Você tem que ser a primeira pessoa a acreditar no seu milagre."

Não suportando a agonia de não saber o sexo da criança, Marta junta todo o dinheiro que tem a fim de fazer um ultrassom, a mesma fica arrasada quando descobre que outro menino está a caminho em seu ventre. Inconformada com sua situação, Marta sai do hospital chorando e é abordada por uma cigana que diz poder resolver todos os seus problemas. Como o pedido para a santa não resolveu em nada, ela decide aceitar a proposta da cigana e vai em busca de uma entidade que promete dar a ela o que ela deseja, mas claro que tudo tem um preço e as vezes ele é caro demais.

" — Pra esse neném se chamar Clara, vai ter que fazer mais do que acender vela. E eu não disse que era pro diabo. Um demônio não vai resolver seu problema, você precisa de um mago capaz de invocar vários. — A mulher deixou um cartão na mão dela e se foi. A grávida apertou a barriga, assustada, porém emocionada. Mencionar o nome do bebê antes do nascimento atraía mau agouro e nunca comentou com ninguém que se fosse menina seria batizada de Maria Clara. Nem João sabia da escolha."

Sendo assim, depois de nove meses Marta dá a luz a uma menina, chamada Maria Clara, uma menina estranha e diferente que nasceu com uma marca esquisita na testa. Essa garota era para ser o sonho de Marta mas  aos poucos ela percebe que sua filha é seu pior pesadelo. Coisas estranhas cercam essa família que dia a dia vem enfrentando situações de tremendo horror. 

"O homem que vai até a casa do diabo, partilha da sua comida, bebe da sua bebida, mas não teme sua ira. É mais perigoso que o próprio diabo, pois somente quando o aprendiz supera mestre ele deixa de temê-lo."

Com medo do que fez e do que poderia se tornar a sua filha, a mãe volta para a igreja e leva Maria Clara para seguir os caminhos da fé, tentando conter todo o mal que nela existe, porém o que elas não imaginam é que estão ligadas pelo o mal que não as deixaram em paz.

"Faça uma oração antes de dormir e deixe a luz acesa. Se vir a fé em seus olhos, talvez vá embora. Mas ele virá”


Esse livro com certeza queria que eu o lesse. Vou contar para vocês uma breve história sobre como eu cheguei até ele e sua autora. Quando adquiri o Kindle Unlimited fiquei vagando pelos livros que lá estão em busca de algo interessante até que me deparei com essa obra. Fiquei interessada na hora e fiz o empréstimo do mesmo, não pude ler no momento pois estava finalizando uma leitura e nesse meio tempo a autora abriu parceria e a Nath me marcou mostrando pois, tinha certeza que eu iria gostar, pois quando vi que era o livro que eu já tinha baixado fiquei em êxtase, fechamos parceria e comecei a ler de imediato.
Como vocês já sabem eu sou fã de terror e aqui no Brasil, autores desse gênero são muito escassos e/ou pouco divulgados, e conhecer essa obra me deixou muito feliz.
A história criada é bem original, nós começamos o livro já apreensivos com o que essa mãe está fazendo e é inacreditável o que as pessoas são capazes de fazer para realizar seus desejos, acreditem isso realmente acontece, temos vários relatos por ai. 
A parte do livro onde o ritual acontece para mim foi o ápice, apesar de conter um elemento muito utilizado em rituais que eu não gosto muito (gato preto), pois leva a pessoas de má fé a machucar  os 
animais.
Depois dessa cena ainda temos umas partes surreais com a protagonista Maria Clara e o final foi surpreendente e inesperado.
Apesar disso, se eu for descrever o livro para vocês eu diria que o mesmo é bom com picos excelentes, voltando ao ritmo habitual, veja bem, ele não caio ritmo ele na verdade aumenta bastante e volta para o que era, penso que um pouco pode ser por eu não me assustar nem me apavorar com livros deste gênero.
Mas para as pessoas que sentem medo e gostam disso rsrsrs, aqui vai um livro que vai despertar essa sensação em você com toda certeza, além disso você não vai esquecer essa história por um bom tempo.
Sobre o livro: A diagramação está boa, a revisão está ok também. A capa é sensacional e  o enredo também. 
A escrita da autora é maravilhosa, conseguimos sentir tudo o que a personagem sente. Senti falta apenas de uma outra visão já que a história é narrada ora por Marta, ora por Maria Clara. Queria saber mais sobre os sentimentos de seu pai e irmão que só transpareceram ser machistas e egoístas.
Recomendo a leitura para todos os fãs de terror e que querem conhecer autores nacionais muito bons do gênero. Espero que a autora continue escrevendo livros do gênero, pois com certeza lerei todos.
Ps: A Melhor parte ever do livro é o relato real da autora, vou deixá -lo aqui para vocês ficarem instigados.
Nota da autora
[...] — Donavan.
Ele falou baixo. Mas o som em perfeita compreensão, olhando para a televisão não pareceu notar que dissera alguma coisa. Meu marido chegou de viagem aquele dia, um dia antes do previsto, poucas horas atrás eu tinha iniciado a escrita desse material. Sem conhecimento, pois eu não havia comentado nada com ele e o computador estava desligado. Ele falou esse nome, um nome incomum para nós.
— Por que você disse esse nome? — Perguntei de imediato
— Que nome?
— Esse nome, por que falou Donavan?
— Falei? — Ele pensou um pouco sem compromisso. — É falei. Sei lá. — E começou a rir. — Que cara é essa? — perguntou.
— Esse é o nome do demônio — respondi a ele.
— Tá amarrado! — E continuou rindo.
Olhei para o notebook e ele permanecia fechado, o relógio dizia que não fazia uma hora que meu marido estava em casa. Não era uma brincadeira dele. Não tinha como ele saber de todas essas coisas, pois eu mesma não sabia. Essa foi a primeira vez que eu pensei que Donavan não era um demônio que eu havia criado. Ele era real e queria algo de mim. Meu marido dormiu sem compartilhar de meus temores eu permaneci acordada naquela madrugada, transcrevendo a história deles. O mal existe, quer acreditemos ou não, mas se você acreditar ele ganha força. Pode ganhar forma.
E, se você tiver muito azar, ele pode ganhar um nome.
Donavan.



Aonde Comprar: Amazon | Instagram da Autora

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 4

15 comentários:

  1. Nossa!!! Fiquei super intrigada com esse livro. Vai ir pra minha lista agora!
    Eu também sou super fã de terror, ainda mais quando há demônios ou fantasmas envolvidos. Que bom que o livro excedeu as tuas expectativas, é tão bom quando queremos ler muito um livro e ele acaba sendo melhor que o esperado. Não conheço a autora, mas acredito que o livro entrará para minha lista de favoritos.
    Beijos!!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa obra. O enredo parecer ser bem original, além de se tratar de uma autora brasileira. Sou vizinha da cidade de Aparecida e o fato me chamou bastante a atenção, pois até então nunca vi uma trama que a tivesse como cenário. O conflito com a fé é, realmente, intrigante de se acompanhar. Irei lê-lo assim que possível.

    Também sou adepta da divulgação de livros nacionais justamente pela raridade de vê-los como favoritos nas estantes de nossos leitores, sendo assim acho muito válido o incentivo por nossa parte.

    Assim como o Cura Leitura, também possuo um blog em parceria que tem como projeto o incentivo aos nacionais que são pouco conhecidos, mas que valem a leitura . Afinal, temos muito potencial em nosso país, apenas não recebem o devido reconhecimento. Ainda não colocamos em prática, mas a primeira resenha virá na sexta-feira da próxima semana.


    Parabéns pela resenha, embora gostaria de saber mais sobre a biografia da autora, me convenceu a adicioná-lo em minha lista.


    Até mais!


    /Juliane

    Blog Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, assim como você sou fã de terror e fico morrendo de curiosidade para saber o que essa mãe está fazendo. Sem dizer desse final... eu preciso muito ler, para saber o que acontece.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, me deu medo só de ler a sua resenha. Sabe quando fico imaginando a personagem devota e descobrindo isto? Fico já arrepiada só de imaginar mesmo que você diga que tem momentos de altos e baixos. Nossa, deveria ser publicado pela editora, só pela capa também.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pelo visto essa leitura é daquelas que deixam a gente chocados ao longo da narrativa e o desenrolar dos acontecimentos. A personagem parece bem forte e toda essa parte religiosa deve ter ficado interessante já que sua resenha demonstra o quanto lhe agradou.
    Uma história que não sei se leria mas gostei de conhecer sua experiência com essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    EU já tinha lido uma resenha sobre este livro e tinha ficado muito interessada, apesar de não fazer muito meu estilo de leitura e com certeza não uma história que eu pegaria de livre e espontânea vontade, mas realmente fiquei curiosa para saber sobre o desenrolar e o final surpreendente.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Reh!
    Eu não curto tanto assim livros de terror, mas se for sair da zona de conforto, este estará na minha lista com certeza! Só não curti porque você mencionou um gato preto e imagino o que é feito dele no livro... Mas no geral, acho que vou ficar algumas noites em claro por causa dessa leitura. rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Não sei se tenho coragem de ler esse livro. Até gosto de um terror de leve, mas esse tem muitos elementos tensos!
    Mas gostei da sua sinceridade e suas impressões. Anotei a dica para ver se em outra oportunidade eu consigo ler!

    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias



    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Sou muito medrosa, mas os enredos do gênero despertam muito meu interesse, por isso estou começando a ler agora, mas estou começando com livros mais leves, o que não parece ser o caso desse.
    E eu acho que esse negócio de ritual envolvendo o bichinho me incomodaria também.
    Vou anotar a dica aqui e indicar para uma amiga que vai amar, com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oii!!!
    Não gosto de ler livros de terror, sério. Eu sou medrosa demais, portanto esse livro eu não leria. Na sua resenha consegui ver o quanto você gostou de ler esse livro e isso é muito bom. Quando uma leitura nos empolga é tudo de bom. Vou indicar esse livro para amigos que gosto de terror, já que eu kkkk não gosto. Principalmente porque o livro envolve rituais, eu não gosto dessas coisas kkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gostava muito de ler livros de terror e assistir filmes do gênero, mas depois de um tempo, quando fui ficando mais velha, eu comecei a morrer de medo dessas histórias, justamente por causa dos relatos reais, chego até a arrepiar. Eu sinceramente fiquei curiosa com a história, mas não sei se teria coragem de encarar hahaha
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Oi Reeh, tudo bem
    Que resenha foi essa, garota?
    Eu tô aqui de queijo caído, pois como voce mesmo disso, autores desse gênero são escassos e eu tive uma grande desilusão com esse genero com um certo livro aí...
    O que posso dizer? QUERO, QUERO FORTEMENTE LER ESSE LIVRO!!! fiquei muito curioso para saber como é o desfecho.
    Aproveito também para te fazer uma indicação: O Horror Na Colina de Daarrington, o livro é excelente e a edição, maravilhosa.

    ResponderExcluir
  13. Olá Renata!!!
    Eu nem li o livro ainda e já estou toda arrepiada...
    Eu nunca tinha ouvido falar da autora e nem do livro. E JESUS que livro é esse!?
    Eu sou bem medrosa, mas também curiosa e esse livro vai com toda certeza entrar na minha lista pois o livro me ganhou pela sinopse dele.
    E vou ter que lê-lo de dia porque se não eu não durmo a noite kkkkk

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. PRECISO! É só isso que consigo dizer. Que resenha é essa? Que sinopse é essa? Provavelmente vou me arrepender de querer lê-lo, já que vi que a história tem um terrorzinho, mas, meu Deus, eu preciso conhecer esse livro!

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rêh!
    Fiquei bem curiosa para ler esse livro, mesmo percebendo que tem uma coisa que não faz sentido para mim nesse enrendo. rsrs... O terror deve ser muito bacana e certeza que ia me fazer arrepiar!!! Gosto disso nos livros!
    Beijão!
    https://www.instagram.com/juntodoslivros/
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa