Resenha: Ps: Eu Te amo

Título : P.S. Eu Te Amo
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Ano: 2012



Livro do meu acervo pessoal








Sinopse: Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

Neste livro vamos conhecer a história triste e dramática de Holly e Gerry. Holly e Gerry se conhecem desde a infância, foram melhores amigos, namorado e depois se casaram. Mesmo depois de 7 anos juntos o amor entre eles nunca diminuiu, e com isso vinha a certeza de que eles envelheceriam e ficariam juntos para todo o sempre.
“Encontrar alguém que amamos e sermos amados é um sentimento maravilhoso, maravilhoso. Mas encontrar uma alma gêmea é um sentimento ainda melhor. Uma alma gêmea é alguém que entende você como nenhuma outra pessoa, que ama você como ninguém, que estará ao seu lado para sempre, independentemente do que aconteça.”
No entanto a vida prega um peça nos planos do casal e leva Gerry muito cedo devido a um tumor cerebral em estágio avançado e inoperável. Holly ficou ao lado do seu amado até o último segundo e quando o inevitável acontece ela fica desolada. Holly fica sem vontade de viver, não sai de casa, mal come, não dorme direito e só chora. Além disso ela está sem trabalho devido ao seu chefe não aceitar o fato de que ela precisava se afastar para cuidar de Gerry. Com isso ela fica cada vez mais deprimida e nem mesmo com a ajuda de seus pais e amigos, Holly consegue reagir. 

“Gerry havia partido para nunca mais voltar. Era a realidade.”
Porém em um dos seus péssimos dias, Holly recebe a ligação de sua mãe avisando que recebeu um envelope, mas que está destinado a ela, sendo assim, ela mal consegue acreditar quando percebe que aquele envelope nada mais é do que uma lista deixada por Gerry para ajudá - la a seguir em frente - como ele sempre disse que faria e ela nunca levou a sério.

P.s. Prometi que faria uma lista, então aqui está. Os próximos envelopes devem ser abertos exatamente no mês certo. Obedeça. E lembre - se de que estou cuidando de você, por isso vou saber... 

Agora Holly possuía dez envelopes que deveriam ser abertos um em cada mês especifico, dez instruções que seu marido deixou para ela seguir em frente e aprender a viver sem ele. Sabendo que o luto seria difícil para ela, ele preparou tudo com muito carinho para tentar confortá-la e ajuda-lá a passar por esse período e seguir em frente com sua vida.

“Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida…você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras.”
Mês após mês Holly vai seguindo as instruções de Gerry e aos poucos e com ajuda da sua família e amigos, vai retomando a sua vida, ela teme quando os envelopes acabarem, mas cada passo que ela dá, fica bem claro que dali por diante ela terá forças necessárias para seguir em frente sozinha.
“Ela havia aproveitado todos os segundos de sua vida com Gerry, mas agora era hora de seguir em frente. Passar para o capítulo seguinte de sua vida, levando todas as experiências maravilhosas consigo e as experiências que a ensinariam muito e a ajudariam a moldar seu futuro.”



Peguei esse livro despretensiosamente e já conhecendo o enredo através da adaptação de mesmo nome, mas a primeira dica que dou aos possíveis leitores dessa obra é, esqueça o filme. Os personagens são totalmente diferentes e suas personalidades também, eu não fiquei muito feliz com o filme mas, esse livro, nossa ele me marcou muito. 

Aqui vamos ver uma linda história de amor, que continua maravilhosa mesmo após a morte de Gerry, além disso vamos ter uma história de superação, de amizade e sobre a importância de ter a família ao nosso lado, tudo isso com uma leveza extraordinária. O sofrimento da Holly é palpável e real, algo que alguns já passaram e que poderia acontecer com qualquer um de nós e a forma como ela está reagindo a isso tudo também, me peguei pensando várias vezes que eu reagiria igual ou pior. 

Outro ponto que achei interessante foi que, essa obra me ajudou a entender como fica uma pessoa enlutada, e quanta pressão ela recebe de pessoas que acham que já está na hora de superar, de pessoas que acham que ela não deve superar nunca e de pessoas que perguntam se está tudo bem sem querer saber a resposta de fato. Isso com certeza vai ficar sempre guardado comigo, hoje posso dizer que entendo mais o período de luto da minha mãe que perdeu uma irmã por um problema cerebral do que na época do ocorrido.

O livro é dividido entre presente e passado, mas no passado a autora fez questão de mostrar os momentos felizes do casal e não as partes difíceis isso com certeza foi o diferencial da obra, o passado retrata a saudade da Holly e o porque ela lamenta tanto não ter um futuro com seu amado.

Os bilhetes do Gerry também foi escrito com muito cuidado, em momento algum soou como ordem e sim como observações de uma pessoa que se preocupa com a outra o suficiente para tentar ajudar mesmo após a morte.

Outra característica linda do livro é a amizade verdadeira que suporta tudo e que se mantém firme, todos os amigos de Holly eram amigos do Gerry e ver eles colocarem a dor deles no bolso para cuidar da dor da Holly é lindo. A família de Holly também é retratada de uma forma incrível, cada um lida com ela de uma forma e pessoas que eram mais próximas se afastam e as mais distantes mostram que estão ali por ela.

Sobre o livro: A capa retrata bem o teor do livro, porém eu não gosto de modelos em capas, mas quando tem prefiro que não mostrem o rosto. As folhas são amareladas e a diagramação está linda, cada capítulo tem um coraçãozinho, super fofo. A revisão está ok, com erros mínimos de português. 

Indico muito o livro para quem gosta de uma boa história. Lágrimas, sorrisos, superação, amizade, tristeza e alegria, tudo isto podemos encontrar em “P.S. Eu te amo”, as lições contidas nesta obra serão levadas comigo para sempre.

Até a póxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 5 

10 comentários:

  1. Oi Rê, tudo bem? Eu nunca li esse livro e nem tive coragem de ver o filme justamente por conta do luto, mexe demais comigo e acho que passaria semanas chorando e chorando... mas de qualquer forma é um tema interessante, parece uma linda história <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oie, apesar do sucesso dessa autora, nunca vi o filme nem li o livro, eu não sei, procuro fugir desses clichês que todo mundo ama porque de certa forma parece que já sei da história, sabe? Mas ainda assim, me parece uma história tocante e que me faria chorar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata, tudo bem? Vi o filme e chorei bastante. Faz muitos anos que vi e ainda não tenho coragem de ler o livro, porque tenho certeza que é muito mais intenso Amei de verdade a sua resenha, conseguiu me passar as sensações que você teve ao ler o livro e isso é sensacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente lindo e emocionante esse livro. Concordo com você que o livro é diferente do filme. Eu vi primeiro o filme e quando peguei o livro pra ler me surpreendi, aquele romance era ainda mais profundo. Realmente um livro cheio de lições, amei muito e fico feliz em saber que também te agradou muito.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aiiii, este livro foi o que me fez me apaixonar pela autora. É de chorar e eu não vi o filme mas sei que muda muita coisa. Mas é verdadeiro o que a autora escreve, mas será que eu aguentaria passar por isto tudo?

    ResponderExcluir
  6. Oi Rêh! Vi o filme e confesso que chorei demais! Achei lindo sim, mas em muitas horas tão triste.. E você diz que os personagens no livro são muito diferentes, achei demais, porque sinto que seria outra coisa ler, com mais detalhes e emoções a história dos dois. Amei a resenha!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acho essa história linda demais. Cecelia dá um show na dramaturgia desse livro e a história é envolvente e muito emocionante. A adaptação também não deixou a desejar em nada.
    Uma leitura que vale a pena embarcar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi Rê! Tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas já assisti a adaptação há tempos atrás. Fiquei bem encantada e morrendo de vontade de ler a obra, achei bem legal a autora ter colocado o lado bom e ruim do relacionamento e que até isso sente-se falta depois que se perde. Gostei do laço de amizade, onde os amigos deixaram um pouco de lado a sua dor, pra ajudar a protagonista. Quero muito ler esse livro!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa eu sou completamente apaixonada por esse livro. Assim como você eu o li depois que assisti o filme. O filme eu adorei, mas o livro! Meu Deus... eu me emocionei mil vezes mais... chorava horrores... principalmente quando eu li a última carta.
    Esse livro foi o motivo de eu me apaixonar pela Cecelia e não me arrependo de ler nenhum livro dela.
    Amei ter encontrado uma resenha sobre ele depois de tanto tempo

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  10. Este é o meu livro favorito da autora e embora eu também ame o filme, sei que o livro é bem mais envolvente, menos triste, mas intensamente sério. Que resenha linda que você fez!!!
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa