Resenha: Meu Doce Azar

Título: Meu Doce Azar
Autora: Beatriz Cortês
Editora: Novo Século
Páginas: 384
Ano: 2018


Livro recebido em parceria com a LC Comunicação








Sinopse: Alice é uma engenheira bem-sucedida que acaba de descobrir que carrega na cabeça um belo par de chifres. Inconformada com a situação, resolve abandonar o passado e seguir um novo caminho. Mediante às suas novas escolhas, Alice é apresentada ao ruivo que produz nela sentimentos até então desconhecidos, pelos seus 25 anos. Para conseguir chamar a atenção do “Ed Sheeran” brasileiro, ela conta com a ajuda de sua melhor amiga encalhada e seu irmão gêmeo desajeitado.Um romance azarento e fofo, Meu doce azar vai lhe trazer ótimas gargalhadas e a seguinte “incógnita”: dá para conquistar o amor da sua vida sem um empurrãozinho da sorte?

Alice não é uma garota comum, é apaixonada por ruivos,  azarada, mas com apenas 25 anos construiu uma bela carreira, tem seu próprio apartamento e é romântica a moda antiga, pois ainda sonha em se entregar para alguém de valor e só após o casamento.

Para uma garota de vinte e cinco anos, até que eu já havia realizado muitos dos meus sonhos. Sempre fui assim: gostava de correr atrás de tudo o que eu queria. E sozinha.

Em Meu Doce Azar vamos conhecer a história de Alice, uma engenheira bem sucedida que acaba de passar por uma decepção amorosa, seu namorado Bernardo trai ela com a secretária e isso a deixa arrasada. Porém por mais que seu coração esteja quebrado, ela com ajuda de seus pais e irmão resolve dar a volta por cima.

Descobri pela Laura, que tanto me avisou, que ele estava me traindo há um tempo com a secretária do chefe dele...

Uma semana após o término de seu namoro, o chefe da empresa em que trabalha anuncia que seu filho está chegando de viagem para ajudar na questão jurídica da empresa, já que o mesmo é advogado. Quando Rafael chega Alice se sente atraída por ele de imediato, pois ele é lindo, inteligente, bem sucedido e ruivo!

... Usava terno, óculos quadrados e de grau, cabelos lisos e - espera aí, eu estava vendo mesmo isso? - ruivos. 

A fim de resolver os problemas da empresa Alice e Rafael viajarão juntos para Campinas sozinhos e Alice vê ai uma ótima oportunidade para tentar se aproximar e quem sabe conquistar o gato.  Para isso ela irá contar com Laura sua melhor amiga e colega de apartamento, que irão planejar como Alice vai conquistar o ruivo.

Se você está tão decepcionada a ponto de não acreditar mais na sinceridade das pessoas, a vida trará alguém para te provar que acreditar é necessário para viver um sonho considerado impossível. E não é isso que estamos buscando? O que consideramos impossível!

Serão três dias intensos juntos aonde vai acontecer de tudo: O encontro de Alice com seu azar, o início do plano de conquista, muita diversão e a revelação de algo que pode colocar tudo a perder. Um convite tentador e assustador de Rafael poderá afastá -los ou uni -los como nunca.


“... Alice, me desculpe falar desse jeito, mas não, não é brincadeira... DE TODO O CORAÇÃO, JÁ ESPEREI PASSAR POR MUITA COISA NESSA VIDA, AGORA ISSO?... Alice, me desculpe se de alguma forma te ofendi com o acordo que sugeri...Considero o poder da escolha tão atormentador quanto libertador...”.



Solicitei o livro pois fiquei curiosa com a sinopse que fala de uma personagem bem sucedida que resolve dar a voltar por cima após a traição do namorado. E nesse ponto a autora agiu como eu esperava, Alice pode ser boazinha, legal, na dela, mas não aceita que a enganem ou maltrate com base em "preceitos" machistas. O fato dela optar por se casar virgem, não diz que ele deveria tê-la traído, já que ela foi honesta o tempo todo, e mesmo que não fosse, traição nunca tem motivo, o certo é terminar se não está bom não é verdade?
Confesso que conforme fui lendo o livro me deparei com um dilema, estava gostando da história mas não da escrita da autora, isto porque a forma como a Alice falava do Rafael e de si mesma, as vezes parecia bobo e cruel. Sei que parece confuso mas vou explicar. A autora quis que a Alice agisse como se o que passou fosse cômico, com isso o livro é recheado de frases tipo: Meu par de chifres; Não passo pela porta por causa do meu chifre e etc. Na minha opinião essas tiradas que eram para ser engraçadas ficaram de mal gosto conforme se repetia mais e mais. Além disso, para uma mulher de 25 anos bem sucedida as atitudes de Alice eram extremamente infantis, e isso se repete no livro do começo ao fim, principalmente quando ela se refere ao Rafael, ela só o chama de Ed Sheran ou Ed Sheran paulista, ou AdvoGato, AdvoGato, sério? Essas partes não ficaram engraçadas, ficaram repetitivas, tediosas e imaturas, na minha opinião sem necessidade.
A parte boa do livro além do enredo em si, são os personagens criados pela autora, principalmente o irmão gêmeo da Alice, ele definitivamente é o alívio cômico da obra, o rapaz é super engraçado naturalmente, sua amiga Laura é bem doida o que também traz uma pitada de humor a obra. Sobre o Rafael, confesso que ele não me atraiu, mesmo com seus cabelos ruivos, achei ele bem sem sal, não morri de amores. Bernardo ex de Alice é um completo idiota, sem noção como os que já conhecemos por ai. O tipico cara que faz merda e primeiro joga a culpa na parceira e depois fica atrás agindo como se ainda fizesse parte da vida dela. Meu personagem favorito é o irmão da Alice, ele é espontâneo, alegre, amoroso e tem muito cuidado com a irmã, a ligação dos dois é maravilhosa. A família da Alice é a típica família que só quer a felicidade um do outro e os deixam livres  para escolherem e trilharem seus próprios caminhos. Alice ganhou meu coração, com seu jeito tímido, sua bondade, força, e garra para trabalhar em um cargo totalmente machista, é desse tipo de mocinha que eu gosto, das que fazem sua própria sorte.

Sobre o livro: A Capa eu adorei, achei bem divertida, o verso não curti, pois deu para perceber que o modelo não é ruivo e que pintaram o cabelo dele. O título tem tuuuudo haver com a obra, a diagramação é linda letras de tamanho bom e a cada começo de capítulo temos um trevo de quatro folhas desenhado. Cada capítulo tem um título e eu amo isso, as folhas são amareladas e confortáveis aos olhos, a revisão deixou a desejar.

O livro é o primeiro de uma duologia e eu mal posso esperar para ler o próximo volume. Recomendo para todos que gostam de uma leitura leve, engraçada e cheia de confusões.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh


Nota 4 





15 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pela resenha que explica muito bem o livro. Fiquei apaixonado pela capa, parece que ela nos convida para ler a trama. E gosto de histórias de mulheres fortes que superam seus traumas e decepções.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a aescrita da Beatriz, mas gosto das propostas de seus livros e essa pegada bem humorada que ela dá ao enredo. Fiquei super curiosa para saber como vai desenrolar essa relação entre Alice e Rafael neste três dias que mencionou. Super entendo sua relação com a história e a forma da narrativa e as piadas repetitivas, mas tem pessoas assim na vida real e eu conheço rsrs. Enfim, apostando na ligação maravilhosa entre os dois eu quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu não me interessei pela história. Achei bem fraca e os personagens pouco desenvolvidos e superficiais. Não gosto desse tipo de romance onde a garota tem que tomar um chifre ou um pé na bunda pra acordar pra vida, e achei meio forçado o fato dela já ser uma mulher de 25 anos bem sucedida e realizada agir de maneira infantil e imatura. Mesmo que haja personagens que salvem o lado engraçado da trama, eu dispenso. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Ai, Rêh.
    Comecei a ler a sua resenha achando que teria que correr para comprar o livro... A ideia parecia ótima... Então veio o balde de água fria! Que pena que a escrita da autora não te agradou tanto! Confesso que eu tenho um certo problema com a escola de escrita brasileira (questões técnicas e não preconceito)... Mas saber dessas piadinhas do tiozão do "pavê ou pácumê" não rolou! Advogato é bizarro demais!! Eu sou advogada essas piadinhas são mais velhas que os ministros do STF!! Rs...
    Pena mesmo, viu?!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata!
    Confesso que fiquei bastante dividida ao final da sua resenha porque mesmo com todos os pontos positivos que você mencionou (e o fato da premissa ser bem interessante), essas expressões e piadinhas que não funcionam me deixaram com vontade de correr para as colinas para me esconder haha Vou esperar a sua resenha sobre o segundo volume para ver se a autora deixa essa característica de lado e, se sim, vejo se crio coragem para colocar na minha lista haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse livro por ai e agora lendo sua resenha fiquei curiosa, a premissa do livro é bem bacana e fiquei animada porque estudo engenharia e a protagonista é engenheira kkkk Bom, a Alice parece ser uma personagem bacana, é uma pena a autora ter pecado em alguns pontos com ela, mas no geral parece ser bem divertida a leitura, por isso vou anotar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sua resenha está muito bem explicada. Confesso que no momento não me sinto atraída pela história, fiquei com a impressão de uma trama mais do mesmo e uma personagem que não causa empatia. Por isso vou deixar a dica passar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto essa capa por aí e achei a sinopse muito legal, me pareceu uma leitura bem divertida. No entanto, essas ressalvas que você apontou me desanimaram bastante. Acho que a escrita da autora iria me incomodar demais, especialmente a forma como a protagonista se refere à traição que sofreu e ao mocinho (quem se refere a alguém como advogato?).
    Enfim, adorei a sua resenha e a honestidade com que falou sobre a obra. Talvez eu leia esse livro algum dia, mas vou diminuir muito minhas expectativas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem? Que bom que conseguiu aproveitar bem a leitura, apesar dos pesares. Não é um livro pelo qual me sinta atraída, e pelas situações e comportamentos imaturos da protagonista já sei que teria muita raiva hahaha então vou passar a dica! Gostei muuito da resenha, da sinceridade ao expor sua opinião. Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, amei conferir sua resenha sobre esse livro que tem um título e uma capa bem chamativos. Pena que a mocinha não tenha sido tão engraçada como o livro prometia e o mocinho seja meio sem sal, pelo menos ter o irmão dela pra melhorar um pouco.

    ResponderExcluir
  11. Que pena que a escrita não foi tão positiva, e pelas expressões que você destacou, acredito que ela também me incomodaria. A escrita no geral é uns 50% do livro para mim, então se ela não é boa não me conecto com a história. Mas, que bom que além disso foi uma leitura leve e satisfatória, tomara que o próximo livro seja bom.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei a premissa bem interessante e acho que seria uma leitura divertida, mas desanimei em saber que é uma duologia. Quando lançar os dois livros, penso se quero ler ou não.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê!

    Tudo bem? A Ana (outra administradora do PL) estava lendo esse livro esses dias e eu já li outra obra da Bhya, então vou conxordar com você: a Bhya sabe criar personagens que encantam a gente!

    Enfim, ainda não sei quando vou ler mas depois dos comentários da NinhaMquando estava lendo e da sua resenha é certeza que isso vai acontecer.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Renata!!!
    Adorei conhecer esse livro por meio de você e acabo de colocar na minha lista de livros desejados para ler, pois a história parece ser muito gostosa e divertida.
    Eu admito que já fui pega pela sinopse da obra e por mais que tenha ficado chato e repetitivo, gostei que a personagem chame o cara de Ed Sheran mas isso porque tenho queda pelo cantor rsrsrs
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não tinha ouvido falar do livro ainda ,mas acredita que você conseguiu me conquistar somente com esta tua resenha ?
    Apesar da trama ser um pouco clichê e até repetitiva como você disse, fiquei até animado para conferir a leitura. Vou anotar aqui

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa