As 10 melhores adaptações literárias


Oi, pessoal! Outro dia postamos aqui as 10 piores adaptações literárias (veja o post aqui). Hoje vamos mostrar as 10 melhores adaptações. Claro, é nossa opinião, ok?!
Lembrando que vocês podem nos contar nos comentários quais são suas adaptações favoritas.


As Crônicas de Nárnia: É uma pena não terem lançado filmes de todos os livros, mas os que foram lançados - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada - são, na nossa opinião, excelentes adaptações. É uma cópia praticamente perfeita dos livros. Vão lançar futuramente A Cadeira de Prata, mas será com outra direção e outro elenco, o que podemos fazer é esperar que o filme seja tão bom quanto os anteriores.


Orgulho e Preconceito: No livro temos personagens com um caráter muito forte e o filme soube destacar isso muito bem. Muitas frases importantes são iguais. Temos poucas diferenças, e nenhuma de fato importante. A família de Elizabeth é exatamente igual, o que te dá nos nervos duas vezes, mas é muito bom. Podemos entender melhor Mr. Darcy, mas o caráter dele é exatamente igual, e as ações também.


Nick e Norah: Sim, existem algumas poucas diferenças, e uma maravilhosa: o personagem Lethario do filme, não existe no livro. Mas é uma diferença muito boa que não torna a adaptação menos perfeita. Os outros personagens são iguais, se expressam da mesma forma e tem os mesmo sentimentos.

Veja a comparação entre livro e filme aqui.


Harry Potter: Temos alguns sentimentos bem confusos quanto a essa adaptação. Tem muitos cortes, principalmente no último filme. Mas tudo o que foi mostrado, acontece como no livro e é isso que torna essa adaptação literária tão boa. 


Memórias de uma gueixa: A história é incrível. Acho que é impossível sair qualquer coisa desse livro que seja ruim. O filme, claro, não conta tudo, pois o livro é grossinho, mas é lindo igual. Recomendo ambos.

Veja a comparação entre livro e filme aqui.


Se eu ficar: Eu chorei um monte com o filme, acho que ele me tocou até um pouco mais que o livro. Deram uma mudadinha no final, mas que não interfere na ótima adaptação que conseguiram realizar dessa história linda da Gayle Forman.



O diário de uma paixão: Podem falar o que for dos romances de Nicholas Sparks mas uma coisa temos que concordar: o cara sabe fazer seus leitores sofrerem. Assim é a adaptação de Um Diário de uma Paixão, não sei se foi o fato de ter assistido o filme antes do livro que me fez gostar mais da adaptação. O filme é lindo, os atores são ótimos e os personagens cativantes. São os típicos loucamente apaixonados que fazem tudo um pelo outro, mexendo com nossos sentimentos e nos fazendo torcer para que tudo dê certo no final.

O exorcista: Amante de terror como sou não poderia deixar de mencionar um clássico dos cinemas. Muita gente ainda não sabe, mas o Exorcista é também uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Willian Peter Blatty. Nesse filme o que me chamou a atenção, além da fidelidade quanto ao enredo, foi o fato de mesmo com efeitos especiais bem simples o filme conseguiu me assustar de uma forma que jamais me assustei. As cenas parecem bem reais e quando você menos espera, já esta com medo de dormir sozinho.



Os homens que não amavam as mulheres: Adaptação incrível de uma obra mais incrível ainda. O filme teve muitos comentários assim que lançou, porém logo após caiu no esquecimento, o que é uma pena, pois a série já está no 4° livro e temos apenas 1 filme lançado na versão americana que foi a melhor. Esse filme tem a heroína mais foda de todos os tempos e possui dramas pesados e difíceis, mas que deveriam ter mais visibilidade. Continuo torcendo para que decidam lançar os próximos filmes. Sou fã de carteirinha.


A Pele que habito: A historia mais louca que
li e assisti. A adaptação não é fidedigna ao livro mas ambos ficaram muito bem elaborados. Não é um filme para todos pois contem cenas extremamente fortes. Apesar de ser um filme complexo eu adorei e recomendo para quem tem estômago forte.

4 comentários:

  1. Oi Nathalie,
    Vixi, eu não gostei de 'Nárnia', nem de 'Nick e Norah' e prefiro o livro a adaptação de 'Se Eu Ficar', mas 'Orgulho e Preconceito', 'Harry Potter' e 'Diário de Uma Paixão' são exemplos de adaptações bem sucedidas sim!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathalia, eu adoro as adaptaçôes de Harry Potter, mas não gostei muito de As Crônicas de Nárnia, ma ainda sim queria que tivessem feito de todos os livros rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Nathalie, eu vou citar um filme não tão novo, mas que considero uma das mais perfeitas adaptações: O nome da Rosa, a partir do livro do mesmo nome do Umberto Eco. Ainda que o filme desse mais ênfase à digamos trama policial que perpassa a atuação do personagem principal, pela impossibilidade de trazer toda a discussão filosófica presente no livro, a reconstituição da época foi perfeita. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com o livro pra ler. Minha mãe e minha tia adoraram. Assim que ler irei procurar o filme pra assistir, pois gosto de ler primeiro. :)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa