Autor do Mês: Alexandre Dumas


Alexandre Dumas nasceu em 24 de julho de 1802 na região de Aisne, próximo a Paris. Era filho de Thomas Alexandre Davy de la Pailleterie (mais conhecido como General Dumas) e neto de Marie-Césette Dumas, escrava ou liberta (não se sabe ao certo) negra.

Dumas escreveu diversos artigos para revistas e peças para teatro. Com o sucesso de suas peças, tornou-se financeiramente capaz de dedicar-se somente à escrita.

Apesar de ganhar bastante dinheiro com suas obras, Alexandre Dumas era muito extravagante e sempre gastava mais do que recebia e estava constantemente endividado.

Em 1840, casou-e com a atriz Ida Ferrier, mas continuou a manter seus casos com outras mulheres, sendo pai de pelo menos três filhos fora do casamento.

Em 1951, Alexandre Dumas se mudou para Bruxelas, para fugir de seus credores e, mais tarde, passaria um tempo na Rússia, onde o francês era a segunda língua e seus romances bem aceitos. Depois de certo tempo, mudou-se para a Itália e em 1864 retornou para Paris.

Dumas escreveu romances e crônicas históricas com muitas aventuras que estimulavam a imaginação do público francês e de outros países nos idiomas para os quais foram traduzidos. Seus trabalhos mais famosos são O Conde de Monte CristoOs Três Mosqueteiros e Hobin Hood, que já tiveram diversas adaptações para o cinema.

Apesar do sucesso e das ligações aristocráticas de Alexandre Dumas, sua vida sempre foi marcada por ser mulato. Em 1843, escreveu uma curta novela intitulada Georges, que chamava atenção para alguns aspectos raciais e para os efeitos do colonialismo.

Dumas faleceu em 5 de dezembro de 1870 e foi sepultado no local onde nasceu. Entretanto, em 30 de novembro de 2002, sob as ordens do presidente francês Jacques Chirac, seu corpo foi exumado e, numa cerimónia televisiva, seu novo caixão, carregado por quatro homens vestidos como os mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan, foi transportado em procissão solene até o Panteão de Paris, o grande mausoléu onde grandes filósofos e escritores da França - como Victor Hugo e Voltaire - estão sepultados.

A honraria reconheceu que, apesar de a França ter produzido vários grandes escritores, nenhum deles foi tão lido quanto Alexandre Dumas. Suas histórias foram traduzidas para quase 100 idiomas, e inspiraram mais de 200 filmes.

12 comentários:

  1. Oiii Nathalie!
    Você acredita que a rua onde eu trabalho se chama Alexandre Dumas !!
    Que coincidência. Eu nunca li os livros dele, mas já assisti as adaptações de filmes do Robin Hood e os Três Mosqueteiros.
    Excelente ideia de fazer um post escolhendo um autor por mês.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Coincidência mesmo.. Rsrs
      Obrigada e volte sempre.
      Beijos.

      Excluir
  2. Ei, Nathy!
    Que ideia bacana de postar uma bio de autores famosos uma vez ao mês! Particularmente, gosto muito dos escritos do Sr. Dumas (nem lembrava que ele era francês), em especial Os 3 Mosqueteiros. O Conde de Monte Cristo também é uma ótima história. Eu nunca fui muito com a cara do Robin Hood, sei lá pq... Esperando saber quem será o próximo! ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu amo os livros dele! Principalmente os três mosqueteiros e o conde de monte cristo. São cheias de aventuras, de honras, de ação que nos tiram o fôlego. São livros atemporais! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!!
    Adoro os livros do Alexandre Dumas, fizeram parte da minha adolescência. Mas eu não sabia que ele era vida louca assim, rsrs. Aliás, me parece que a maioria dos autores mais antigos eram bem maluquinhos com seus amores e finanças.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina. Pois é.. Eu soube que ele era vida louca fazendo a pesquisa pra o post. Nunca imaginei. Kkkkkk
      Devia ser moda antigamente ser assim.
      Beijos.

      Excluir
  5. Agora estou chocada com a minha lerdeza, sempre ligava a ele O conde de Montecristo, mas nunca percebi que também tinha escrito Robin Hood e Os três mosqueteiros! Não sabia nada sobre a vida dele, adorei descobrir um pouco, e achei lindo os homens terem carregado o caixão dele vestidos de mosqueteiros, bela homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Ele é autor de muitos livros conhecidos... rs
      Achei linda a homenagem também. Ele é mais que merecedor.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Bem interesante o post, apesar de conhecer as histórias de Dumas, não conhecia nada sobre ele hahahahaha, na maioria das vezes estamos tão ligados a história que esquecemos do autor!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oi Nat, menina tu acredita que é vergonha, mas são poucos os clássicos da literatura que li? :X
    Mas eu quero mudar isso ano que vem, vou incluir alguns clássicos na minha meta anual, pelo menos uns 4 tenho que ler.
    Amo esses posts.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa