Resenha: O Livro do Destino

Título: O Livro do Destino
Autor: Raphael Miguel
Editora: Chiado
Páginas: 210
Ano: 2016



Livro recebido em parceria com o autor Raphael Miguel.








"Dedicado a todos que usariam um instrumento tão poderoso quanto o retratado neste livro para realizar algo realmente bom."

O que você faria se recebesse um artefato capaz de alterar o destino de pessoas ao seu redor, interferir no futuro e destruir realidades? O que faria se um instrumento de tamanho poder caísse em suas mãos? Praticaria o bem ou mal? Utilizaria para sanar as desgraças do Mundo ou para alcançar objetivos egoístas? Tentaria salvar àqueles ao seu lado, ou salvaria apenas a si mesmo?
Eric Dias é um rapaz de recém feitos dezessete anos. Pacato, vive uma vida tranquila, sem grandes preocupações. No entanto, um presente inusitado pode alterar para sempre seu destino e de todos ao seu redor. O que o rapaz fará com tal responsabilidade sobre seus jovens ombros?



Quando o falecido avô de Eric Dias deixa para o neto um estranho livro em branco, o garoto não entende o motivo. Mas quando o primo do velho, Gastão, explica para Eric que o livro é mágico e capaz de alterar o futuro das pessoas, o rapaz se vê diante de um dilema: como e quando utilizar o livro? Para que fim?

Com a ajuda de Nathaniel, o Guardião do livro, Eric aprende muito sobre o livro e descobre que o artefato foi dado à humanidade como um presente para que as pessoas pudessem fazer o bem - e infelizmente não era o que sempre acontecia. E aprendeu também que, ao mudar o destino de alguém, poderia alterar o futuro de pessoas ligadas ao destinatário, aquele que teria o futuro mudado.

Infelizmente, a raça humana, egoísta e gananciosa, sempre quer as coisas do seu jeito e uma organização, A Marca, quer o livro para alterar o curso da história humana, proporcionar uma evolução da espécie, onde só os ditos fortes sobrevireriam.

Cabe a Eric impedir ou não que A Marca tome posse do livro. Cabe a Eric dicidir o futuro da espécie humana. Cabe a Eric fazer o bem ou o mal.

O que você faria se recebesse um artefato tão poderoso?

Raphael Miguel foi fantástico ao escrever um livro que nos faz repensar o destino, e como as consequências das nossas escolhas interferem no nosso futuro e no daqueles que cruzam nosso caminho.

Faz você parar e pensar: que escolhas eu tomei para estar onde estou hoje? E como essas escolhas interferiram na vida de alguém? De forma positiva ou negativa?

Apesar de ser um livro de ficção, muitas - muitas mesmo - coisas dele podem ser levadas para nossa vida toda. Como refletir a partir de agora em todas as nossas escolhas: não só de atitudes, como também de palavras.

O Livro do Destino, apesar de pequenino, tem o poder de nos fazer olhar para o nosso passado e nosso futuro e nos fazer seres humanos melhores se pudermos absorver e por em prática os seus ensinamentos.  Tem uma leitura super agradável, o autor escreve de forma clara e eu o li bem rápido, principalmente os capítulos finais.

Sobre a parte física do livro: as folhas são grossas e amarelas e a fonte tem um ótimo tamanho e espaçamento, deixando a leitura ainda mais agradável. Não encontrei erros e só tenho elogios a este livro. A capa também é muito linda e diz muito sobre como o livro foi encontrado.

No mais, é uma leitura que eu recomendo e não consigo imaginar alguém que não gostaria de ler este livro.

Beijos da Nath! :*

NOTA 5

11 comentários:

  1. Que capa maravilhosa é essa? É muito legal quando você encontra um livro, mesmo que pequeno, a faz a gente pensar tanto e fazer umas perguntas que às vezes são tão difíceis de responder. Fiquei bem interessado pela leitura, vou dar uma olhada depois e quem sabe adquirir, para saber qual vai ser minha experiência com a leitura.
    Leitor Irônico

    ResponderExcluir
  2. Oiiii!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, e estava curiosa para saber se era bom ou não.
    Como eu já previa, ele é bom sim kkkkk
    Estou bem curiosa para ler. Eu gosto muito desse tipo de livro.
    Espero que eu consiga ler em breve. Amei sua resenha. Conseguiu despertar ainda mais minha curiosidade.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Li os dois primeiros capítulos e fiquei encantada com o enredo. E como você falou, dá para tirar boas reflexões para nossa vida. Muito bom quando podemos fazer isso através da ficção, gostei bastante do modo de escreve do autor. Estou louca para ler a obra completa. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei bastante interessante as divagações que o livro levou você a fazer. A minha primeira reação à sua pergunta foi, usaria o livro para que a ordem não existisse e assim evitaria o transtorno de ter que defender o livro deles o tempo todo para que não fizessem o mal.
    Depois fiquei pensando... O que na história da humanidade não teria ocorrido graças à existência da tal ordem. Afinal, muito da bondade surge exatamente por a pessoa se ver tendo que fazer oposição à maldade. Quantas pessoas não se tornaram boas por optarem lutar contra a ordem e sem ela teriam tomado um caminho diferente.

    Mexer com o passado e futuro é definitivamente algo mais complexo do que possa parecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí é que está um dos mistérios do livro! Existem algumas coisas que ele não pode fazer. O problema da humanidade é o egoísmo. Primeiro que ele estaria sendo egoísta usando o livro para destruir A Marca. Segundo: quem garante que não surgiria outra ordem, com o mesmo objetivo? Rsrs

      Excluir
  5. Oi, Nathy!
    Eu já conheço o Raphael pessoalmente de alguns eventos literários em que fomos convidados. É uma pessoa simpática e sempre sorridente. Vi outras resenhas do livro dele e todas foram muito positivas! Achei a premissa muito legal, e gostei dos questionamentos que surgiram com a leitura. Também ficaria pensando sobre como lidar com o poder de mexer com o destino dos outros. O mais provável é que não faria (a não ser que fosse aquele meu ex fdp.. daí... rsrsrs). Até a próxima!

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Conheço o livro pelo site da Chiado, com certeza se tivesse visto sua resenha antes teria até solicitado haha
    Mesmo o gênero não sendo um que eu goste tanto, leria pois esse realmente me interessou. Espero ter a oportunidade de lê-lo

    Beijoos

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nath, achei o enredo do livro bem interessante e respondendo a sua pergunta o que eu faria se recebesse um artefato como o livro de Eric, se eu pudesse alterar alguns cursos equivocados da humanidade, eu acabaria com as guerras e intolerâncias de qualquer tipo e também interveria na indústria farmacêutica que com certeza tem cura para muitas doenças, mas não produz os medicamentes pela ganância de ficar cada vez mais trilhardária.
    Gostei de saber que o livro propicia algumas reflexões bastante profundas.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Menina, que livro é esse? Como eu não conhecia ainda????
    Fiquei louca com esse enredo, parece ser incrível e quero ler com certeza!Adorei que, mesmo sendo ficção, o livro consiga nos fazer refletir sobre nossas escolhas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza nossas escolhas realmente interferem no nosso destino e nos das pessoas que cruzam nosso caminho, justamente por isso não faria nada com um artefato desses. O destino já é complicado demais sem a gente querer dar um jeito de alterá-lo. Achei muito legal o livro ter esse poder de nos fazer seres humanos melhores se pudermos absorver e colocar em prática seus ensinamentos, quero ler.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Realmente as nossas escolhas interferem em nossos destino e de quem está perto de nós... é complicado isso, porque como seres humanos sempre procuramos algo de crescimento para as nossas vidas, mas jamais podemos esquecer dos ambiciosos... que não pensam no próximo e só quer ganhar, ganhar e ganhar... adorei a sua resenha ela ficou maravilhosa... fiquei bem curiosa pela premissa deste livro... xero!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa