Resenha: Anjo Russo

Título: Anjo Russo
Autora: Zia Stuhaug
Editora: Mais Que Palavras
Páginas: 248
Ano: 2017


Livro recebido em parceria com a LC Agencia de comunicação








Sinopse: Na instigante obra, Liudmila, uma russa com cidadania dinamarquesa, é acusada e presa por um atentado. Enquanto isso, a alguns bons quilômetros dali, Mattias Larsen, homem frio e calculista, capaz de sentir afeto somente por um lobo domesticado que adotou, ri e comemora a notícia iminente da morte de Elisa, esposa de seu patrão, Eirik Leiv.
Em busca de uma preciosidade denominada "O Tesouro de Iduna", Mattias percorre um caminho obscuro, passando pela Escandinávia. Ali ele rouba o "Códice de Uppsala", manuscrito medieval islandês que inclui a versão mais antiga do Edda em Prosa, doado em 1669 à Biblioteca da Universidade de Uppsala pelo chanceler Magnus Gabriel de La Gardie ‒ o suposto favorecido do tesouro.
Com a combinação dos códigos em alguma parte desse Códice e de inscrições na Caixa de Freixo, o qual teria pertencido à Rainha Cristina da Suécia, (que teria elaborado o mapa do tesouro e ofertado tal presente a seu protegido da corte, Magnus Gabriel, no Século XVII), Mattias tem a certeza de que encontraria o tesouro. Para tal, revela-se disposto a eliminar todos que ousassem atravessar seu caminho e atrapalhar seu plano para pôr as mãos naquela fortuna incalculável ‒ inclusive Elisa.

Neste triller vamos acompanhar a história de Elisa, uma brasileira que se casa com Eirik Leiv um norueguês com um negócio com cultivo de salmão selvagem que está crescendo cada vez mais. Por conta do seu negócio Elisa teve que se mudar para Noruega onde vai passa muitos apuros por mal saber se comunicar, odiar frio e encontrar uma caixa que parecia ser um objeto qualquer mas que vai mudar a sua vida.
Já fazia quantos meses que não sentia o cheiro da maresia? E as saudades dos tios Roger e Eleonor? E de seu doce e fiel Marlon...Ah, abrira mão de tantas coisas!
Na maior parte do livro vamos acompanhar Elisa tentando se adaptar a nova vida, ela participa do Programa de Introdução aos novatos, onde frequenta a escola de idioma norueguês e constantemente é ridicularizada pela professora e alunos, além disso o frio é seu maior inimigo e a sociedade pouco calorosa a faz se manter totalmente afastada. Elisa se sente extremamente sozinha e ignorada já que seu marido viaja muito por conta dos negócios e sua sogra se impõem em sua casa mantendo autonomia em tudo.
Elise queria o conforto do seu lar. Precisava de um descanso. Aquela manhã a exauriu de tal maneira que ela sentia o efeito desmoralizador da bronca da professora e o veneno do colega general afetar seus nervos periféricos, produzindo na boca um gosto amargo como café forte sem açúcar.
Em outro ponto do livro vamos conhecer Mattias Larsen, um ex militar que está atrás do Tesouro de Iduna e que investiu todo seu tempo e dinheiro afim de alcançar esse propósito. Para descobrir o local exato do tesouro Mattias deve unir o Códex Upsaliensis um manuscrito medieval islandês que está guardado na Biblioteca da Universidade de Uppsala e o Cofre de Iduna que contém inscrições que auxiliará nesta busca.
A intenção de Mattias nunca fora repartir seu tesouro com ninguém e muito menos com ela. A grande ambição que sedimentava o seu coração, como flocos de neve que caíam do lado de fora do barco, o cegava, e ele estava disposto a tirar quem quer que fosse do seu caminho, para pôr as mãos naquele tesouro, custasse o que custasse.
A história dos dois irá se cruzar quando em uma reunião do marido em um dos seus navios Elisa cansada do falatório que não entende, resolve explorar o local e acaba encontrando uma caixa e a leva para si, a caixa nada mais era que o Cofre de Iduna que Mattias tinha acabado de localizar. Desesperado ao descobrir o sumiço do seu objeto, Mattias fará de tudo para recupera -lo mesmo a portadora do Cofre sendo Elisa a esposa do seu chefe. 

"Naquele momento, o ranger da porta acabou com a cantoria, e a luminária do anjo russo espatifou-se no chão."



Eu adoro livros com essa temática, principalmente quando unem o agora com elementos do passado, que é justamente o que encontramos aqui. A trama é bem elaborada, temos os dramas do presente, misturado com as buscas de um tesouro do passado, profecias e uma pequena aula de história.
Porém a história deixou a desejar em alguns aspectos: Primeiro não sentimos empatia por nenhum personagem já que os mesmos são trabalhados superficialmente, o casal Elisa e Eirik não parecem um casal de verdade, vemos aqui uma mulher que se doou inteira no relacionamento e um homem que não dá a mínima por seus esforços, só percebe que gosta dela quando já é tarde, não tenta entender o lado dela e para piorar deixa sua mãe mandar e desmandar na sua casa, tirando toda a autoridade de Elisa.
Outro ponto que poderia ser melhor trabalhado é o personagem Mattias, não acredito que toda essa busca seja apenas pelo tesouro, eu gostaria de saber mais sobre o seu passado e quando essa busca se tornou uma obsessão. A amizade de Elisa e Liudmila também é pouco trabalhada e quando elas se tornam melhores amigas é bem difícil de acreditar. A personagem Nina foi a menos trabalhada de todas e o que ela faz no final, é muito bom só que não entendemos o porque daquilo tudo.
"Anjo Russo" é dividido em cinco partes e narrado em terceira pessoa, possui uma trama envolvente, principalmente a parte das buscas pelos artefatos e pelo tesouro, o trabalho gráfico é incrível, a diagramação lindíssima onde temos a cada divisão uma frase de algum autor e desenhos maravilhosos, a folha é amarelada, confortável aos olhos, contém erros mínimos de revisão e a capa é linda e chamativa.

Este foi o meu primeiro contato com o gênero Scandi Crime escrito por uma autora nacional eu adorei, espero que ela continue escrevendo livros com esse tema.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 4



18 comentários:

  1. Amo trillers, ainda mais quando de cara fico curiosa, como é o caso com a bendita caixa, por que Mattias quer tanto está caixa?! Mas notei que isso não fica bem esclarecido, mesmo assim é uma boa dica e eu adorei a capa, lindona.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Pela sinopse eu fiquei super confusa. Parece muita coisa acontecendo sem contexto. Não leria o livro. Ainda mais porque prefiro livros que expliquem o quê e o porquê de tudo estar acontecendo e você comentou os personagens serem superficiais.
    Acho que a história deveria ter sido mais trabalhada e aprofundada, talvez até dividida em mais de um livro.
    Beijos!!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Também adoro livros com essa temática e acho muito bacana essa ideia de juntar elementos do passado com o futuro, já quero ler. Amei saber mais sobre esselivro, a capa é lida né? PArabéns pela resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa obra, mas já achei bem interessante. Gosto de temáticas do tipo, também. Só fiquei meio assim pelo fato de você ter dito que os personagens são um tanto quanto superficiais; hm, isso não parece ser legal, mas... Tirando isso, leria sim a obra. Anotarei a dica, quem sabe um dia!

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada deste gênero e confesso que nem o conhecia pelo nome, mas me apaixonei pelo enredo e pela boa administração nos elementos do passado. Quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a autora e nem o livro. A princípio parece um bom enredo para acompanhar, pois tem elementos interessantes para prender o leitor. Pena não ter um aprofundamento mais elaborado nos personagens, o que realmente dificulta nossa ligação com a estória. Contudo eu leria e já deixei a dica anotada. Ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Não conhecia esse livro e nem a autora e me parece ser um livro bem legal e o enredo bem dinâmico e gostei de ser passado na Noruega! Estou em uma fase gostando muito da Noruega!! Leria com ceretza, e já deixei a dica anotada no meu caderno!
    Adorei sua escrita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei interessada. Eu adoro livros e histórias que se passam na Noruega (ou até são escritos) e esse é um ponto a favor da leitura. Mas me preocupa essa questão da autora parecer que não consegue construir bem os personagens, e isso numa história é um problema sério. Então não sei se lerei...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro, adorei a capa. Por mais que tenha dito que os personagens não foram bem trabalhados, fiquei com vontade de ler a história. Adoro suspenses e lê-los nunca é d+, não é?
    Gostei bastante da resenha e do formato que você escolheu para escrevê-la.
    Obrigada pela indicação!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oiii,

    Eu estou com Anjo Russo entre minhas próximas leituras, e o que me chamou atenção nele foi realmente o fato de linkar o presente com o passado, e principalmente com mistérios ligados à cultura, mas não sabia que os personagens são trabalhados superficialmente, então meio que já vou ler sem tantas expectativas rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Este livro já está há bastante tempo em minha lista de leituras, me apaixonei pela capa, e já havia lido outras resenhas que elogiavam bastante, porém, não sabia desta parte dos personagens, acho que pra um livro se tornar um dos meus favoritos, deve começar com a consistência dos personagens, mas primeiro irei ler para poder saber opinar sobre o mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem???

    Veio cheio de ideias novas nessa resenha, primeiro que não conhecia o gênero, segundo que não sabia que era nacional, e terceiro imaginei que fosse um Thriller.
    Preciso ler, já que esse livro quebrou todos os meus esteriótipos,
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Olaaaa
    Nossa, não conhecia esse livro, mas amei a capa e o nome chama a atenção. Sobre a história, sou loucaaaaaa por thrillers haha, mas confesso que as suas considerações me deixou um pouco em duvida sobre a leitura da obra. Não gosto de personagens "rasos" não tão aprofundados... isso faz com que eu empaque na leitura :/

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da sinopse. Parece ser uma história intrigante, mas que pena que os personagens não te cativaram. É sempre bom descobrir novos autores nacionais e histórias autênticas, como essa aparenta ser, mas uma má desenvoltura pode causar esses pontos negativos. De qualquer forma vou deixar na minha lista de leitura pra constatar sua resenha.

    Parabéns pelo blog!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  15. Oi! A temática e premissa são bem interessantes. Adoro quando envolve mitologias e profecias.
    As ressalvas acabaram me desanimando um pouco. Aprecio muito a construção dos personagens, e quando não são bem desenvolvidos a obra fica sem sentido. Espero que o final não deixe a desejar. Obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Rêh! Tudo bem?
    Primeiramente, é a primeira vez que eu encontro uma blogueira com o mesmo nome que o meu, XD.
    Segundo, adorei a premissa do livro, ainda mais quando é uma brasileira escrevendo um Scandi Crme, coisa que até então para mim era inédita! ADOREI pura e simplesmente! Só uma pena que o livro não foi totalmente positivo pra ti.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Sua dica foi mto chamativa pra mim, adoro um bom thriller e esse parece que mistura gêneros, achei a temática bem legal e me deixou bem curiosa! Parabéns pela apresentação! Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi! Apesar de ter lido poucos, eu adoro thrillers. Adoro a sensação que me causa e a ansiedade que eles me trazem, sempre me fazendo ler mais. Porém não fiquei interessada nessa leitura. Quem sabe com um pouco mais de pesquisa eu não venha a me interessar?

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa